Era digital: o que é e como influencia o mundo do franchising
10 min de leitura Cristiano Ritzel
Atualmente, nos encontramos em um período em que todas as operações pessoais, corporativas e governamentais são feitas de maneira automatizada, com a troca de informações de volume e velocidade jamais antes vistos na história da humanidade: vivemos a chamada era digital.
Nesse contexto, tudo muda e evolui de forma muito rápida. Novas tecnologias surgem e, do dia para a noite, o mundo é outro. Assim como as demais estratégias de negócio, o franchising também foi e é muito impactado pelo mundo virtual e suas implicações na realidade.
Visando te ensinar como este momento que vivemos atinge o franchising — e como utilizar as suas ferramentas para elevar o nível da sua rede —, a Central do Franqueado preparou um conteúdo completo sobre o tópico. Não perca!
O que você vai encontrar neste conteúdo:
- O que é era digital?
- Como chegamos na era digital?
- Vantagens da era digital para franquias
- Considerações finais
O que é era digital?
O mundo está sempre passando por transformações, certo? Todos os dias novas tecnologias são criadas e também esquecidas, devido ao desenvolvimento tecnológico acelerado e à popularização da internet. Atualmente, há um crescente interesse em torno das inteligências artificiais, o que é uma das consequências da era digital.
Empresas de tecnologia, como a Apple, por exemplo, têm desenvolvido suas próprias inteligências artificiais. A iniciativa demonstra que as IAs (inteligências artificiais) estarão cada vez mais próxima do dia a dia das pessoas.
Uma outra característica da era digital nos dias de hoje é o uso de dispositivos móveis. A pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE em 2022, aponta que aproximadamente 92% domicílios no Brasil têm acesso à internet. Além disso, 98,9% dos brasileiros acessam a internet por meio de um smartphone.
Estas informações são importantes para que as redes de franquia desenvolvam estratégias para se aproximar da clientela. Por exemplo, um site de franquias que não é mobile-friendly, isto é, não é adaptável aos dispositivos móveis será um problema para a maior parte dos brasileiros.
A possibilidade de se comunicar e acessar informações de forma instantânea é um recurso possibilitado por este momento único da nossa história como seres humanos. Entretanto, enquanto alguns não perceberam as facilidades que as tecnologias oportunizam, outros estão tirando proveito destas novidades.
A abundância de dados úteis, a comunicação rápida e direta, o alcance ilimitado de clientes e a criação de estratégias passaram a ser ferramentas para o sucesso nessa era de transformação digital.
Sem falar nas vantagens possibilitadas pelo aperfeiçoamento de TI, como aparelhos de alta geração com mais qualidade e agilidade, inteligência artificial, armazenamento em nuvem etc.
Porém, para usufruir das vantagens da era digital, uma empresa precisa saber lidar com mudanças, tanto na infraestrutura quanto melhorar o mindset do negócio. Além da grande necessidade de compreender que a meta principal é entregar valor ao seu público.
Conhecida também como era da informação, a era digital é o momento onde a tecnologia e a informação passaram a ser essenciais a todo momento e para todas as pessoas.
A era digital é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20. Trazendo novos modos da sociedade agir em todos os âmbitos, inclusive profissional e pessoal.
Desde o surgimento dessa era, inúmeros aspectos da sociedade foram beneficiados. A era digital além de ser uma grande movimentadora da economia, afeta positivamente todas as comunicações e formas de divulgação, sendo extremamente importante, inclusive para o mercado de franquias.
Mas, antes de vermos detalhadamente como a era digital influencia no franchising, vamos conhecer o processo que nos trouxe até este ponto da história.
Como chegamos na era digital?
Nem todo mundo sabe como as mudanças na sociedade aconteceram. Principalmente a questão da chegada das novas tecnologias, que se tornaram tão presentes em nossas vidas. Então, vamos falar um pouco sobre isso? Confira!
Primeira Revolução Industrial
Iniciada na Inglaterra no século XVIII, a Primeira Revolução Industrial impacta na economia e mudanças na sociedade. Ela afetou diretamente nas formas de produção, através da criação de máquinas a vapor.
Tal momento gerou inúmeros empregos, crescimento de cidades, produção de mais mercadorias e surgimento de fábricas. Outro ponto positivo, foi a criação da ferrovia, que beneficiou o transporte mais rápido de mercadorias.
Segunda Revolução Industrial
Aconteceu entre o século XIX e XX, que apresentou um número maior de inovações. Passaram a existir os carros, telefones, rádio e televisão, itens que são populares até hoje em nosso cotidiano, sendo quase todos essenciais.
Terceira Revolução Industrial e início da era digital
A partir da Terceira Revolução Industrial os avanços da ciência, tecnologia e produção se tornaram maiores e mais evidentes, agregando muito para a economia mundial.
Dentre as invenções dessa revolução, destaques são a robótica, computadores e internet. Isso é o que gerou a criação e otimização de maquinários, inclusão de robôs em fábricas e surgimento de outros produtos.
Sendo assim, ela é considerada o marco de início da era digital. Inclusive, a terceira revolução ajudou muito na melhora de ações do dia a dia.
Quarta Revolução Industrial
Já na era digital, chegou o tempo de oferecer itens personalizados. Ou seja, podendo sempre optar por uma experiência diferente dos demais, consumir o que realmente lhe agrada.
A partir desse momento, as pessoas passaram a acessar itens do seu interesse real. Também, durante a quarta revolução, aconteceu a união da tecnologia digital com as biológicas e físicas.
De modo simples, a quarta revolução proporcionou tudo que vemos como essencial atualmente, como permitir conectar com pessoas de qualquer lugar, novos conhecimentos e etc. É chamada também de indústria 4.0, e seu maior destaque é customizar processos, utilizando de inovações tecnológicas.
Vantagens da era digital para franquias
Não é surpresa que talvez você já utilize da era digital para o benefício de sua franquia. Mas talvez você não saiba todas as vantagens que ela pode te proporcionar, então, abaixo, estão listados alguns pontos para você saber como ela pode te ajudar. Veja!
Agilidade e propagação
Com a era digital se torna mais fácil acessar e propagar informações, essas que podem ser utilizadas para melhoria de seus processos.
Aliás, também permite que você consiga obter informações diretamente com franqueados e franqueadores. Sendo uma ótima forma de obter uma resposta em caso de problemas. Tal ação ajuda muito na padronização de processos.
Proximidade com o público
Assim como a era digital possibilita nutrir uma relação com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, ela também coloca você à disposição para falar com seus clientes — e vice-versa. Você vai poder se aproximar do público, fortalecer sua marca via redes sociais, receber feedbacks etc.
Produtividade
A produtividade da sua franquia sobe bastante, principalmente porque a era digital utiliza tecnologias para incrementar a produção de tarefas.
Tanto que, basicamente, todas as empresas estão buscando utilizar de uma boa infraestrutura em TI, nuvem de armazenamento, entre outros itens para acelerar o desenvolvimento de seus processos.
Aumento de consumo
Antes para se comprar ou consumir algo era preciso sair de casa, mas com a era digital isso não é mais preciso. Se sua franquia (uma hamburgueria, por exemplo) utilizar de ferramentas e disponibilizar seus produtos via delivery, oferecidos por sites e aplicativos, você consegue aumentar as vendas.
Também é importante desenvolver facilidades tecnológicas como o curbside pickup, uma alternativa de entrega de produto em que o cliente compra pela internet e retira na unidade franqueada, na maioria das vezes sem nem mesmo descer do seu automóvel.
Mas as facilidades disponibilizadas pela rede de franquia precisam estar de acordo com o público-alvo. Afinal, determinados públicos estão mais acostumados aos meios tradicionais, às lojas físicas e ao atendimento presencial. Já outros preferem fazer tudo pela internet.
Aumento da competitividade
Obviamente, as políticas referentes à inovação influenciam o nível de competitividade da empresa. Quanto melhor forem as ferramentas utilizadas e mais presente a marca se fizer no mercado virtual, maior a capacidade de superar a oferta da concorrência e disputar a atenção do consumidor.
Além disso, no mercado de franquias, a competitividade é determinante para alcançar o sucesso. Por isso, franquias que não acompanham as tendências tecnológicas acabam perdendo a clientela.
Menos gastos
Através do uso de ferramentas da era digital, você não terá que tirar muito do seu bolso. Graças a aparelhagens e processos facilitados, não será preciso manter grandes equipes, o que gera pagamento de menos salários.
Também se tem menos gastos com publicidade e marketing, já que é possível garantir via redes sociais. Outro ponto positivo é que ao ter acesso a dados sobre comportamento do consumidor, você vai conseguir focar em criações com maiores probabilidades de darem certo.
Considerações finais
Apesar das facilidades oferecidas pelas novas tecnologias, muitos franqueadores ainda têm dificuldades em aproveitar o que a era digital tem a oferecer. Um problema comumente enfrentado é a instantaneidade exigida nas relações pela internet. Na hora de prestar suporte a um franqueado, por exemplo, uma resposta demorada ou perdida pode gerar insatisfação na rede.
A era digital possibilitou um fluxo de informações jamais visto anteriormente. Isto é, nunca tivemos tanto acesso à informação como temos hoje.
Por isso, é normal que quem esteja em contato com a tecnologia se sinta sobrecarregado ou distraído. Para manter a concentração, a organização no ambiente de trabalho é fundamental.
Também, ferramentas de gestão desenvolvidas especialmente para franquias são úteis nessa hora. Além disso, redes de franquia precisam estar sempre se atualizando para manterem a competitividade.
Dessa maneira, as novas tecnologias aumentam a velocidade em que as inovações surgem no mercado e configura um desafio para os franqueadores se manterem a par de todas as novidades.
A gente da Central do Franqueado conhece todos os problemas relacionados ao dia a dia de um franqueador. Para se manter atualizado em relação ao franchising, o blog da Central é o seu ponto de encontro com conteúdos de qualidade sobre as tendências do mercado de franquias.
Para melhorar a comunicação da sua rede, a gente desenvolveu o Engajamento, uma solução para engajar os seus franqueados e revolucionar a sua franquia. Quer saber mais? Solicite uma demonstração da sua mais nova Central unificada!
Como pode ver a era digital veio para ficar e com ela foi possível otimizar inúmeros processos e aspectos da sociedade. Por isso, não é surpresa que você já esteja colhendo os frutos desse avanço da tecnologia.
Mas é preciso saber que a era digital está sempre passando por atualizações. Fique atento às novidades e veja como melhorar sua rede de franquias com o passar dos dias.
Ela é capaz de otimizar bastante a sua rede, principalmente para a troca de informações para a padronização de processos, que é essencial para uma rede oferecer a mesma qualidade em todas as lojas.
Além de outras vantagens como melhorias na produção de produtos, comunicação entre equipes, relacionamento entre franqueado e franqueador. Então, realmente vale a pena utilizar as constantes inovações da era digital em seu negócio.
Gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre marketplace para franquias! Boa leitura!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Inovação no franchising
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à