A vinda dos imigrantes japoneses para o Brasil trouxe algo que os brasileiros não mais conseguem viver sem: sua culinária. Franquias de comida japonesa são sucesso absoluto em grandes e pequenas cidades. Das sequências de sushi aos serviços de delivery, surgem redes de franquias para os mais diversos gostos e bolsos. Confira mais sobre este segmento de sucesso!
O setor de alimentação é líder em faturamento no franchising. Esse é um reflexo do desejo e da necessidade do consumidor em se alimentar fora de casa. Entretanto, foi-se o tempo em que comer fora significava ter que optar por comida industrializada. São muitas as opções de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e, entre eles, estão os de comida japonesa. A culinária asiática, afinal, utiliza de ingredientes frescos, ricos em nutrientes e com pouca gordura. O peixe, por exemplo, possui ômega 3 - elemento essencial para o aumento do colesterol bom (HDL) no organismo. Não é à toa que o brasileiro passou a consumir mais ou menos 10 kg de peixe por ano.
Se franquias de alimentação saudável estão se dando bem, as que aliam saúde com sabor e novidade estão se dando melhor ainda. Por isso, negócios de culinária estrangeira surgem mais e mais por todo o Brasil. Dentre a gastronomia de fora, qual você acha que se sobressai? Isso mesmo: a da Ásia. Uma pesquisa feita com frequentadores de restaurantes mostrou que mais de 30% dos entrevistados prefere ir a estabelecimentos de comida asiática.
Por consequência disso, o crescimento das franquias do ramo é constante e seus resultados significativos para a economia. Por ano, o mercado de comida asiática fatura R$19 bilhões. São responsáveis por tal movimentação principalmente as redes de franquias que podem funcionar em diferentes formatos.
Justamente, ao suprir a demanda por variedade de experiências gastronômicas, o setor se afirma como uma opção promissora para investir. Franquias de comida japonesa não mais se resumem ao à la carte de sushi, cujo leque se amplia por si só. De uma pequena unidade de delivery, a um restaurante de médio porte; das yakissobas às refeições vegetarianas, existem opções de empresas para os mais diversos perfis de consumidores. Logo, interessados em investir também têm muitas possibilidades de propostas, formatos e valores de franquias para empreender.
Se a culinária do Japão é tão bem vista no nosso país, é devido ao trabalho de anos da comunidade japonesa. A vinda dos imigrantes asiáticos para para as plantações de café do Brasil no século XX foi o início de tudo. Nada teria acontecido sem o choque cultural e, nesse caso, gastronômico proporcionado por esse encontro.
Os japoneses se depararam com o arroz feito de outra forma e com uma oferta muito menor de peixes e vegetais. Utilizaram seu conhecimento para aproveitar terras que eram consideradas inférteis, plantando sementes trazidas da Ásia. Além disso, também incentivaram o consumo de peixe, sempre enfatizando suas propriedades benéficas para a saúde.
As coisas começaram a mudar principalmente quando migraram dos campos para a capital paulista. Em São Paulo, o bairro da Liberdade foi o local que escolheram para morar e iniciar novos negócios. Então, a partir da década de 1980, a culinária japonesa se popularizou na cidade. A novidade gastronômica para os brasileiros passou a fazer ainda mais sucesso quando agregou toques “abrasileirados” às receitas. Um exemplo dessa mistura foi a criação do hot (sushi empanado) e a utilização de ingredientes diferenciados nas refeições. A partir daí, o mercado explodiu. A década de 1990 viu o sushi ser disseminado em restaurantes de diversos formatos. Os de sequência livre, à la carte, empreendimentos de delivery e em buffets convencionais são os que dominam a oferta.
Para gerenciar um empreendimento da área da alimentação, é preciso ter algumas responsabilidades cruciais a respeito da produção do negócio e da experiência oferecida aos clientes. Especialmente falando de empresas de gastronomia japonesa, o cuidado minucioso com o frescor e a qualidade dos alimentos é imprescindível. O know-how transmitido aos funcionários pode ser bastante meticuloso - logo, o gestor deve ter boas capacidades de orientação.
Além disso, claro, é fundamental que o investidor tenha afinidade com o negócio e com o setor de mercado. Por ser do ramo da alimentação, trabalhará em finais de semana e feriados. Também, estará apostando em um tipo de negócio que exige bastante esforço inicial antes do retorno financeiro.
Como o mercado de restaurantes de sushi é pioneiro da gastronomia japonesa no Brasil, é evidente que o maior número de opções de franquias para investir no setor trabalha com os famosos rolls. Mas, a criatividade do brasileiro desenvolveu inúmeras variações na forma de fazer o alimento. Também não podemos esquecer das yakissobas e de outras refeições que vêm conquistando nosso paladar cada vez mais. Separamos algumas redes de franquias acima; confira e descubra qual a rede ideal para você.
Há também uma nova tendência no mercado de franquias que podem ser atrativas para você investir. Confira o post com as melhores franquias de frango frito e conheça este mercado que tem crescido e se tornado uma ótima oportunidade de negócio.