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Software de Gestão: o que é e por que utilizá-lo em sua franquia

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Tecnologia e Inovação

13 min de leitura Carlos Griebler

Sua rede já utiliza um software de gestão? Se sim, ótimo, pois seus processos do dia a dia com certeza estão sendo otimizados e automatizados, qualificando a gerência das unidades. Se não, você pode estar perdendo uma oportunidade incrível e até mesmo ficando para trás da concorrência.

Entre os adventos da era digital, softwares surgem como facilitadores para o dia a dia de qualquer ambiente, seja pessoal ou, principalmente, empresarial. Ainda mais quando falamos do franchising, onde o cotidiano é repleto de dezenas de processos, burocracias como treinamentos, suporte e mais, a presença de uma ferramenta que aumenta a produtividade e qualidade dos serviços é essencial.

Por isso, preparamos esse conteúdo que vai te apresentar tudo que você precisa saber sobre softwares de gestão para sua rede de franquias. Aqui, você lerá sobre:

O que é um software de gestão?

O surgimento de um software de gestão está diretamente ligado à transformação digital. Todos os dias, novas soluções surgem para otimizar e automatizar processos considerados ultrapassados e custosos. No franchising, especialmente, a burocracia é ainda maior devido a quantidade de envolvidos em toda a cadeia de unidades, criando gargalos e lentidão que podem ser comprometedores.

Além disso, pensar nessas atualizações deixou de ser um diferencial há alguns anos, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Nesse contexto, surgem softwares que buscam solucionar esses problemas.

Assim como todo software ou programa de computador, um software de gestão surge para suprir uma necessidade. 

No caso, auxiliar a gerência do seu negócio através de uma plataforma que unifica as principais operações diárias de um negócio, como o relacionamento interno da rede, vendas ou processos de marketing. Ou seja, em franquias, um bom software de gestão oferece uma solução digital que otimiza a gestão da rede, facilitando a administração e a comunicação com franqueados.

Por fim, além de promover a gestão de processos, como o diálogo interno com os franqueados e a transmissão essencial de know-how, os softwares de gestão também desempenham o papel de centralizadores dos procedimentos de uma rede. Com isso, a expansão da rede se potencializará pela qualidade da administração, atraindo mais potenciais franqueados.

Além disso, um software para gestão de franquias contribui diretamente para um gerenciamento centralizado da franquia. Isto é, franqueadores vão aproveitar a facilidade de prestar suporte e de desenvolver treinamentos para os franqueados através de uma gestão unificada.

Agora, entendendo o que são softwares de gestão, é hora de conhecer os principais benefícios que acompanham a adoção do modelo.

A importância de um software para franquias

Como vimos, um software de gestão desempenha um papel fundamental nas organizações contemporâneas, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Sua importância está relacionada a diversos aspectos essenciais para a eficiência e competitividade empresarial.

Em primeiro lugar, o software de gestão automatiza uma série de tarefas operacionais e administrativas, o que reduz a margem de erro e permite o redirecionamento de recursos humanos para atividades mais estratégicas. Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também diminui custos, uma vez que reduz a necessidade de mão de obra para tarefas repetitivas.

Porém, toda nova implementação em um negócio exige vantagens que justifiquem sua adoção. Afinal, adequar sua franquia a novos processos é um trabalho complexo, que pode levar algum tempo e esforço. 

Além disso, como existem diversos softwares de gestão na imensidão que é a internet, precisamos limitar um pouco nosso campo de atuação. Dessa forma, além de relatar os benefícios específicos para franquias, vamos conferir as vantagens de utilizar um software de gestão da Central do Franqueado!

Automação

Automatizar procedimentos é fundamental para economizar tempo e dinheiro. Um sistema para franquias pode gerar relatórios automatizados.

Por exemplo, informações como as unidades franqueadas com o melhor desempenho no último trimestre, quais os produtos e serviços mais vendidos e análises sobre o atendimento nas franquias podem ser automatizadas para simplificar a gestão da franquia.

Análise de desempenho

Um sistema para franquia monitora em tempo real o desempenho de uma unidade franqueada. Então, quando uma unidade apresentar um desempenho abaixo do esperado, o franqueador vai identificar rapidamente e as intervenções para solucionar o problema serão mais precisas.

A análise de desempenho é fundamental para evitar o repasse da unidade franqueada ou até mesmo a falência da unidade. Franqueados que enfrentam problemas com o desempenho da unidade e são deixados de lado pelo franqueador comumente desistem de ser um dos parceiros da rede. Por isso, o franqueador precisa ficar atento às dificuldades enfrentadas pelos franqueados.

Benefícios de um software para franquias

Integração de processos

Já pensou em ter todas as informações mais importantes da sua franquia em apenas um lugar? Um sistema para franquias vai facilitar a gestão do negócio por meio de uma plataforma que disponibiliza todos os procedimentos da rede.

Departamentos como marketing e vendas, por exemplo, aproveitam um maior desempenho quando têm informações compartilhadas entre eles. Nesse sentido, um sistema para franquias vai integrar os procedimentos de diferentes áreas da rede e também facilitar a gestão do franqueador que vai ter acesso às informações em uma plataforma desenvolvida especialmente para o franchising.

Escalabilidade

Você sabe o que é escalabilidade? A escalabilidade é fundamental para um sistema de franquias. Ela permite que o negócio cresça rapidamente e de forma sustentável. Por exemplo, a abertura de novas unidades franqueadas pode ser facilitada por meio de um sistema para franquias.

O sistema para franquias vai facilitar a gestão de projetos e o passo a passo para a inauguração de uma nova unidade franqueada. Cada etapa da implantação da nova unidade pode ser monitorada pelo franqueador por meio do sistema para franquias.

As dúvidas do franqueado em relação à implantação da nova unidade também podem ser solucionadas por meio do sistema, que facilita a comunicação disponibilizando canais de trocas de mensagens entre franqueador e franqueado.

Engajamento interno

Anteriormente, vimos que devido aos muitos envolvidos em uma rede de franquias, a comunicação pode ser prejudicada. Nesse contexto, softwares de gestão surgem como ferramentas que otimizam essa comunicação interna, garantindo que franqueadores e franqueados estejam em sintonia.

Dessa forma, resolver os problemas de comunicação com seus franqueados será fácil. Pois, além disso, todas as trocas de informação ficam registradas na plataforma e até mesmo o envio de alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso.

Além disso, o engajamento interno aumenta a produtividade e diminui os problemas de padronização, pois os franqueados poderão entrar em contato a qualquer momento para solucionar dúvidas. Como o franchising é um tipo de investimento que atrai muitos interessados com pouca experiência em gestão de negócios, manter uma comunicação entre franqueador e franqueado é indispensável para saber como o mais novo franqueado está se saindo.

Um franqueado que não se comunica, provavelmente está com problemas, o que torna necessária a intervenção do franqueador para verificar o que está acontecendo.

Ser digital é aumentar produtividade

Você já parou para pensar quanto tempo ou até mesmo espaço acaba gastando por conta de dezenas de materiais, documentos e toda forma de papel que poderia estar digitalizada? Ou no trabalho que dá atualizar um documento físico e ter que distribuir por toda a cadeia de unidades? Pois então, um software de gestão utilizado por toda a cadeia de unidades é uma solução para esse problema. 

Uma Central unificada é uma das alternativas para economizar tempo e dinheiro. Afinal, a tecnologia é uma aliada dos franqueados e franqueadores em uma rede. Também, os avanços tecnológicos fazem cada vez mais parte do dia a dia dos consumidores. Por isso, é comum que redes de franquia que não se atualizam para a era digital acabem perdendo clientela com o tempo.

Nesse caso, ser digital não é mais um diferencial no mercado de franchising, mas uma necessidade para prestar um atendimento de qualidade para todos os clientes.

Manutenção da padronização

Quem conhece o sistema de franchising sabe: a padronização é um dos principais pilares de uma rede. Essa padronização precisa acontecer nos mais diversos âmbitos, desde o controle e segurança sobre o processo de compras dos seus franqueados, passando pelas consultorias e auditorias através de checklists e até a sistematização do marketing da rede, visando fortalecer a identidade da marca.

Felizmente, uma Central unificada possui ferramentas para cada um desses momentos, permitindo aos franqueados atingirem a excelência no franchising. Por exemplo, é possível integrar o marketing da rede em uma única plataforma interativa, realizar auditorias inteligentes com checklists online, além dos franqueados enviarem pedidos aos fornecedores homologados na plataforma.

Ao apostar na tecnologia, você personaliza a gestão da sua franquia e transforma o dia a dia da rede.

Expansão facilitada

Por fim, o grande objetivo de uma rede de franquias também é facilitado pelo uso de um software de gestão. Primeiro, pelas ferramentas, pois o software torna possível a otimização de todas as negociações relacionadas à abertura de novas unidades da sua rede com um CRM personalizado para franquias.

Mas, além disso, investidores sempre estão buscando oportunidades interessantes. Ou seja, franquias com potencial, com processos bem definidos e qualificados. Nesse sentido, podemos considerar que, além da rede possuir um sistema de expansão otimizado que atrai muitas leads, ela chama atenção de forma geral pelo uso de um software qualificado para os processos do cotidiano de uma franquia.

Se você quiser saber mais sobre esses e muitos mais benefícios de um software de gestão, acesse também nosso conteúdo de 10 benefícios incríveis de utilizar esse tipo de software em sua franquia. Não perca!

Por que investir em um software para franquias?

Você aprendeu que investir em um software para franquias é fundamental para alcançar o sucesso no franchising. Que tal conferir algumas das razões para investir em um software para franquias? Continue lendo!

Aumentar a eficiência operacional

Centralizar as informações e processos da sua franquia é uma das principais vantagens de contar com um sistema para franquias. As tarefas do dia a dia do franqueador, por exemplo, podem ser um problema. Um sistema para franquias vai simplificar, por exemplo, o controle de estoque da sua rede de franquias, garantindo que os produtos e serviços mantenham o padrão de qualidade.

Melhorar a experiência do cliente

Um sistema para franquias também ajuda a compreender a a jornada de compra dos clientes e a partir daí é possível melhorar a experiência de compra. Por exemplo, você pode usar as informações como opinião sobre os produtos para desenvolver campanhas de comunicação. Se você tem alguns produtos mal avaliados pelos clientes, por exemplo, você pode trabalhar nos pontos negativos para melhorá-lo. A partir daí, pensar em ofertas para aumentar as vendas do produto e avaliar o desempenho das melhorias.

Os softwares de gestão mais utilizados são o ERP e o CRM. O ERP é uma ferramenta de gestão e controle empresarial. Já o CRM é usado para coletar, armazenar e gerenciar dados dos clientes, sendo peça fundamental para estratégias de vendas e marketing. Felizmente, a Central oferece os dois. Com o nosso sistema, você acelera sua expansão, engaja franqueados e mantém a padronização, otimizando toda sua rede!

Tomar as melhores decisões

Nada melhor do que tomar decisões que são baseadas em relatórios e análises detalhadas, não é mesmo? Assim, fica muito mais difícil de errar. Mas para isso acontecer é preciso um sistema para franquias que faça o levantamento de todas as informações sobre a rede de franquias.

Vendas, feedback dos clientes, tendências de mercado e rendimento das unidades franqueadas são alguns exemplos de informações que podem ajudar o franqueador a ter insights e identificar oportunidades para expandir a rede de franquias. As redes de franquia também precisam se adaptar rapidamente às mudanças no mercado do franchising. Nesse sentido, um sistema para franquias pode contribuir ainda mais para acompanhar as novidades.

Com uma cultura focada no sucesso do franqueado, a Central do Franqueado irá ajudar sua rede a promover o crescimento da rede sem perder a qualidade e a identidade da marca. Com soluções para as principais dores de franqueadoras, nosso software para franquias centraliza a gestão da rede, diminuindo o tempo gasto com diferentes ferramentas e ajudando sua rede a reduzir custos. Quer saber mais sobre redes de franquia e softwares de gestão? Continue a leitura!

Como preparar sua franquia para um software de gestão?

Graças a evolução tecnológica, o processo de implantação de uma nova ferramenta também se facilitou. Empresas já desenvolvem a solução pensando em uma integração fácil e rápida, para que os benefícios comecem a se fazer presentes o quanto antes.

Outro ponto é que atualmente as empresas buscam otimizar a entrega desses serviços. Ao entender as dores dos clientes, fornecem esses planos e soluções flexíveis e organizados conforme a necessidade da sua rede. Por exemplo, o sistema para franquias da Central do Franqueado personaliza planos de acordo com as soluções desejadas e a quantidade de franqueados da rede.

Também existe um grande suporte por parte dos softwares de gestão. Além da Central do Franqueado ser um sistema muito intuitivo, são oferecidos manuais completos para uso e suporte online constante para qualquer tipo de dúvida. 

Por fim, sendo online, plataformas de gestão não possuem custos de instalação. A implementação é rápida e pode ser concluída por completo em poucas semanas. O melhor de tudo? Você pode acessar o sistema onde e quando quiser, porque tudo está disponível via internet.

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O melhor sistema para franquias

A Central do Franqueado é um sistema de gestão para franquias que promove a inovação e gestão inteligente. Atualmente, atendemos dezenas de franquias de todo o Brasil, oferecendo dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Atualmente, nossos módulos estão divididos em três soluções principais: 

  • Engajamento: módulos para resolver os problemas de comunicação com seus franqueados e gerenciar todos os arquivos da sua rede em um único local, seguro e online.
  • Padronização: solução para otimizar os padrões da sua marca com o suíte completo de marketing, checklists online e auxiliar no processo de compras pelos franqueados.
  • Expansão: principal objetivo do franqueado, oferecemos a captura de leads através de um portal de franquias, controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.

Cada um deles propõe melhorias e automatizações em setores diferentes, mas sua integração é o que transforma completamente uma rede de franquias. Por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! A gente vai ter prazer de apresentar para a sua mais nova Central unificada, criada para tornar mais prática, ágil e personalizada a gestão da sua franquia. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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