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Gestão de Franquias

Serviço de entrega: 4 dicas para melhorar o delivery na sua rede de franquias

6 min de leitura Filipe Pacheco


Os serviços de entrega têm contribuído para diminuir os prejuízos no mercado de franquias. Desde o início da pandemia, as franquias que recebiam clientes em seus estabelecimentos precisaram fechar as portas e atender somente via tele-entrega. Apesar das flexibilizações, o serviço de entrega ainda é fundamental para o desempenho do franchising.

Neste artigo você vai ver:

4 dicas para aprimorar o serviço de entrega na sua rede de franquias

  1. Cuide a embalagem
  2. Priorize o tempo de entrega
  3. Controle o estoque
  4. Invista na comunicação da rede de franquias

O relatório de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o segundo trimestre de 2021 apresentou um expressivo aumento no número de 2,1% para 6,4% em relação ao ano de 2020. Portanto, fica claro que as redes de franquia estão apostando nos serviços de entrega por aplicativo para se recuperarem da crise.

Apesar do crescimento, é comum que muitos franqueadores ainda tenham dificuldade em aderir aos serviços de entrega. Isso acontece porque nem todos têm facilidade com a tecnologia, com as exigências do delivery ou mesmo com a organização necessária para despachar produtos direto ao endereço do consumidor.

Independente se a venda é por aplicativo ou e-commerce, são necessários cuidados com a embalagem, organização do produto dentro da caixa e com o meio de transporte escolhido. Imagine encomendar um produto e ele chegar na sua casa danificado, rasgado ou estragado devido ao transporte?

Mesmo que o problema seja de responsabilidade da transportadora, a empresa que a contratou também sai com a imagem danificada, nenhum empreendedor gostaria de colocar a sua reputação da sua empresa em risco, certo? Por isso, a Central do Franqueado preparou para você este artigo com 4 dicas para aprimorar os serviços de entrega da sua rede de franquias. Aproveite!

4 Dicas para melhorar os serviços de entrega da sua rede de franquias

Quando você vende um produto por aplicativo ou e-commerce, o cliente não vê o produto como ele é de verdade até que chegue no seu endereço. Você pode disponibilizar vídeos no Instagram e Facebook, por exemplo, mas continua sendo apenas uma representação do produto que você vende. 

Por isso, o momento em que o cliente recebe o produto é o mais importante. Vamos supor que você comprou uma refeição para o almoço e ela é entregue somente na parte da tarde, decepcionante, certo? Mas o tempo estimado de entrega não é o único cuidado que um franqueador precisa ter para aproveitar todos os benefícios dos serviços de entrega. Confira 4 dicas para melhorar o serviço de entrega a seguir!

1. Cuide a embalagem

Se concentrar na embalagem faz toda a diferença. Imagine que você comprou um livro em um e-commerce pela internet e ao receber o livro em casa, você constata as pontas do livro amassadas, sujas e mal cuidadas, parece que o livro é usado, embora você tenha comprado novo. Qual seria a sua primeira impressão? Péssima, não é mesmo? 

Por isso, a embalagem é o que vai mostrar pro cliente o empenho da empresa em entregar aquele produto. A atenção e cuidado com a satisfação do cliente pode ser medida através de uma embalagem. Quanto mais frágil for o produto vendido, maiores serão os cuidados na hora de embalar e enviar. 

Entregar produtos de qualquer jeito não prejudica só a imagem da marca e a satisfação do cliente. Pense que, se o produto for frágil, um espelho, por exemplo, a embalagem inadequada pode causar a quebra do produto e você terá que reembolsar o cliente ou fornecer um novo espelho. Isso acaba prejudicando toda a margem de lucro da empresa. Viu como a embalagem é importante? Continue lendo para mais dicas!

2. Priorize o tempo de entrega

Priorizar o tempo de entrega é indispensável para a satisfação dos consumidores. Se você está administrando franquias de alimentação e aderiu aos serviços de entrega por meio do iFood, Rappi e Uber Eats, os tempos de entrega costumam estar dentro de padrões. 

Nesse caso, cabe à franquia atender o entregador de prontidão assim que ele chegar para retirar o produto do cliente, isso facilita o trabalho do entregador, diminui o tempo de entrega e aumenta a satisfação do cliente, todos saem ganhando, certo? No e-commerce, existem modalidades que estão ganhando espaço: é o caso do Curbside Pickup e o Same Day Delivery. 

O primeiro termo, em tradução livre, significa coleta na calçada. Nesta modalidade de entrega, o comprador retira o produto em um local pré-determinado pelo vendedor, sem precisar descer do carro, o vendedor entrega o produto na janela. 

O segundo termo significa entrega no mesmo dia. Isto é, o cliente compra e recebe em menos de 24 horas. Infelizmente o serviço geralmente está restrito a cidades grandes, mas há sempre a possibilidade de negociar com a transportadora, certo? Além disso, se você pretende usar um aplicativo de entrega próprio, essa tendência pode ser usada para aumentar a competitividade e a margem de lucro.

3. Controle o estoque

O controle de estoque é muito importante para uma rede de franquias. Sem o controle de estoque adequado, é comum que a contabilidade de saída e entrada dos produtos seja incorreta. Para serviços de entrega, errar o estoque é um problema. Imagine que o cliente está no seu e-commerce, enchendo o carrinho com produtos que estão indisponíveis no estoque e o pior: ele acha que vai receber em um prazo de 24 horas. É um problema, certo?

Por isso, ficar atento ao estoque vai poupar problemas não só relacionados aos serviços de entrega, mas em todas as áreas de atuação da rede de franquias. Os serviços de entrega por aplicativo também exigem um controle de estoque bem acertado, principalmente se você atender nas duas modalidades: presencial e delivery. Certamente, a quantidade de produtos em estoque para atender todos os clientes será maior se você estiver disposto a trabalhar com serviços de entrega.

4. Invista na comunicação da rede de franquias

A comunicação é um elemento chave em qualquer relacionamento. Para franqueador e franqueados, não é diferente. Investir na comunicação da rede é uma forma de garantir que os processos aconteçam da melhor forma possível. Além disso, em uma rede de franquias, franqueados contam com a comunicação do franqueador para alcançarem o sucesso. Nesse sentido, deixar de prestar um suporte de qualidade e, consequentemente, prejudicar a comunicação, influencia negativamente toda a rede de franquias.

Para uma rede saudável, é importante que o franqueador esteja sempre à disposição dos franqueados. Dúvidas, problemas e imprevistos sempre aparecem. É normal que os franqueados fiquem confusos às vezes, principalmente na hora de aderir a novas modalidades de funcionamento, como os serviços de entrega. A razão para que o mercado de franquias seja tão procurado por investidores é justamente o suporte prestado pelo franqueador, o franqueado sabe que não vai precisar enfrentar todos os problemas sozinho.

A Central do Franqueado sabe da importância de eliminar ruídos na comunicação e aproximar franqueador e franqueado. Por isso, desenvolvemos a solução de Engajamento. Engajar significa marcar reuniões, enviar comunicados e prestar um suporte de qualidade para os franqueados. Você pode ter tudo isso com o nosso sistema para franquias.

São mais de 200 redes de franquias que aprovam as facilidades do nosso serviço. Quer fazer parte deste time? Solicite uma demonstração gratuita e experimente o Engajamento!

Não esqueça de acompanhar o site da Central do Franqueado para ficar por dentro das novidades do universo do franchising! 

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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