Fundo de Marketing
O Fundo de Marketing é constituído a partir de uma contribuição mensal por parte dos franqueados, a fim de divulgar a marca.
O que é?
Essa taxa é inerente ao desenvolvimento estratégico do plano de expansão de uma rede de franquias.
É preciso investimento em comunicação em toda a rede para que novas unidades tenham sucesso.
Ou seja, a taxa de marketing é destinada à divulgação da marca e de produtos/serviços da franquia.
Assim, a rede se torna mais forte e consegue expandir cada vez mais rápido.
Para que serve
Antes de informar a taxa ao franqueado, é preciso determinar seu percentual.
Geralmente, 2% a 5% do faturamento de cada unidade ou um valor fixo para o franqueado.
Como delimitar
Como o fundo de marketing é aplicado?
Confira!
É responsabilidade da franqueadora direcionar o fundo à comunicação da rede.
Franqueados têm o direito de conferir a prestação de contas de cada campanha publicitária realizada.
Responsabilidade
É preciso analisar os interesses de consumidores de diferentes localidades e priorizar os locais onde há maior necessidade de conquistar clientes.
Segmentação
Procure estar ligado em como e onde a publicidade está tendo sucesso.
Seja em redes sociais, TV ou outra, conheça seu público-alvo e qualifique essa divulgação!
Tendências