Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Tecnologia e Inovação

E-mail profissional: 5 motivos para criar um para a sua franquia

6 min de leitura Filipe Pacheco


No mundo empresarial atual, a comunicação eficiente e profissional é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio, inclusive franquias. Enquanto muitas empresas se concentram em estratégias de marketing digital e presença nas redes sociais, há um elemento essencial que muitas vezes é negligenciado: o e-mail profissional.

Embora as mensagens instantâneas e as redes sociais tenham ganhado popularidade nos últimos anos, o e-mail continua sendo uma ferramenta indispensável para as empresas. Especialmente para as franquias, ter um e-mail profissional é mais do que uma opção — é uma necessidade.

Neste artigo, vamos explorar cinco motivos convincentes pelos quais criar um e-mail profissional é uma escolha inteligente para a sua franquia. Descubra como essa simples medida pode impulsionar a credibilidade da sua empresa, melhorar a comunicação com clientes e parceiros comerciais, além de fortalecer sua marca no mercado. Prepare-se para explorar as vantagens que um e-mail profissional pode trazer para o crescimento e o sucesso duradouro da sua franquia!

Você vai ver:

O que é um e-mail profissional?

Algum dia você percebeu que quando recebe um e-mail de uma empresa ele costuma acompanhar o nome oficial logo após o arroba (@)? Isto significa que a empresa adotou um e-mail profissional para se comunicar com os seus consumidores ou interessados na marca. Para isso, é preciso contratar um domínio próprio, o domínio é o nome que vem após o arroba. 

Mas, você deve estar pensando: qual a diferença entre um e-mail profissional e um e-mail comum? E-mails comuns vão usar domínios dos provedores que estão hospedados. Por exemplo, Gmail, do Google, ou Hotmail e Outlook, da Microsoft. A principal diferença entre o e-mail profissional e o comum é o domínio.

Então, se você estiver trocando e-mails com uma rede de franquias como a Balanceado, certamente encontrará na sua caixa de entrada o domínio [email protected]. Lembre-se: este é apenas um exemplo, cada empresa pode escolher o seu próprio domínio, mas ele sempre será personalizado conforme a estratégia de comunicação da organização.

Qual a importância do e-mail nos dias de hoje?

Desde o início da era digital e da internet, o envio de e-mails foi um dos pilares da comunicação. Este tipo de troca de mensagens revolucionou o modo de se comunicar. Apesar de as redes sociais e dos mensageiros instantâneos terem evoluído muito desde a criação dos sistemas de e-mail, a ferramenta ainda é amplamente utilizada nos dias de hoje.  

Sua principal utilização é voltada para negócios. O e-mail se tornou uma forma de comunicação mais formal frente a outras plataformas e aplicativos. Para quem atua no mercado, é obrigação ter um e-mail e utilizá-lo para se comunicar. 

Além da utilização para comunicação, o e-mail também se tornou uma ferramenta poderosa para fazer marketing e vender. No mercado de franquias, é um dos principais meios que franqueadores utilizam e realizam comunicação com sua rede e fora dela. 

Diante disso, se torna fundamental a profissionalização do e-mail para uma comunicação mais formal. Há diversos casos em que o e-mail utilizado por franqueadores em sua rede é em provedores como Gmail e Yahoo. No entanto, isso não é benéfico para a rede. Saiba porque você deve criar um e-mail profissional em sua rede.

5 razões para criar um e-mail profissional para sua franquia

A aplicação de um e-mail profissional se direciona principalmente aos franqueadores de uma rede de franquias. É importante que os setores da sua franquia, como o de vendas e marketing, tenham o registro da sua empresa no domínio do e-mail. Há alguns benefícios diretos em sua franquia na criação de um e-mail profissional. Leia a seguir!

1. Autoridade

A chance do seu público-alvo abrir e ler um e-mail é muito maior quando você tem o nome da sua rede marcado nele. As pessoas tendem a dar mais confiança e atenção para e-mails que obtêm uma marca registrada. 

Criando um e-mail profissional você está passando transparência para o destinatário. O cliente, colaborador ou franqueado, ao receber um e-mail com a marca da sua empresa, tende a considerar que sua rede é responsável e valoriza a comunicação. Isto fará com que eles abram seu e-mail e não ignorem as notificações quando receberem algo vindo da sua rede. 

Além disso, fica mais fácil para os seus clientes não caírem em golpes, spam e vírus. Afinal, o domínio da empresa não pode ser reproduzido por nenhuma outra. Então, se a sua organização sofre com envio de spam, o e-mail profissional com certeza vai resolver este problema.

2. Identificação

Se você estabelece logo no domínio do seu e-mail o nome da sua rede, o seu destinatário consegue identificar facilmente que é da sua rede. Com isso, você fortalece a sua marca e a torna mais identificável através das suas mensagens.

Com um e-mail profissional você estará ajudando a fortalecer a sua marca, afetando diretamente o branding da sua rede. Ser facilmente identificável é um dos pilares para a construção de uma identidade de marca forte. Lembre-se: as assinaturas de e-mail também são indispensáveis para facilitar a identificação da sua rede de franquias pelos clientes ou franqueados.

3. Organização

Utilizar uma conta de e-mail pessoal para receber todos os contatos e mensagens de diferentes origens pode causar uma imensa dor de cabeça. O trabalho para organizar uma caixa de entrada e encontrar os e-mails na hora que precisa é trabalhoso e improdutivo. 

Com contas pessoal e profissional separadas, você consegue filtrar melhor e organizar suas mensagens de acordo com a prioridade. Além disso, é possível separar por setores da rede, por exemplo: [email protected]. Deste modo, você consegue direcionar os e-mails para cada setor, diminuindo o acúmulo da caixa de entrada principal e aumentando a eficiência dos contatos. 

Nesse sentido, se os seus colaboradores perdem e-mails de clientes com frequência, certamente um e-mail profissional que divida cada um dos setores vai colaborar muito com a organização.

4. Promover sua franquia

Uma forma de utilizar o e-mail profissional é para aumentar o alcance da sua rede. Enviar uma promoção para seus clientes ou franqueados através de um e-mail pessoal é uma alternativa completamente amadora. É preciso estratégia neste tipo de comunicação. 

Portanto, esta estratégia é muito eficaz para gerar valor aos seus clientes e colaboradores. Mas, para isso, é essencial ter um e-mail com sua marca registrada. Fazendo isso, você está tirando proveito da ferramenta de e-mail para aumentar seu alcance e, possivelmente, gerar mais vendas. 

5. Flexibilidade

Ao criar um domínio para seu e-mail profissional, você se registra em um provedor. Você pode operar seu e-mail tanto pela plataforma que contratar, quanto incorporá-lo a provedores convencionais, como Gmail e Outlook

Assim, você obtém flexibilidade de envio e leitura de e-mails, podendo utilizar o provedor ou leitor que mais se adapta, mas com contas separadas. Isto fará uma grande diferença na comunicação da sua rede. Vale lembrar também a segurança proporcionada pelos provedores. Uma destas facilidades são os sistemas de armazenamento em nuvem. 

Como criar um e-mail profissional? 

Para criar um e-mail profissional, a primeira coisa que você deve fazer é registrar um domínio. Você faz isso em diversos sites com baixo custo. Após registrar o domínio, é preciso escolher o provedor de e-mail. 

Tendo um domínio, o próximo passo é ter uma hospedagem. Os sites que oferecem criação de domínios também têm planos de hospedagem. Porém, você também pode adicionar seu domínio no provedor que preferir e o gerir separadamente do e-mail pessoal. 

É um processo básico criar um e-mail profissional, mas que, com certeza, irá trazer bons resultados para sua rede. Após ter seu e-mail profissional basta fazer uma boa gestão das suas mensagens e manter a organização.  

Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do universo do franchising.

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Tecnologia e Inovação