Nicho de mercado é uma parcela dentro de um segmento que tem demandas não atendidas ou pouco exploradas.
No nicho, há consumidores buscando produtos e necessidades específicas.
Qual a importância de definir um nicho?
Atuar em um nicho de mercado aprimora o alcance ao público-alvo da franquia. Um nicho definido fideliza os clientes e aumenta a autoridade da marca.
Como definir um nicho de mercado?
Escolha o mercado
Escolher um nicho em que você é especialista é a melhor alternativa para não entrar em um nicho qualquer que está em ascensão.
Identifique uma necessidade
Por exemplo: no segmento de produtos de beleza, existe a testagem em animais. Mas e o público vegano? Surge então um nicho de mercado para ser trabalhado.
Analise a demanda
Mais importante que identificar uma possível necessidade, é garantir que há demanda por um produto ou serviço.
Estude a concorrência
Investir em um nicho de mercado saturado não é recomendado. Por isso, vale estudar a concorrência e ver se o nicho está sendo explorado por outras empresas.