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Inovação Disruptiva: 5 dicas para transformar o mercado e impulsionar a sua rede

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Tecnologia e Inovação

5 min de leitura Andrei Arndt

Inovação disruptiva são aquelas novidades tecnológicas que causam mudanças irreversíveis no mercado. Confira neste artigo exemplos de inovação disruptiva e 5 dicas para a sua rede de franquias.

O que é inovação disruptiva?

A inovação disruptiva é a denominação que trata de um invento tecnológico que rompe com os padrões estabelecidos no mercado. Pode estar relacionada a um produto ou serviço. 

É fácil pensar em exemplos de inovação disruptiva na era digital. Alguns trazem a Uber ao debate, afinal, a empresa americana transformou o transporte individual urbano que era, basicamente, restrito às frotas de táxi. No segmento de eletrônicos, existe a Apple. Conhecida mundialmente por revolucionar o mercado de dispositivos móveis. Mas não pense que inovação disruptiva está apenas relacionada aos tempos modernos que vivemos.

Em 1908, o mercado de automóveis foi redefinido pela iniciativa do empreendedor e engenheiro mecânico Henry Ford. Ele estreou a produção em massa de automóveis apostando em um nicho não explorado pelo mercado: as classes mais baixas. A popularização do automóvel e a criação do carro popular se devem à Ford. Impossível não transformar o mercado desse jeito, não é mesmo?

Mas vamos deixar de lado os exemplos para entender e aprofundar o assunto. Continue a leitura!

Diferenças entre inovação tradicional e inovação disruptiva

De maneira simples, a inovação disruptiva transforma o mercado por meio da criação de algo. A inovação tradicional, no entanto, apenas melhora o que já existe.

Vantagens de apostar na inovação disruptiva

Quando uma inovação disruptiva surge no mercado, uma revolução é iniciada. Quando surge uma tecnologia de baixo custo, acessível e eficaz, mesmos líderes de mercado estabelecidos tendem a desaparecer, eles se tornam ultrapassados. 

Entre as características das inovações disruptivas estão: a menor margem de lucro, um público-alvo menos restrito e a simplicidade.

Graças a inovação disruptiva, determinados produtos, antes consumidos apenas por uma parcela da população, se transformam em itens de consumo acessíveis para todos. A maior fatia de consumidores, aliadas à simplicidade, compensam a pequena margem de lucro e alavancam as vendas. 

No mercado, os seus efeitos são benéficos para todos os consumidores. Afinal, aumentar as possibilidades de escolha e popularizar o invento no mercado são as suas principais vantagens.

5 dicas de inovação disruptiva 

Confira a seguir 5 dicas de inovação disruptiva para alavancar as vendas da sua rede de franquias e transformar o mercado.

1. Simplifique

A simplificação de um produto geralmente está associada a uma inovação disruptiva. Vamos supor um serviço complicado, demorado e burocrático. Sim, estou falando dos serviços financeiros. Ir ao banco resolver um problema na sua conta é sempre um problema. As filas gigantes, as papeladas exigidas e os termos complicados desanimam qualquer um. 

Já imaginou concentrar todas as operações bancárias no seu celular e nunca mais precisar ir a uma agência bancária na vida? O Nubank fez isso em 2013 e atualmente é a startup mais valiosa da América Latina. Segundo o The Information, o valor aproximado da fintech brasileira é de US $4 bilhões de dólares.

Por isso, concentrar os esforços para simplificar a prestação de um serviço é sempre uma alternativa ideal para transformar o mercado, ganhar vantagem competitiva e estabelecer a sua marca como referência em inovação disruptiva.

2. Amplie o público-alvo

Foi através da ampliação do público-alvo que Henry Ford transformou o mercado de automóveis para sempre. Ele pensou em oferecer o seu produto para um público esquecido e pouco cogitado pelos concorrentes: os próprios funcionários da fábrica.

Nesse sentido, estender as diferentes jornadas de compra e entender a formação do comportamento do consumidor pode te dar algumas pistas importantes sobre onde estão as melhores oportunidades para expandir.

3. Explore os nichos de mercado

Os nichos de mercado são aqueles segmentos pouco explorados pelos vendedores e prestadores de serviço. Algumas pessoas se enganam ao pensar que os nichos de mercado são tão pequenos que não valem o investimento. 

No entanto, se você souber analisar e encontrar o nicho apropriado, os seus lucros podem superar os concorrentes que não apostam nessa parcela específica de consumidores.

É o caso da AirBnb, serviço online e comunitário de hospedagem. A empresa americana apostou no nicho de turistas que preferem pagar o aluguel de pequenas residências em locais afastados do que gastar fortunas em diárias de hotel luxuosos. 

4. Observe as oportunidades durante os tempos difíceis

Em razão da pandemia de coronavírus e do isolamento social, muitos negócios desapareceram do mercado. No entanto, as empresas relacionadas ao segmento de Food Delivery cresceram. Não que os tempos difíceis sejam amenizados pelas possíveis oportunidades, mas o otimismo é importante em cenários desfavoráveis.

Dentro das franquias de alimentação, uma inovação é o modelo dark kitchen (aguardar publicação).

5. Aposte na tecnologia

Independente do segmento da sua rede de franquias, apostar na tecnologia é sempre um investimento. No início, a empresa americana Netflix era um serviço de entrega de filmes DVD por correspondência. Mas com o avanço das tecnologias, eles migraram para o serviço de streaming e se tornaram uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, ultrapassando até mesmo a Disney. 

Em outras palavras, é possível afirmar que o mercado e as tecnologias estão sempre se reinventando. Por isso, cabe a você entender esses movimentos e acompanhar as inovações. Ao aprender sobre as inovações disruptivas, as chances de você descobrir soluções inovadoras e transformadoras são maiores. Afinal, agora você já sabe em quem se inspirar.

A tecnologia é sempre uma aliada para facilitar a gestão das unidades da sua rede.Por isso, a Central do Franqueado desenvolveu o sistema para franquias. Quer modernizar a sua gestão e se destacar entre os concorrentes? Solicite uma demonstração e experimente grátis!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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