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Tecnologia e Inovação

Cozinha 4.0: o que é e como a tecnologia transforma cozinhas profissionais no mercado de franquias

9 min de leitura Carlos Griebler


Você já ouviu falar em cozinha 4.0 ou em cozinhas inteligentes? Em razão da transformação digital que o mercado tem passado na última década, é cada vez mais comum se deparar com o termo em suas pesquisas enquanto empreendedor. 

Mas mesmo que ainda não tenha, saiba que o tópico não é nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, estamos falando de algo que já é uma realidade para muitos negócios — e que você provavelmente já vivenciou em algum estabelecimento.

Inspirada na indústria 4.0, conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias para melhor eficiência nos processos de um negócio, a cozinha 4.0 busca replicar ideias semelhantes. Ou seja, implementar a tecnologia nas cozinhas dos restaurantes a fim de qualificar a produção ao mesmo tempo em que reduz ou até mesmo elimina desperdícios.

Com benefícios como esse, é difícil ficar de fora, certo? Para te ajudar a conhecer mais sobre o conceito, suas vantagens, aplicações e, é claro, exemplos do mundo do franchising, a Central do Franqueado preparou este guia completo do assunto. Não perca!

Você aprenderá neste artigo:

O que é cozinha 4.0?

Como vimos, a cozinha 4.0 surge em um movimento onde empresas buscam e já conseguem integrar processos tecnológicos na rotina de trabalho de um negócio. Com isso, o próprio nome “cozinhas inteligentes” pode explicar a cozinha 4.0 como uma evolução da cozinha tradicional, com novos processos, maquinários e, principalmente, cultura de como oferecer um produto alimentício. 

Processos de inteligência, automação e conectitivade para aumentar a produtividade e reduzir custos. Lembrou de alguma empresa de tecnologia? Pode até ser, mas acredite se quiser, estamos falando de cozinhas! Mas que história é essa de cozinha 4.0?

O nome é inspirado na indústria 4.0, que usa a tecnologia para aumentar a eficiência. A partir daí, é possível alcançar resultados semelhantes ao encontrados em linhas de produção das grandes empresas, porém, dentro da cozinha.

Carnes e legumes assados em instantes, pratos preparados em tempo recorde, menor desperdício, maior qualidade nos alimentos servidos ao cliente. Tudo isto tem a ver com cozinha 4.0. Em uma perspectiva história, a cozinha 4.0 começou na década de 1970. Desde então, a tecnologia tem se transformado cada vez mais rápido, possibilitando até mesmo controlar a cozinha remotamente.

Neste novo sistema, a ideia é utilizar a tecnologia para evoluir. Evoluir a forma como entregar os pedidos da clientela, de forma muito mais rápida do que acontece em restaurantes tradicionais. Evoluir o atendimento, acelerando a forma como pedidos são pensados e realizados. E, principalmente, evoluir a gestão de gastos de um restaurante, diminuindo gastos com funcionários ou até estruturais.

De acordo com a EXAL, especialista em estatísticas alimentares, uma pesquisa indica que a produtividade da cozinha pode aumentar em até 30% com a implantação da cozinha 4.0 nos processos de trabalho. Ainda, assim como nas fábricas com a Indústria 4.0, estima-se que, até 2025, os processos relacionados à ao 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Mas nem só de números para o futuro vivem um negócio. Hoje, o processo de digitalização das cozinhas avança a passos lentos — geralmente, são novos negócios que começam a atualizar seus métodos de produção, enquanto os mais tradicionais preferem uma testagem maior desse mercado antes de efetivarem seus investimentos.

Exemplos de cozinha 4.0

 

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Atualmente, são inúmeros os estabelecimentos que operam dentro desse sistema de automação, digitalização e busca pela maior eficiência possível. Dentro do franchising — e do mercado em geral — a cozinha 4.0 geralmente se manifesta através do principal beneficiado pelo distanciamento social causado pela pandemia, o delivery. Além dele — que discutiremos logo mais — também afeta a própria produção, com novos maquinários e formas de operação. Vamos ver?

Começando pelo delivery, as principais formas do modelo no mercado de franquias são as dark kitchens e os restaurantes take-away. Isto é, em um contexto onde é possível adquirir livros, roupas, sapatos, produtos de limpeza e até mesmo itens de supermercados de forma digital e a distância, a tecnologia não ficaria de fora de um mercado tão grande quanto o de alimentação.

Do ponto de vista operacional, podemos separar a cozinha 4.0 em dois momentos: o atendimento e a produção de fato. No atendimento, temos a possibilidade de totens de atendimento, que substituem a necessidade de atendentes humanos ou do próprio uso de aplicativos de celulares que adiantam o pedido. 

Enquanto isso, na produção a cozinha 4.0 traz esse grande investimento em inteligência artificial e automação para agilizar tanto a vida da sociedade, com uma maior rapidez no preparo quanto da própria empresa, com novos equipamentos e maquinários que reduzem ou otimizam gatos.

Segundo Júlio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce, rede de restaurantes que já investiu R$ 5 milhões no conceito de cozinha 4.0, “Aliar tecnologia à cozinha trouxe vantagens competitivas para as operações. Com a cocção noturna, por exemplo, podemos adiantar receitas que contam com pré-preparo durante a noite. Isso trouxe um ganho na produtividade para o dia seguinte”.

Trazendo isso, de fato, ao franchising, a rede também julgou necessário capacitar franqueadores e colaboradores com os métodos e adventos da cozinha 4.0, enquanto também apostou em cardápios digitais e um aplicativo para pedidos via QR Code. Segundo dados da empresa, nas franquias em que estão 100% dos canais instalados, houve um aumento de 20% no volume de vendas, comparado com unidades que ainda estão sem o cardápio online.

Quais os benefícios da cozinha 4.0?

Entre os pontos fundamentais de uma cozinha inteligente, ou cozinha 4.0, estão: a sustentabilidade; a tecnologia; os processos e a produtividade. Que tal aprender mais sobre os benefícios de investir em uma cozinha 4.0? Continue a leitura!

Embora seja um conceito bastante recente, a cozinha 4.0 pode ser considerada um nicho de outro termo semelhante, o franchising 4.0. Em um escopo mais geral, ambos apenas sintetizam uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam um crescimento exponencial em seu crescimento a partir do uso de tudo que a era digital pode oferecer, como ferramentas de gestão, treinamentos EAD e, principalmente, otimizar seus processos sem perder qualidade.

Você já parou para pensar quanto tempo, dinheiro ou até mesmo espaço acaba gastando por conta de dezenas de processos desatualizados ou profissionais dispensáveis? Pois então, a tecnologia DEVE ser uma solução para esse tipo de problema, com alternativas mais ágeis e eficientes para uma rotina de trabalho mais tranquila e produtiva.

Assim, pensar nessas atualizações deixou de ser um diferencial, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Então, se estamos falando sobre a automatização de processos, por exemplo, a mudança na forma de realizar processos manuais de forma automática se faz presente como uma das melhores formas de reduzir custos e tempo em sua franquia. Com isso, o cotidiano de uma franquia, recheado de processos burocráticos, ganha um aliado enorme na hora de otimizar, resultando em um impacto direto na gestão.

Como os benefícios são semelhantes, você pode conferir os principais pontos que a cozinha 4.0 pode trazer ao seu negócio em nosso guia completo sobre franchising 4.0. Não deixe de conferir!

Maior rendimento e produtividade

Tanto na cozinha 4.0 quanto no franchising 4.0, a tecnologia é fundamental para aumentar o rendimento e a produtividade. Em uma cozinha tradicional, o desperdício de alimentos é um dos maiores problemas enfrentados pelos chefs. No franchising, não é diferente. Porém, além de alimentos, um gestor pode encontrar dificuldades relacionadas ao desperdício de tempo e recursos da franquia.

Um exemplo são os problemas comuns de logística, por exemplo, a falta de controle sobre a data de validade dos produtos, que resulta no seu descarte, impactando as vendas da unidade franqueada. Portanto, contar com a tecnologia é uma das alternativas para facilitar a administração da sua rede de franquias.

Para controlar o estoque das suas unidades franqueadas, por exemplo, você pode contar com soluções tecnológicas desenvolvidas especialmente para aprimorar as compras da rede.

Como implantar a tecnologia em sua franquia?

O primeiro passo é entender suas necessidades. Estamos falando de um alto investimento, então se não fizer sentido no momento modernizar o atendimento e produção da sua rede, não vale a pena correr atrás disso nesse momento. Isto é, se o resultado final não justificar esse investimento, não são dezenas botões espalhados em sua cozinha que trarão o capital necessário para manter seu negócio em pleno funcionamento. A cozinha 4.0 precisa suprir as suas necessidades como empreendedor!

Com isso em mente, você pode analisar a viabilidade dessa implantação. Se vale a pena, é pensar em como isso será escalável em sua rede de franquias. Serão todas as unidades ou apenas algumas lojas? O uso dos novos maquinários será obrigatório para todos os franqueados? A capacitação e o investimento, partirão de quem? Todas são questões a serem avaliadas neste processo de modernização.

Dica: o digital além do físico com a Central do Franqueado

Por mais que novos equipamentos ou robôs que parecem ter saído de um filme de ficção científica contribuem no sucesso de sua rede de franquias, eles não são o suficiente. Então, se você viu na cozinha 4.0 uma oportunidade para deixar de desperdiçar recursos da sua franquia com perda de informações e gastos com diversas ferramentas, podemos te ajudar com sua gestão

Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.

Plataformas online de gestão, como a Central do Franqueado, são ideais para gestão de rede e comunicação entre o franqueador e franqueado e aperfeiçoam até mesmo o controle de qualidade e a expansão da rede.

Para você que quer aprimorar o processo de compras na sua rede de franquias, a Central desenvolveu o Módulo Compras. Ele permite a você, franqueador, definir fornecedores homologados, monitorar a aquisição de matérias primas, consultar relatórios e mais! Quer conhecer? Venha bater um papo conosco! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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