Internet das Coisas: como o conceito pode ajudar sua rede de franquias
7 min de leitura Carlos Griebler
A Internet das Coisas é uma interconexão de objetos do nosso cotidiano, como geladeiras, relógios, automóveis e mais, com a internet. Essa conexão proporciona a sincronização entre os objetos, possibilitando uma troca de informações, novas funcionalidades e uma mudança na forma de lidar com a tecnologia na era digital. Saiba tudo sobre o conceito e como ele pode ajudar sua rede de franquias!
Neste artigo você lerá sobre:
- O que é a Internet das Coisas?
- Qual o papel da IoT no mundo dos negócios?
- A Internet das Coisas em franquias
O que é a Internet das Coisas?
Por mais batida que pareça a afirmação de que a internet está dominando o mundo, tal constatação nunca fez tanto sentido. Foram-se os tempos onde unicamente através do computador e do smartphone que a rede influenciava a sua vida e rotina.
O conceito por trás de tudo isso? Internet of Things (em português, “Internet das Coisas”), ou IoT como o termo se populariza cada vez mais.
A Internet das Coisas nada mais é do que essa interconexão de objetos do nosso cotidiano, como geladeiras, relógios, com a internet. Essa conexão proporciona a sincronização entre os objetos, possibilitando uma troca de informações, novas funcionalidades, etc.
Entre os exemplos mais comuns do uso da Internet das coisas, temos todos aqueles aplicativos de smartphone que servem para controlar e gerenciar algum outro pertence seu, como ar condicionado, televisão e até mesmo carros elétricos como o da fabricante Tesla.
Nessa troca de informações entre dispositivos, é facilitado o compartilhamento de status para outros locais da rede – incluindo, redes sociais. Ou seja: a IoT é uma via de mão dupla. Da mesma forma que a rede se insere no seu cotidiano com a transformação digital, sua rotina se torna parte do mundo virtual como conteúdo.
Microsoft, Intel e outras gigantes encontraram uma brecha para intensificar a presença da marca no dia-a-dia das pessoas. O investimento em softwares de conectividade, primando pelo chamado “consumo inteligente”, que tem um crescimento de 15% a cada ano.
Ainda que impressione, o conceito já está bastante difundido em nosso dia a dia e suas aplicações são cada vez maiores, inclusive no ramo de negócios.
Internet das Coisas no mundo dos negócios
Como falamos, a Internet das Coisas está muito presente no empreendedorismo como um todo. Portanto, é de se imaginar que redes de franquias não estão fora dessa tendência.
A Internet das coisas possibilita a automação de processos e serviços de um jeito que nunca havia existido. Além disso, a sincronização de informações permite uma melhor e mais aprofundada análise do perfil de consumidores e usuários. Isso faz toda a diferença em como a abordagem do marketing da marca é feita.
Em meio à ampla oferta de produtos e serviços semelhantes, redes de franquias precisam de estratégias diferenciadas para conquistar e manter consumidores. Afinal, redes de franquias de todos os portes e segmentos enfrentam o mesmo desafio: manter o processo de expansão ativo e saudável. Felizmente, o IoT é uma das ferramentas que pode te ajudar nesse processo.
Estar conectado aos dispositivos de consumidores em potencial é ter em mãos um conhecimento muito grande sobre seus interesses e práticas. Portanto, a Internet das coisas faz possível a criação e emissão de conteúdos direcionados especialmente para determinados clientes.
IoT na experiência do cliente
Essa personalização proporciona ao franqueador adequar a comunicação com o cliente, baseando-se em seu perfil de compra e preferências. Isso é essencial no mercado atual, pois cada vez mais clientes colocam o atendimento como prioridade durante sua jornada de compra.
Sendo a experiência do cliente o foco da abordagem das empresas no mercado atual, as técnicas de IoT estão vindo com tudo. Afinal, elas promovem rapidez e eficiência em serviços, para consumidores que buscam por isso.
A expansão do e-commerce também é um cenário favorável para o uso da Internet em processos de compra e entrega. A compra de produtos através de aplicativos em dispositivos móveis é uma praticidade ideal para toda a empresa, pois são diversificadas as formas de pagamento, diminuídas as filas de compra e eliminadas burocracias desnecessárias.
Então, seja para fidelizar a clientela já existente ou para conquistar ainda mais o público, a Internet das Coisas já pode auxiliar seu negócio.
A Internet das Coisas em franquias
A Internet das Coisas também pode inovar o âmbito interno de redes de franquias. Tanto a automação, como a praticidade de processos, são fatores que facilitam a padronização e o controle de qualidade da produção.
Inclusive, um estudo apresentado pela Zebra Technologies Corporation analisou as tendências tecnológicas que moldam o futuro da indústria de varejo, incluindo o mercado do franchising. Quase 70% dos entrevistados estão prontos para adotar a Internet das Coisas e 65% já planejam investir em tecnologias de automação para garantir a gestão de estoques e a conformidade até 2021.
A experiência do cliente cada vez é mais o foco e ações como investir em SEO, dispositivos móveis e quiosques para aumentar a variedade de opções de pagamento e diminuir filas já estão se tornando realidade e desejo de grande parte do público.
Além do mais, por ser mais estreita a conexão entre consumidor e empresa, torna-se muito mais fácil ter noções de produtos a serem produzidos em maior escala, a fim de garantir estoques. Porém, se atente: são altos os custos de manter um produto por muito tempo em seu armazenamento, então produzir em excesso pode ser tão prejudicial quanto a falta de produtos.
São tantas as vantagens de se investir na Internet das Coisas que você pode estar se perguntando, investir em Internet das Coisas sai muito caro? Na verdade, não necessariamente. Pequenos negócios podem, inclusive, pensar na Internet das Coisas para alavancar as vendas. A grande chave para isso? Criatividade.
Um exemplo muito conhecido, é o chamado “wi-fi grátis via check-in”. Um sinal aberto de internet que, em troca do mesmo, o consumidor deverá fornecer suas informações. Esses dados são valiosíssimos para a empresa, pois é através delas que são mapeados os perfis dos consumidores e, posteriormente, planejar ações de marketing pensadas neles.
A IoT no mercado
Pensando nos segmentos de mercado que vem crescendo, muitos deles utilizam essas tecnologias para potencializar seus produtos. Por exemplo, algo que cada vez se torna mais comum é a presença de QR Codes em embalagens, sejam no local ou delivery para criar benefícios ou engajamento que ajudam ambos os lados.
Além disso, aplicativos de delivery também estão permitindo a retirada no local, criando uma integração maior entre os setores, algo proposto pelo popular omnichannel. Caso não saiba, o omnichannel é uma estratégia de negócios que busca a integração de todos os canais de comunicação em uma empresa, visando melhorar a experiência do cliente.
Ele integra os setores online e offline, criando uma transformação da vida tanto do consumidor quanto do seu negócio. Com o omnichannel, o cliente pode fazer uma pesquisa em seu celular, comprar pelo site em seu computador pessoal e buscar o produto na loja física, algo muito valorizado pelo cliente moderno.
A Central do Franqueado pode te ajudar!
Em redes de franquias, plataformas virtuais são ótimos canais de organização e gestão. Entretanto, direcionar campanhas muitas vezes pode ser um quebra-cabeça por conta de problemas na comunicação e falta de padronização em toda a rede.
A IoT está aí para resolver esses quebra-cabeças e a Central do Franqueado está a sua disposição para que você usufrua de uma plataforma completa e integrada de gestão de franquias.
Com nosso sistema para franquias, você vai otimizar o gerenciamento das atividades e setores da sua franquia. Além disso, promove o engajamento dos seus franqueados, consolidando sua padronização e acelerar a expansão da sua rede de forma prática e acessível.
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.
Redator em Central do Franqueado
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