1. Central do Franqueado
  2. Franquias
  3. Franquias de educação e idiomas

Franquias de educação e idiomas: conheça as razões para investir

logo-nao-clienteESCOLA DO AVESSO
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 250 mil

Retorno:

18 a 36 meses

Taxa:

R$ 50 mil

logo-nao-clienteMEF Learning
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 17 mil

Retorno:

6 meses

Taxa:

R$ 12 mil

logo-nao-clienteMINDS IDIOMAS
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 69 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 30 mil

logo-nao-clienteROCKFELLER LANGUAGE CENTER
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 95 mil a

R$ 412 mil

Retorno:

12 a 36 meses

Taxa:

R$ 25 mil a R$ 45 mil

logo-nao-clienteSPEASY IDIOMAS
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 96 mil

Retorno:

24 meses

Taxa:

R$ 30 mil

Top 5 Franquias de educação e idiomas

NomeSegmentoInvestimentoRetorno do InvestimentoTaxa da Franquia
ESCOLA DO AVESSOServiços e Outros NegóciosR$ 250.000,0018 a 36 meses R$ 50.000,00
MEF LearningServiços e Outros NegóciosR$ 17.000,006 meses R$ 12.000,00
MINDS IDIOMASServiços e Outros NegóciosR$ 69.000,0018 a 24 meses R$ 30.000,00
ROCKFELLER LANGUAGE CENTERServiços e Outros NegóciosR$ 95.000,00 a a R$ 412.000,0012 a 36 meses R$ 25.000,00 a R$ 45.000,00
SPEASY IDIOMASServiços e Outros NegóciosR$ 96.000,0024 meses R$ 30.000,00

É inevitável que a competitividade no mercado de trabalho fique cada vez mais acirrada. Destacam-se aqueles que se capacitam. Os brasileiros sabem disso: mais do que nunca, estão percebendo a importância de estudar línguas estrangeiras. Beneficia-se o setor de educação e idiomas. Veja porque investir em uma franquia do ramo!

Como é o mercado de educação no Brasil?

Estudar, no âmbito mais puro da palavra, é a solução para crescer. Como indivíduos, ampliamos nosso conhecimento e vamos mais longe. Como sociedade, encontramos alternativas para aprimorar serviços e sobreviver a crises. Nos últimos anos, vimos o Brasil entrar em uma fase de recessão econômica e instabilidade social. Mas, se alguns setores da indústria sofreram devido ao momento, o segmento de educação teve uma grande alta.

O IBGE divulgou em 2019 uma pesquisa, realizada de 2013 a 2017, apontando que empresas relacionadas à educação foram as que mais surgiram nesse período. O aumento nos números foi estrondoso: de 1,3 milhão de negócios para 1,8 milhão: uma alta de 37,5%.

Isso é reflexo da alta demanda pelo aprendizado. Um mercado mais competitivo seleciona os profissionais mais capacitados. Cumprem os requisitos aqueles que estão sempre buscando - mesmo que em aulas EAD ou em workshops curtos. Não há desculpas, pois o leque de opções para aprender é cada vez maior. Prova disso: o maior número de startups no Brasil são as chamadas edtechs, voltadas para a capacitação. Um estudo apresentado no ano passado pela Associação Brasileira de Startups, juntamente ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira, mostrou que elas constituem 7,8% do total das pequenas empresas no país. 

Algumas delas eventualmente se tornam redes de franquias e contribuem para a consolidação do franchising brasileiro de educação. O setor é um dos mais representativos do mercado: 10,4% do total de unidades de franquias no Brasil são provenientes da área, que faturou mais de R$11 bilhões em 2018. Para conferir mais informações, acesse o Relatório Setorial de Educação 2019, feito pela ABF.

Por que investir em franquias de educação e idiomas?

Dentro do segmento de educação, estão as escolas voltadas para o ensino de idiomas. Com o passar dos anos, elas foram se expandindo no formato de franchising devido ao aumento da busca por aprendizado em grandes e pequenas cidades. Mas, seu sucesso é resultado de diversos fatores. Essas franquias são exemplos de inovação na forma de ensinar, por oferecerem aulas adequadas para perfis diferentes de alunos; além de, claro, incorporarem a tecnologia nas suas ferramentas de ensino. Investir em uma unidade do ramo é apostar em um mercado de:

Demanda por aprender

De acordo com pesquisa feita pelo British Council juntamente ao Instituto de Pesquisa Data Popular, 91% das empresas entrevistadas consideram o inglês como a língua principal do mundo dos negócios. Entretanto, apenas 5% dos brasileiros abordados afirmaram que falam o idioma, sendo apenas 1% deles fluente. Enquanto isso, foi registrado que as franquias de idiomas cresceram 6,5% no número de unidades em 2018, representando 6% do faturamento do segmento de educação. A população sente mais e mais necessidade de aprender uma segunda língua.

Inovação no ensino

Nem todo interessado em estudar um novo idioma tem a possibilidade de prestar aulas totalmente presenciais. Afinal, precisamos levar em consideração que a prioridade das pessoas é o trabalho, o que compromete o tempo de muitos. Em alguns casos, a locomoção à escola também prejudica a frequência dos alunos e resulta em sua evasão. Por isso, os cursos EAD estão em alta. Algumas franquias oferecem cursos híbridos, com aulas presenciais e online. Outras, inovam ainda mais: propõem aulas home-based, na casa do aluno ou do próprio franqueado, sem que haja a necessidade da instalação de um ponto comercial. Isso acaba sendo vantajoso para o bolso do investidor e do cliente.

Modernização das ferramentas

Os cursos feitos à distância são viabilizados a partir da tecnologia, que moderniza constantemente as ferramentas de ensino. O levantamento da ABF sobre o segmento de educação mostra que 68,5% das redes utiliza plataformas digitais para o desenvolver das aulas. Além de facilitarem o acesso a materiais, esses sistemas permitem a criação de módulos com as mais variadas mídias: checklists de exercícios, áudios de conversações, vídeos. Existe também a possibilidade de utilizar chats de conversas entre os alunos e professores. Tudo isso torna aprender uma língua algo muito mais fácil e divertido.

Quais as melhores opções de franquias de educação e idiomas para investir?

A diversidade de opções é uma característica do segmento de escolas de idiomas. Por mais que os modelos tradicionais de ensino ainda representem 87% das empresas, as de aulas híbridas fazem parte de 35% e as in school (que funcionam em outros estabelecimentos, ou home-based), 33%. Ou seja: existem alternativas para vários perfis de investidores. 

Confira as melhores opções na lista acima e escolha a melhor para você investir.

Gostou do nosso conteúdo? Então confira também mais uma opção de investimento em nosso conteúdo sobre franquias de intercâmbio. Se deseja imergir no mundo do franchising, confira também outros conteúdos sobre gestão e nossas melhores dicas para o seu negócio em nosso blog.