central-logo openMenu

Saiba como gerenciar os dados da sua franquia com o MDM

content-category
Tecnologia e Inovação

7 min de leitura Filipe Pacheco

O MDM surgiu como uma ferramenta auxiliar no gerenciamento de grandes quantidades de dados que circulam diariamente pelos dispositivos móveis. Saiba mais sobre o que é MDM e como ele pode auxiliar você na administração da sua rede de franquias.

Neste artigo você vai ver:

O que é MDM?

A sigla é a abreviação do termo em inglês Mobile Device Management. Basicamente, serve para gerenciar os dispositivos móveis, tanto da sua empresa quanto os de uso pessoal dos seus funcionários.

Além disso, os sistemas proporcionam a proteção e o monitoramento dos dados em nuvens, recurso cada vez mais utilizado em ambientes corporativos para facilitar a troca de documentos e o acesso rápido por todos os funcionários, especialmente em situação de trabalho remoto.

O sistema ainda auxilia no gerenciamento e proteção de dados confidenciais. Praticamente, todos os tipos de nuvens de armazenamento de dados hoje usam algum tipo de MDM para proteção de seus arquivos. O Office 365 e o Google Apps são dois exemplos.

Além do Mobile Device Management, a sigla MDM também possui um outro significado: Master Data Management. Ela também é uma ferramenta de gestão de dados, porém, não é focada em dispositivos móveis, mas sim em todos os aspectos relacionados exclusivamente aos dados estruturais da empresa.

Ambos os sistemas são bastante úteis para a sua franquia, dependendo das ações que você pretende tomar e a sua área de atuação.

Qual a importância do MDM?

Um dos principais fatores que contribuem positivamente para a utilização de um MDM é a segurança de dados. Com este software de gerenciamento de dispositivos móveis, os gestores de negócios podem manter o controle sobre a circulação de dados em cada dispositivo vinculado à organização.

Além disso, a transparência em uma empresa se torna bem maior quando há um sistema de gerenciamento de dados como MDM. Através dele, os gestores da empresa conseguem manter controle sobre utilização de dados, consumo do plano do celular e finalidade do uso dos dispositivos. Isso aumenta o controle sobre a utilização adequada dos aparelhos disponibilizados pela empresa.

Com o MDM também se torna facilitado o processo de contratação de planos telefônicos. Tendo um controle do uso dos dados dos colaboradores, os responsáveis pela contratação de serviços do gênero podem contratar apenas o necessário. Dessa forma,  auxiliando na redução de custos e contribuindo para a economia da empresa. Afinal, os gestores não estarão contratando um serviço com recursos que não serão necessários e desperdiçando-os.

Sendo assim, adotar o MDM como ferramenta para gestão de dados em seu negócio só trará otimização e segurança. Investir em tecnologias como essa, significa economizar recursos financeiros e humanos, transferindo essas funções para mecanismos automatizados e eficientes.

Em quais casos é necessário utilizar um MDM?

Agora que você entendeu o que é MDM e qual a sua importância, confira a seguir alguns exemplos em que a aplicação de um sistema de gerenciamento de dados é fundamental.

Empresas com grande número de funcionários que executam trabalho remoto

O trabalho remoto passou a ser uma ótima alternativa durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Manter o isolamento social e continuar com as atividades empresariais é um desafio para os administradores. Por isso, o MDM se tornou ainda mais necessário no último ano. 

Afinal, não basta oferecer os equipamentos para que os seus colaboradores trabalhem em casa. É necessária uma estrutura operacional e computacional que somente o MDM é capaz de proporcionar. 

Organizações que possuem grande fluxo de documentos online e offline

O alto fluxo de documentos online e offline é uma das principais causas para adotar o MDM. Por meio do sistema de gerenciamento de dados, é possível otimizar o tempo dos procedimentos e aumentar a produtividade dos colaboradores. Nesse sentido, quanto maior for o fluxo de documentos em uma organização, mais a aplicação de um sistema de gerenciamento de dados é necessária.

Companhias que precisam guardar muitas informações confidenciais.

Ao lidar com informações confidenciais em uma organização é preciso que elas estejam armazenadas em um ambiente seguro e de difícil acesso a invasores. Nesse sentido, o MDM apresenta como uma das suas características a segurança aos dados, como você viu anteriormente. Portanto, para proteger arquivos confidenciais, o MDM é uma ótima alternativa.

Como é usado o MDM em redes de franquia?

Ao utilizar o Master Data Management você consegue administrar, organizar e selecionar uma grande quantidade de informações e organizar como ela chega aos seus franqueados. Também é possível gerenciar toda informação que vem deles, e onde e como essa informação fica armazenada.

Além disso, você pode ter uma ideia ainda mais ampla sobre os dados que chegam até você. Por exemplo, em sites de e-commerce, tendo como base os dados de todos os usuários. A ferramenta coleta, agrega, combina e consolida os dados, de forma a aumentar a qualidade da informação e do armazenamento de dados da corporação.

O Mobile Device Management, por sua vez, garante a segurança da sua rede de comunicação, minimiza a inatividade e pode até monitorar a localização dos dispositivos cedidos pela empresa via GPS. 

Vale lembrar que, se usada da maneira correta, essa tecnologia não significa uma ameaça para a vida pessoal dos colaboradores. O mesmo vale para os colaboradores que não enfrentarão problemas de privacidade se usarem os dispositivos somente para atividades relacionadas ao ambiente de trabalho.. 

Nesse sentido, o Mobile Device Management e o Master Data Management contribuem para construir uma base de conhecimento e facilitar a instrumentalização dos dados na sua rede de franquias. Dessa maneira, você aumenta a vantagem competitiva da sua rede de franquias frente aos concorrentes, aumenta a sua produtividade e resolve problemas de comunicação.

Afinal, é muito mais fácil administrar um negócio quando você dispõe de todas as informações importantes que precisa e ainda monitora tudo o que está acontecendo visando os melhores resultados. 

Esses processos possibilitam uma abordagem mais assertiva, além de manter um histórico de interações e servir de base para tomada de decisões.

Quais franquias de sucesso utilizam MDM?

Uma das franquias que adotou o uso do MDM como recurso para alcançar seus objetivos foi a Natura que, em 2015, implementou a Consultoria Digital.

Segundo Agenor Leão, CEO da Natura, em conversa com o Instituto Information Management, o MDM se encontra por trás de toda a estrutura de CRM da rede, e ajuda a Consultoria Digital a conhecer melhor seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios. “Precisávamos de uma solução robusta que suportasse a transformação digital que está acontecendo nesse momento na Natura”.

Cerca de metade dos consultores digitais são novos em nossa rede, ou seja, não eram consultores tradicionais. Todos os dias, milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil acessam o portal com o interesse de se tornar um consultor digital”, comentou Agenor. Isso demonstra o sucesso da estratégia

O universo digital já é nossa realidade e os e-commerce são uma facilidade com a qual já estamos acostumados. Aliás, até estranhamos quando não podemos comprar alguma coisa pela internet. Muitas franquias têm à disposição essa facilidade de compras online. Mas não só isso. Você conhece as franquias home based? Nelas, o escritório passa a ser o ambiente residencial e você trabalha sem sair de casa.

Como a Central do Franqueado utiliza o MDM

Hoje em dia, a tecnologia já faz parte do cotidiano das empresas em todos os segmentos. No mercado de franquias não é diferente. As opções de plataformas digitais são diversas e fica difícil escolher a mais adequada para a sua rede. Por isso, a Central do Franqueado desenvolveu o sistema para franquias. Uma plataforma digital usada e aprovada por mais de 300 franquias no mercado. Que tal fazer parte desse time?

No sistema para franquias desenvolvido pela Central do Franqueado, o MDM está presente no aplicativo para dispositivos móveis de nossos clientes. Neste app, o franqueador pode configurar permissões personalizadas para os colaboradores, podendo, assim, ter controle sobre o uso de dados por eles e dos franqueados.

Nesta funcionalidade, o MDM faz o gerenciamento de dados da agenda das redes, tendo controle sobre os chamados e solicitações dos franqueados. Além disso, também é possível usufruir do MDM do aplicativo gerenciando as auditorias realizadas, com informações sobre a qualidade e padronização das franquias. 

O sistema também funciona efetivamente no controle de dados sobre manuais e arquivos disponibilizados pela franqueadora para transmissão de know-how.

Está pensando em agregar essa função à sua franquia e revolucionar a sua administração? O sistema para franquias da Central do Franqueado é usado e aprovado por mais de 300 franquias no mercado. Faça parte desse time! Solicite uma demonstração e experimente o sistema gratuitamente e sem compromisso!

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Tecnologia e Inovação de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades