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Franquias de supermercados: conheça as melhores para empreender no franchising

Top 5 Franquias de supermercados

O chamado “varejo de proximidade” foi uma das tendências aceleradas durante o período pandêmico. Assim, um dos modelos de negócios mais beneficiados foi o supermercado, que — nadando contra a correnteza — diferenciou-se dos demais setores do comércio em 2020 e cresceu 9,36%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). 

Supermercados nada mais são do que grandes pontos comerciais, que disponibilizam uma grande gama de produtos — alimentícios, de higiene e limpeza, variedades em geral. Além disso, esse tipo de loja costuma trazer algumas características gerais, como a presença de açougues e peixarias integradas em seu amplo espaço. 

Desse modo, os supermercados são essenciais na vida de todos nós, seja para fazer as compras do mês, da semana ou do dia a dia. Todo mundo frequenta em algum nível esse tipo de estabelecimento. Quer saber mais sobre os atrativos desse tipo de empreendimento? Continue lendo! 

Os atrativos de um supermercado

Como adiantamos, os supermercados são essenciais na vida de uma grande parcela da população. Isso se dá devido ao fato de centralizar todos os tipos de produto em um único lugar, solucionando todas as necessidades do consumidor em apenas uma ida ao estabelecimento. Como fatores essenciais para que os consumidores cheguem até a loja, podemos citar:

  • Muito bem localizado, com acesso facilitado;
  • Outras lojas próximas estão fechadas durante parte de seu horário;
  • Facilidade e rapidez nas compras.

Assim, quem pretende abrir um supermercado precisa necessariamente estar atento à demanda do mercado de conveniência e — mais importante — disposto a funcionar de forma adequada à proposta do negócio. E, claro, as demandas da sua região precisam ser levadas em conta: áreas mais próximas do litoral, por exemplo, precisam oferecer mais produtos referentes à pesca e ao trato de frutos do mar. 

Parece ótimo, não é mesmo? Mas empreender, como você sabe, é uma tarefa complicada e que exige muito estudo e preparo por parte dos gestores. Sendo assim, a Central do Franqueado preparou um guia para você que deseja empreender neste setor e ter sucesso! Não perca

Conheça as possibilidades do franchising

Você provavelmente já sabe, em linhas gerais, alguns detalhes sobre o funcionamento do modelo de franquias, certo? Afinal, com tantas marcas franqueadas inseridas no nosso imaginário e no próprio mercado, eventualmente a curiosidade é despertada e uma breve pesquisa já indica uma série de características e particularidades do franchising.

Caso ainda não saiba, franquia — ou melhor, o franchising — é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Além disso, é importante ressaltar que esse negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos

Dessa forma, independentemente da unidade visitada, você encontrará os mesmos produtos e com a mesma qualidade, fortalecendo a identidade da marca e sua reputação. 

Como franqueado, neste caso, sua vantagem está no fato de que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já estão prontos. Como franqueador, está no fato de que sua marca tende a crescer de forma muito mais efetiva.

Faça um bom planejamento financeiro 

Planejamento financeiro de um negócio é uma estratégia montada pelos gestores para preparar a alocação de recursos e controle de gastos da organização a curto, médio e longo prazo. 

Uma das principais formas de manter um negócio saudável financeiramente é por meio do controle de gastos, poupar para investimentos futuros e manter uma boa margem de lucro. Para isso, um planejamento financeiro é mais que recomendado, é necessário. Pois, sem haver uma definição prévia dos recursos do negócio e como eles são empregados não é possível controlar sua alocação. 

Com uma estratégia financeira bem definida, é possível ter uma visão ampla dos recursos disponíveis da sua rede, podendo planejar projetos e ideias sem ultrapassar o máximo dos gastos disponíveis. Isso traz uma boa saúde financeira para sua rede e garante que não haverá escassez para suprir outros custos da operação, sejam fixos ou que surjam como imprevistos.

Homologue seus fornecedores

O objetivo dessa prática é contratar alguém que, além de qualidade, proporciona confiança e segurança no fornecimento de matérias-primas. Desse modo, qualificar fornecedores é um trabalho constante em meio à gestão estratégica de redes de franquias, já que a qualificação consiste na análise da realização do fornecimento com o passar do tempo.

A homologação de fornecedores e sua constante qualificação são dois fatores fundamentais. Ela serve não apenas para manter a qualidade da marca, mas para o controle das unidades. 

Com fornecedores homologados, é possível que a experiência dos consumidores seja equivalente em todas as lojas visitadas. Evitando que, por causa de uma unidade, toda a rede seja prejudicada.

Problemas na entrega de produtos e serviços podem acarretar na insatisfação de clientes, o que é prejudicial para a imagem da rede. Logo, fazer um bom trabalho de homologação e qualificação é um uma forma de prevenir problemas futuros e manter a padronização, algo primordial no franchising.

Garantir a confiabilidade e a segurança nos fornecimentos através de um relacionamento mais próximo entre a franquia e os terceiros é também poupar eventuais gastos com inspeções ou problemas com a matéria-prima.

Invista no plano de marketing

Como empreendedor, você deve saber que é impossível empreender sem que haja organização nos processos que envolvem a gestão da empresa, incluindo o marketing. Tão importante quanto a administração de finanças e a estruturação de logísticas de produção, o marketing cumpre diversos papéis que viabilizam a inserção da marca no mercado. 

Mais do que promover produtos e serviços, encontra oportunidades para que o negócio se posicione da melhor forma dentre a concorrência, direcionando-se com eficiência ao seu público-alvo. Dessa forma, um plano de marketing fundamenta e organiza as estratégias que serão utilizadas pela empresa para a divulgação de suas unidades.

Isto é, o plano de marketing surge ao estabelecer estratégias que serão utilizadas pela empresa para atingir os objetivos de marketing de franquias. E isso adquire uma importância ainda maior para redes de franquias!

Para conhecer ainda mais desse mercado e como as franquias lucram, confira nosso conteúdo de franquias baratas e conheça as marcas que não exigem grandes investimentos para darem um retorno relevante aos seus investidores. Lá você encontra diversas opções de investimento de acordo com a sua condição financeira. Não perca!