As principais tendências do mercado de
franquias
Antes da pandemia, a ABF previa um crescimento de 8% para o franchising em 2020.
Porém, devido às consequências do coronavírus, o setor encolheu 10,5%.
E quanto ao futuro? Veja!
2020 para o franchising
Mais favorecidos:
Casa e Construção (+12,8%)
Saúde, beleza e bem-estar (+3,1%)
Mais prejudicados:
Hotelaria e Turismo (-49,8%)
Lazer (-29%)
Alimentação (-15.5%)
Segmentos em alta e baixa
Desafios e consequências surgiram:
- Treinamento e suporte a distância
- Manter a padronização
- Limitações sanitárias
- Problemas de abastecimento
- Queda nas vendas
Desafios e consequências da pandemia
Surgiram medidas para contornar a crise:
- Reavaliar orçamento
- Adaptações (home-office e delivery)
- Protocolos de segurança
- Reavaliar medidas e resultados
Alternativas para superar essa crise
A vacinação deve aliviar o mercado de forma substancial, mas algumas mudanças vieram para ficar.
Trabalho remoto, delivery, crescimento de franquias home based são exemplos.
O que esperar de 2021
Na pandemia, muitas franquias descobriram os benefícios da era digital.
Aplicativos de entrega, divulgação online, o fato é que o digital permanecerá no dia a dia das redes.
O digital veio para ficar
Por conta do tempo que levará até a imunização de toda a população, é a higienização dentro das lojas, que pode ser averiguada por meio de inspeções.
Segurança em primeiro lugar
O delivery cresceu muito, especificamente no ramo alimentício para superar limitações sanitárias.
Além disso, estar nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede, trazendo clientes.
Delivery