Serviços e Outros Negócios
R$ 250 mil
18 a 36 meses
R$ 50 mil
Serviços e Outros Negócios
R$ 69 mil
18 a 24 meses
R$ 30 mil
Nome | Segmento | Investimento | Retorno do Investimento | Taxa da Franquia |
ESCOLA DO AVESSO | Serviços e Outros Negócios | R$ 250.000,00 | 18 a 36 meses | R$ 50.000,00 |
MEF Learning | Serviços e Outros Negócios | R$ 17.000,00 | 6 meses | R$ 12.000,00 |
MINDS IDIOMAS | Serviços e Outros Negócios | R$ 69.000,00 | 18 a 24 meses | R$ 30.000,00 |
ROCKFELLER LANGUAGE CENTER | Serviços e Outros Negócios | R$ 95.000,00 a a R$ 412.000,00 | 12 a 36 meses | R$ 25.000,00 a R$ 45.000,00 |
SPEASY IDIOMAS | Serviços e Outros Negócios | R$ 96.000,00 | 24 meses | R$ 30.000,00 |
É inevitável que a competitividade no mercado de trabalho fique cada vez mais acirrada. Destacam-se aqueles que se capacitam. Os brasileiros sabem disso: mais do que nunca, estão percebendo a importância de estudar línguas estrangeiras. Beneficia-se o setor de educação e idiomas. Veja porque investir em uma franquia do ramo!
Estudar, no âmbito mais puro da palavra, é a solução para crescer. Como indivíduos, ampliamos nosso conhecimento e vamos mais longe. Como sociedade, encontramos alternativas para aprimorar serviços e sobreviver a crises. Nos últimos anos, vimos o Brasil entrar em uma fase de recessão econômica e instabilidade social. Mas, se alguns setores da indústria sofreram devido ao momento, o segmento de educação teve uma grande alta.
O IBGE divulgou em 2019 uma pesquisa, realizada de 2013 a 2017, apontando que empresas relacionadas à educação foram as que mais surgiram nesse período. O aumento nos números foi estrondoso: de 1,3 milhão de negócios para 1,8 milhão: uma alta de 37,5%.
Isso é reflexo da alta demanda pelo aprendizado. Um mercado mais competitivo seleciona os profissionais mais capacitados. Cumprem os requisitos aqueles que estão sempre buscando - mesmo que em aulas EAD ou em workshops curtos. Não há desculpas, pois o leque de opções para aprender é cada vez maior. Prova disso: o maior número de startups no Brasil são as chamadas edtechs, voltadas para a capacitação. Um estudo apresentado no ano passado pela Associação Brasileira de Startups, juntamente ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira, mostrou que elas constituem 7,8% do total das pequenas empresas no país.
Algumas delas eventualmente se tornam redes de franquias e contribuem para a consolidação do franchising brasileiro de educação. O setor é um dos mais representativos do mercado: 10,4% do total de unidades de franquias no Brasil são provenientes da área, que faturou mais de R$11 bilhões em 2018. Para conferir mais informações, acesse o Relatório Setorial de Educação 2019, feito pela ABF.
Dentro do segmento de educação, estão as escolas voltadas para o ensino de idiomas. Com o passar dos anos, elas foram se expandindo no formato de franchising devido ao aumento da busca por aprendizado em grandes e pequenas cidades. Mas, seu sucesso é resultado de diversos fatores. Essas franquias são exemplos de inovação na forma de ensinar, por oferecerem aulas adequadas para perfis diferentes de alunos; além de, claro, incorporarem a tecnologia nas suas ferramentas de ensino. Investir em uma unidade do ramo é apostar em um mercado de:
De acordo com pesquisa feita pelo British Council juntamente ao Instituto de Pesquisa Data Popular, 91% das empresas entrevistadas consideram o inglês como a língua principal do mundo dos negócios. Entretanto, apenas 5% dos brasileiros abordados afirmaram que falam o idioma, sendo apenas 1% deles fluente. Enquanto isso, foi registrado que as franquias de idiomas cresceram 6,5% no número de unidades em 2018, representando 6% do faturamento do segmento de educação. A população sente mais e mais necessidade de aprender uma segunda língua.
Nem todo interessado em estudar um novo idioma tem a possibilidade de prestar aulas totalmente presenciais. Afinal, precisamos levar em consideração que a prioridade das pessoas é o trabalho, o que compromete o tempo de muitos. Em alguns casos, a locomoção à escola também prejudica a frequência dos alunos e resulta em sua evasão. Por isso, os cursos EAD estão em alta. Algumas franquias oferecem cursos híbridos, com aulas presenciais e online. Outras, inovam ainda mais: propõem aulas home-based, na casa do aluno ou do próprio franqueado, sem que haja a necessidade da instalação de um ponto comercial. Isso acaba sendo vantajoso para o bolso do investidor e do cliente.
Os cursos feitos à distância são viabilizados a partir da tecnologia, que moderniza constantemente as ferramentas de ensino. O levantamento da ABF sobre o segmento de educação mostra que 68,5% das redes utiliza plataformas digitais para o desenvolver das aulas. Além de facilitarem o acesso a materiais, esses sistemas permitem a criação de módulos com as mais variadas mídias: checklists de exercícios, áudios de conversações, vídeos. Existe também a possibilidade de utilizar chats de conversas entre os alunos e professores. Tudo isso torna aprender uma língua algo muito mais fácil e divertido.
A diversidade de opções é uma característica do segmento de escolas de idiomas. Por mais que os modelos tradicionais de ensino ainda representem 87% das empresas, as de aulas híbridas fazem parte de 35% e as in school (que funcionam em outros estabelecimentos, ou home-based), 33%. Ou seja: existem alternativas para vários perfis de investidores.
Confira as melhores opções na lista acima e escolha a melhor para você investir.
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