A diferença entre franquia e licenciamento

Clique para ler a história 👉

Começar um negócio com uma marca estabelecida é mais simples.

Por isso, formatos como franquia e licenciamento oferecem segurança a investidores de primeira viagem. Você sabe a diferença entre eles?

2/9

Embora distintos, os modelos de negócio acabam gerando certa confusão em novos empreendedores que ainda não conhecem todas as diferenças entre franquia e licenciamento. Saiba quais são à seguir!

3/9

Licenciados são responsáveis pela própria gestão, com pouco suporte do licenciador. Assim, terão mais liberdade criativa para operar a unidade e fazer mudanças quando necessário.

4/9

Além disso, os licenciados estarão isentos da taxa de adesão. Diferente do mercado de franquias, em que o franqueado precisa executar o pagamento das taxas para dar o pontapé inicial no investimento.

5/9

No licenciamento, há liberdade sobre investimentos em publicidade. Em franquias, o franqueador decide. Ainda, o modelo apresenta um contrato de curta duração e com pouca cobrança entre as partes.

6/9

Uma rede de franquias vai oferecer treinamentos, manuais e a orientação necessária para o sucesso da unidade e padronização. Assim, a criatividade e a autonomia serão um pouco mais limitadas.

7/9

Franqueados precisam pagar uma taxa de franquia para aderir à marca. É necessário que o franqueado faça os pagamentos relacionados aos royalties e fundo de propaganda para a divulgação da rede.

8/9

Como você pode perceber, independentemente do modelo escolhido, é preciso atenção às características desses dois formatos. Por isso, acesse nosso conteúdo completo sobre o assunto!

9/9