Pelo fato de estarem tanto no âmbito da saúde quanto no da estética, as clínicas odontológicas oferecem um serviço de valor incalculável para a sociedade. Devido a essa ambivalência, este tipo de empreendimento não precisa se preocupar com a falta de público e suas consequências.
Pensando em abrir sua própria clínica odontológica? O franchising pode ser exatamente o que você está procurando! Muitas vezes, fatores burocráticos travam a abertura de consultórios de dentistas, seja por conta de aparelhagem, impostos, estoque de medicamentos etc. Apesar disso, o mercado de franquias oferece uma solução bastante simplificada: ingressar em uma marca já bem estabelecida e reconhecida pelo público.
O franchising garante modelos de negócio já testados e — mais importante — bem-sucedidos. Essas franquias se destacam entre empreendedores e profissionais em geral da área da saúde bucal, o que se dá justamente pelo fato de facilitarem o processo de abertura de novos negócios.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o setor movimenta quase R$ 40 bilhões todos os anos no Brasil. Pensando em um ranking global, o Brasil é o quarto país que mais apresenta procedimentos odontológicos realizados por ano. Já de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar — a Abimo —, 9 a cada 10 brasileiros afirmam ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano.
Isto é, a área é uma mina de ouro para todos aqueles interessados em fazer dinheiro! Não falta público e não faltam marcas de grande sucesso disponíveis para quem quiser ingressar nessa jornada.
De modo geral, as franquias de odontologia estão inseridas no segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, cujo faturamento, segundo o último relatório de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), pulou de R$ 8,5 bilhões no primeiro trimestre de 2021 para R$ 9,7 bilhões no mesmo período de 2022.
Assim, o franchising acompanha esse avanço do segmento ortodôntico com muito interesse. Atualmente, o mercado conta com mais de 1000 unidades distribuídas por dezenas redes de franquias espalhadas por todos os estados do Brasil.
Abrir uma franquia odontológica não é algo que se decida de um dia para outro e não basta ter interesse na área. Como em todo grande investimento — principalmente tratando-se do franchising — é necessário atender a alguns critérios, o chamado perfil do franqueado. Isto é, o investidor precisa estar dentro de um conjunto de características estabelecido pela franqueadora.
Entretanto, gerir uma franquia de odontologia o franqueado não exige necessariamente que o franqueado seja um dentista ou outro profissional da área. Isto é, qualquer empreendedor — com certa capacidade administrativa — dedicado a ser um bom líder consegue marcar presença no mercado de forma competente. Para isso, é importante cobrar da franqueadora um suporte de qualidade e treinamentos adequados.
Em uma rede séria, o franqueador irá preparar o franqueado para administrar o negócio, independente do seu background. De todo modo, é necessário que se faça a contratação de profissionais da área para execução dos serviços. As demandas vão desde procedimentos simples de limpeza bucal até cirurgias mais complexas. Contudo, caso o investidor seja dentista, há vantagem competitiva uma vez que se tem um conhecimento maior do funcionamento deste tipo de estabelecimento.
Mas o que esse investidor precisa apresentar para ter sucesso na área odontológica, seja ele um dentista ou não? Bom, a resposta não é tão simples assim. Sendo o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar tão concorrido e recheado de marcas competentes, o investidor precisa estar ciente de suas responsabilidades.
O comprometimento com a própria unidade e o desenvolvimento geral da rede precisam ser inquestionáveis. Ou seja, não adianta assumir que o reconhecimento da marca implica em uma gestão leve e de pouco esforço. Para ingressar como franqueado nesse mercado, é necessário demonstrar alta disciplina e grande capacidade de liderança. Ainda, o empreendedor deverá se mostrar persistente, seja para superar os desafios iniciais ou para encarar as dificuldades do processo de desenvolvimento a médio e longo prazo.
Certo. Você decidiu abrir uma franquia odontológica, e agora? Depois de escolher um segmento, é necessário seguir alguns passos para realmente tornar-se um franqueado. Mas não se preocupe, o processo é simples quando você conhece as etapas e estamos aqui para isso — te ajudar!
Depois de decidir ingressar como franqueado de uma rede de clínicas odontológicas, é necessário pesquisar as opções disponíveis no mercado. Estude-as e faça um levantamento das franqueadoras que se adequam ao que você deseja — e claro, ao seu bolso! E não se esqueça: é importante estar ciente do valor da taxa de franquia e também do perfil exigido pelo franqueador.
Todavia, é preciso aconselhá-lo a ir além: considere também o nível de lucratividade e rentabilidade do negócio, a sua consolidação no mercado e o seu crescimento ao longo do tempo. Dessa forma você reduz as suas opções, limitando a escolha de forma assertiva, o que permite que você encontre exatamente o que quer e precisa.
Depois de escolher a empresa — ou as empresas — do seu interesse, é necessário entrar em contato com os responsáveis. A empresa irá agendar uma entrevista para verificar o seu perfil. Nessa situação, você precisa estar preparado para esclarecer as suas motivações e, mais importante, demonstrar porque você é o nome ideal para a marca.
Se você causar uma boa impressão na pré-seleção, estará mais perto da sua tão sonhada franquia. Então, é hora de passar para o próximo passo: a análise de documentação e com toda a burocracia. Nesse cenário, o mais comum é a avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF).
O documento, caso você não saiba, reúne todas as informações cruciais sobre um negócio — seu modelo de atuação, seus resultados e seu planejamento estratégico. Assim, é possível avaliá-lo (sob uma cláusula de sigilo) e usá-lo como base para tomar a decisão.
Outra coisa interessante a ser feita é pedir o contato de franqueados e ex-franqueados para conversar sobre a oportunidade e suas respectivas experiências. Se o negócio continuar atraente depois de realizar essa avaliação, é hora de fechar o contrato.
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