4 dicas para sua
rede evitar o
Turnover
Turnover (ou rotatividade) ocorre quando existe a saída de funcionários para a entrada de outros, justificando o ciclo que dá nome ao conceito.
O que é?
Ao balancear esse movimento, surge uma taxa de turnover, que detalha a frequência que um colaborador comum permanece na empresa.
Para o bem-estar da empresa, é importante manter essa taxa baixa.
Involuntário: funcionário é demitido. Ligado a baixa produção e comportamento.
Voluntário: funcionário pede demissão. Traz problemas pela imprevisibilidade. Falta de reconhecimento é uma causa.
Tipos
- É mais barato manter do que contratar/capacitar
- Boa gestão de pessoas leva a maior produtividade
- Evita crises
- Menos ruídos na comunicação
Importância de um baixo turnover
Como evitar o turnover em sua rede de franquias?
Veja 4 dicas!
Defina o seu profissional ideal.
Criar essa persona permite que, durante o processo de contratação, encontre um profissional que se encaixe na cultura e ideais da rede.
1. Contratação
Em um mercado onde perder um bom profissional para a concorrência é possível, ofereça uma experiência superior.
Garanta profissionais satisfeitos com pesquisas!
2. Pesquisas de
satisfação
Ao definir metas e objetivos para um funcionário, você estimula seu psicológico.
Assim, mantém sua equipe engajada e satisfeita com o desempenho e um potencial reconhecimento.
3. Metas
Quando notar algum comportamento estranho ou se sentir distante, converse com o colaborador.
Entenda seu momento profissional, pessoal e ofereça soluções para sua continuidade.
4. Converse