As datas são diversas: aniversários, Páscoa, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, casamentos e formaturas, além da já tradicional Black Friday. Isto é, o calendário brasileiro é recheado de oportunidades para presentear.
E também por isso, explorar esse mercado através de franquias de presentes, por exemplo, pode ser um negócio bem lucrativo. Apesar da economia ainda dar lentos passos rumo à recuperação definitiva, esse mercado já se mostra bastante bastante atrativo.
De acordo com a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa), o varejo de artigos decorativos para casa cresceu cerca de 23% só em 2017, em comparação com o ano anterior. A entidade ainda estima que o setor tenha movimentado mais de R$ 25 bilhões no ano passado, só no Brasil.
Além disso, um estudo desenvolvido por varejistas norte-americanos mostra que cerca de 10% das vendas mundiais de produtos são destinadas para presentear alguém. De acordo com esse estudo, só no Natal gasta-se R$ 574 bilhões em todo o mundo com presentes.
Ainda há outros atrativos no Brasil, como a prática do “amigo secreto”, que torna o ato de presentear quase que obrigatório, sem levar em conta o grau de simpatia ou afeição com o presenteado. Isto é, o mercado para o surgimento de lojas de presentes é próspero e não conta com a possibilidade de baixa em um futuro próximo.
Sendo assim, para te ensinar tudo sobre o tema e te ensinar a abrir uma franquia de presentes de sucesso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo para você! Continue lendo e se ligue nas nossas dicas.
Você provavelmente já sabe, em linhas gerais, alguns detalhes sobre o funcionamento do modelo de franquias, certo? Afinal, com tantas marcas franqueadas inseridas no nosso imaginário e no próprio mercado, eventualmente a curiosidade é despertada e uma breve pesquisa já indica uma série de características e particularidades do franchising.
Caso ainda não saiba, franquia — ou melhor, o franchising — é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.
Além disso, é importante ressaltar que esse negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.
Dessa forma, independentemente da unidade visitada, você encontrará os mesmos produtos e com a mesma qualidade, fortalecendo a identidade da marca e sua reputação.
Como franqueado, neste caso, sua vantagem está no fato de que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já estão prontos. Como franqueador, está no fato de que sua marca tende a crescer de forma muito mais efetiva.
Planejamento financeiro de um negócio é uma estratégia montada pelos gestores para preparar a alocação de recursos e controle de gastos da organização a curto, médio e longo prazo.
Uma das principais formas de manter um negócio saudável financeiramente é por meio do controle de gastos, poupar para investimentos futuros e manter uma boa margem de lucro. Para isso, um planejamento financeiro é mais que recomendado, é necessário. Pois, sem haver uma definição prévia dos recursos do negócio e como eles são empregados não é possível controlar sua alocação.
Com uma estratégia financeira bem definida, é possível ter uma visão ampla dos recursos disponíveis da sua rede, podendo planejar projetos e ideias sem ultrapassar o máximo dos gastos disponíveis. Isso traz uma boa saúde financeira para sua rede e garante que não haverá escassez para suprir outros custos da operação, sejam fixos ou que surjam como imprevistos.
O objetivo dessa prática é contratar alguém que, além de qualidade, proporciona confiança e segurança no fornecimento de matérias-primas. Desse modo, qualificar fornecedores é um trabalho constante em meio à gestão estratégica de redes de franquias, já que a qualificação consiste na análise da realização do fornecimento com o passar do tempo.
A homologação de fornecedores e sua constante qualificação são dois fatores fundamentais. Ela serve não apenas para manter a qualidade da marca, mas para o controle das unidades.
Com fornecedores homologados, é possível que a experiência dos consumidores seja equivalente em todas as lojas visitadas. Evitando que, por causa de uma unidade, toda a rede seja prejudicada.
Problemas na entrega de produtos e serviços podem acarretar na insatisfação de clientes, o que é prejudicial para a imagem da rede. Logo, fazer um bom trabalho de homologação e qualificação é um uma forma de prevenir problemas futuros e manter a padronização, algo primordial no franchising.
Garantir a confiabilidade e a segurança nos fornecimentos através de um relacionamento mais próximo entre a franquia e os terceiros é também poupar eventuais gastos com inspeções ou problemas com a matéria-prima.
Para se preparar para vender mais na sua papelaria, é importante seguir alguns passos — como se apegar ao conceito de vendas sazonais. Sazonal, caso você não saiba, se refere a algo que é temporário. Ou seja, algo que acontece em uma determinada época do ano e que necessita de uma atenção especial em decorrência de diferentes contextos.
Prepare seu estoque! Afinal, ninguém quer chegar em janeiro sem cadernos para vender. Assim, comece a controlar o estoque de forma estratégica e inteligente.
Além de estudar seus clientes, priorize feriados e datas comemorativas. Comercializar materiais temáticos de páscoa, natal, dia dos pais, das mães e de halloween é uma ótima pedida e sempre traz bons frutos.
Tratando-se da volta às aulas, o seu foco deve ser os estudantes — claro! —, mas em outras datas isso pode mudar. Criar listas de materiais escolares junto com instituições de ensino pode ser uma ótima estratégia — possibilitando inclusive a venda de kits prontos com todos os produtos necessários.
Como empreendedor, você deve saber que é impossível empreender sem que haja organização nos processos que envolvem a gestão da empresa, incluindo o marketing. Tão importante quanto a administração de finanças e a estruturação de logísticas de produção, o marketing cumpre diversos papéis que viabilizam a inserção da marca no mercado.
Mais do que promover produtos e serviços, encontra oportunidades para que o negócio se posicione da melhor forma dentre a concorrência, direcionando-se com eficiência ao seu público-alvo. Dessa forma, um plano de marketing fundamenta e organiza as estratégias que serão utilizadas pela empresa para a divulgação de suas unidades.
Isto é, o plano de marketing surge ao estabelecer estratégias que serão utilizadas pela empresa para atingir os objetivos de marketing de franquias. E isso adquire uma importância ainda maior para redes de franquias!
Para conhecer ainda mais desse mercado e como as franquias lucram, confira nosso conteúdo de franquias baratas e conheça as marcas que não exigem grandes investimentos para darem um retorno relevante aos seus investidores. Lá você encontra diversas opções de investimento de acordo com a sua condição financeira. Não perca!