Desempenho do Franchising Brasileiro no 1º Trimestre 2022
Confira os números da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising realizada pela Associação Brasileira de Franchising!
A PESQUISA
A Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising foi realizada entre os dias 05/abr e 06/mai/2022.
Em 2022, o setor performou uma RECUPERAÇÃO quando comparado com o primeiro trimestre de 2021.
Crescimento
Comparado ao período pré-pandemia, também houve crescimento. Com R$ 43.380 bilhões, o aumento foi de 4,4%.
Apesar de todos os segmentos registrarem um aumento no faturamento, as redes de Moda e Saúde, Beleza e Bem-estar foram as que mais cresceram em 2022.
Já no faturamento total...
O segmento de alimentação segue sendo o principal do mercado quando consideramos as duas formas de atuação: Foodservice e comércio e distribuição. Juntos, os formatos beiram os R$ 10 bilhões no ano.
LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Em razão da pandemia e da crise ecônomica, o formato de loja de rua perdeu espaço no franchising. Ainda que continue com mais de 50% das operações, o franchising vê modelos como o home-based dobrarem sua atuação desde 2020.
CANAIS DE VENDA
Além disso, o delivery se manteve como tendência em um momento de recuperação de pandemia e deve se fixar como um dos principais canais de venda para os próximos anos.
Nesse cenário, aplicativos e vendas por WhatsApp se destacam.
PERFIL DE NOVOS FRANQUEADOS
Destaque fica para aqueles que procuram o franchising como alternativa de ocupação ou procuram uma franquia como complemento de renda.
Se somarmos com aqueles que procuram uma opção de carreira, já são maioria acima dos investidores tradicionais.