Metas SMART:

o que são e como aplicá-las 

O que são Metas SMART?

Metas SMART definem objetivos de acordo com a realidade do seu negócio ao considerar 5 fatores:
 
S (Específico)
M (Mensurável)
A (Atingível)
R (Relevante)
T (Temporal) 

Com elas, você manterá sua equipe engajada e satisfeita, pois metas comuns podem ser vagas e ineficientes.

Sabendo dessa dificuldade, surgem metas SMART.

Veja o que cada um dos fatores significa!

Specific (Específico)

A meta deve ser detalhada e não deixar espaço para interpretações.

Quanto mais minuciosa for a meta, melhor será sua compreensão e maiores suas chances de ser atingida.

Measurable (Mensurável)

Uma meta que não pode ser medida permite a manipulação para que a considerem atingida ou não.

Quando estivermos no meio do projeto, terá como avaliar o progresso da meta

Attainable (Atingível)

Para crescer, é preciso ser ambicioso.

O problema é ser ambicioso demais e causar  frustração e desânimo.

Metas devem ser agressivas, mas possíveis de serem atingidas

Timely (Tempo)

Além do início e fim do período de busca da meta serem bem definidos, este não deve ser tão curto que torne a meta impossível, nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa.

Importância de metas SMART

- Maior controle sobre o projeto
- Maior visão as partes envolvidas;
- Otimiza o andamento do projeto;
- Aumento do Engajamento;
- Evita mudanças inesperadas e caras;

Exemplos de meta SMART:

- Aumentar a avaliação média da empresa no Google em 10% até o fim do ano de 2021;

- Contratar 5 profissionais para o setor de Marketing até maio de 2022.

Quer saber como planejar e aplicar Metas SMART?

Clique e acesse nosso conteúdo completo sobre Metas SMART e saiba tudo sobre esse novo conceito!