10 dicas para criar um blog para sua franquia
11 min de leitura Filipe Pacheco
Como criar um blog para sua franquia é uma dúvida comum dos franqueadores. Todos sabemos a importância de uma estratégia digital para as empresas se destacarem no mercado que é cada vez mais competitivo. Para franquias não é diferente, afinal, uma presença digital possibilita maior divulgação e também maior contato com o seu público.
Estando online, é possível divulgar desde promoções, produtos e serviços, e até mesmo usufruir da divulgação “boca-a-boca”, sendo marcado e localizado pelos clientes e gerando maior alcance e engajamento. Mas será mesmo que vale a pena criar um blog para a sua franquia? Descubra neste artigo!
Neste artigo você vai ver:
Qual a importância de criar um blog para franquias?
Sabemos que as redes sociais são importantes, mas é através do blog que você conseguirá se posicionar como uma autoridade no seu segmento. Além disso, blogs são focados em um perfil de cliente diferente, enquanto as redes sociais têm um alcance considerável aos consumidores finais. Com esse direcionamento para a aquisição de novos franqueados, criar um blog em sua franquia pode ser uma excelente forma de divulgar seu negócio e sanar as possíveis dúvidas de um investidor.
Em um blog, conteúdos aprofundados são bem-vindos. E, na maioria das vezes, o usuário que procura soluções para um problema no Google vai acabar em um blog. Por isso, seu desenvolvimento também melhora a divulgação da marca da sua rede e a transforma em uma autoridade em sua área de atuação.
Vamos supor que a sua rede de franquias trabalhe com sorvetes e bebidas refrescantes. Dessa forma, em um blog, a franquia poderá produzir conteúdos para os seus consumidores, como quais os sabores de sorvete são mais recomendados para quem quer se refrescar sem prejudicar a saúde.
Além disso, um blog vai aprimorar a estratégia de expansão da rede de franquias. Isto é, um investidor interessado em entrar para o mercado de franquias, pode encontrar um blog post sobre as vantagens de investir em uma franquia de sorvetes. A partir deste primeiro contato, ele provavelmente será encaminhado para outros conteúdos, até o momento em que entrará em contato com a marca para saber sobre as informações de investimento.
10 dicas para criar um blog para a sua franquia
Agora que você entendeu a importância de criar um blog para a sua franquia, confira as 10 dicas que a Central do Franqueado preparou para você sobre como criar um blog!
1. Defina o objetivo do blog da franquia
Qual objetivo você deseja atingir criando um blog para a sua franquia? Você quer aumentar a autoridade da marca ou produzir conteúdo para os seus consumidores? Existe também a possibilidade de você querer um blog para aumentar o número de investidores interessados na rede de franquias.
Dessa forma, é importante que você saiba qual objetivo você quer alcançar por meio da criação de um blog. A definição é importante para dar o primeiro passo, que é colocar a criação do blog em prática. Posteriormente, o seu blog poderá investir em diferentes abordagens para públicos diversificados.
Mas para começar, é importante manter a simplicidade e a concentração em apenas uma ideia.
2. Escolha o nome e o domínio do blog
Depois de definir o objetivo do seu blog, pense em um nome e um domínio para ele. Quer um exemplo?
Antes de tudo, o domínio e o endereço na web não são a mesma coisa. Observe o exemplo da Maria Açaí, onde o domínio é ‘mariaacai.com.br’. Agora, dentro deste domínio, existirão outros endereços, por exemplo, mariaacai.com.br/blog ou ‘mariaacai.com.br/candidato-franqueado/’
Neste caso específico, a rede de franquias Maria Açaí definiu o domínio do seu blog como ‘mariaacai.com.br/blog’. Portanto, não é necessário um nome complicado. Um nome simples vai facilitar até mesmo para o seu blog ser encontrado por consumidores ou empreendedores do mercado de franquias.
Também é importante verificar a disponibilidade de um domínio e se vale a pena comprar um para o seu blog. Geralmente, quando usamos uma plataforma gratuita nosso site fica com endereço de URL como “franquia.wordpress.com.br”.
Quando você compra o domínio, pode ter um site com a URL seublog.com.br deixando bem mais fácil de memorizar e de achar no Google também, devido à exclusividade do link, que passa a ser seu, mas precisa de renovação periódica.
Escolha uma plataforma para seu blog
As plataformas para criação de blog são conhecidas como CMS. A sigla representa o termo da língua inglesa Content Management System, que significa, em tradução para o português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
Nesse sentido, existem muitas plataformas no mercado entre pagas e gratuitas para hospedagem, como o WordPress, Wix, Blogger etc. Algumas permitem você hospedar de graça seu site ou assinar planos para ganhar mais opções de personalização.
Optando por uma dessas plataformas, você tem à sua disposição diversos temas para personalizar seu blog e também diversos plug-ins a fim de facilitar algumas operações, mensurações e outras necessidades que você possa ter.
Trace sua persona
O nome parece estranho, mas significa simplesmente conhecer seus leitores. Isso é bem importante na hora de montar o layout e design do seu site também. Com certeza você conhece a máxima de que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Tanto para saber quem é sua persona quanto para desenvolver o design do seu blog, você pode optar por contratar um especialista, uma agência ou mesmo um freelancer.
No caso de franquias, a principal persona será um potencial investidor. E como existem diferentes tipos de investidores, você provavelmente também vai identificar mais de um tipo de persona. Pense em quais perguntas podem ser relevantes para esse público: qual a região que moram? Sua franquia existe em diferentes formatos (home office, quiosque, loja)? Qual o investimento inicial? Possui treinamentos? Quem pode ser um franqueado?
A partir dessas perguntas, você vai conhecer melhor quem é o público-alvo da sua rede de franquias.
Tenha seu blog encontrado pelo Google
Uma das grandes vantagens do blog é a possibilidade de otimização para ranquear no Google. Sabe quando você faz uma pesquisa e aparecem os primeiros links, após os anúncios patrocinados, e você clica, em média, nos 3 primeiros? Pois é, é nesses 3 primeiros que você quer estar!
Para isso, é importante descobrir quais são as palavras-chave relevantes para o seu setor e fazer um planejamento dessas palavras na hora de escrever seus artigos. Você pode usar o planejador de keywords do Google e o Google Trends para verificar os termos mais buscados.
Todavia, vale evitar o uso de palavras-chave genéricas, pois elas são muito mais disputadas e podem atrair um público que não necessariamente o seu público de interesse. Isto é, você terá um custo alto, por se tratar de palavras-chave importantes, mas esse investimento não resultará em novas vendas, causando prejuízos.
Além disso, não é aconselhável você apenas repetir a palavra-chave ao longo do conteúdo, pois o excesso de keywords também é penalizado pelo Google e seu site vai parar lá pela vigésima página do buscador (você já foi além da segunda página? Pois é, seus leitores provavelmente também não).
É importante que você faça um planejamento do conteúdo e sempre que possível use as palavras-chaves. Ter o seu blog encontrado em pesquisas do Google é uma das possibilidades proporcionadas por uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO). O SEO é indispensável para manter a sua rede de franquias na primeira página de resultados do Google.
Criando o conteúdo
Você criou o blog, e agora? Está tudo organizado em termos de layout e design, você tem seu domínio, as palavras-chaves foram escolhidas, e temos uma ideia do nosso leitor ideal. Agora é começar a produzir conteúdo, certo? Calma. Antes de começar a produção de conteúdo, é importante ficar atento a alguns detalhes.
Por exemplo, criar um calendário editorial é fundamental para organizar quais assuntos serão abordados. Assim fica mais fácil visualizar todo o conteúdo que se tem planejado, além de manter uma regularidade nas publicações, que vai promover o engajamento. Subir conteúdos de forma muito esporádica prejudica sua visibilidade.
Além disso, um calendário editorial permite a você criar conteúdo com mais antecedência e evitar sustos e correrias ou mesmo a falta de conteúdo durante os dias de postagem. Essa ferramenta também será importante quando você delegar a criação do conteúdo para terceiros. Uma equipe, um freelancer ou uma agência de publicidade. Desse modo, fica mais fácil para você controlar e aprovar o conteúdo que estará sendo produzido.
Você precisa se destacar de alguma forma para que seus leitores cheguem até você e permaneçam até o final. Esse processo começa com um bom título, que deixe seu leitor curioso e ofereça a promessa de satisfazer uma dúvida. Melhor ainda é quando o próprio título cria a dúvida no leitor e ele se sinta impulsionado a descobrir.
Se você se estabelecer como um local de conteúdo de qualidade, fácil de ler e fluido, você se tornará referência e aquele leitor provavelmente voltará mais vezes e o melhor: ajudará na divulgação do seu blog em sua rede de contatos.
Divulgue o conteúdo do blog
Todo esse cuidado até aqui será em vão se você não tiver uma estratégia de divulgação desse conteúdo.
Existem muitos meios para você divulgar e no começo é normal ser um pouco mais difícil. Você pode usar as redes sociais para promover o blog, enviar newsletter à uma base de dados (importante também você deixar algum espaço para que seus leitores informem um e-mail e você possa aproximar a comunicação com eles através de newsletter, inclusive quando houver a postagem de novos conteúdos), ou mesmo investimento no Google Ads.
O importante é que de alguma forma você torne esse conteúdo conhecido. Depois que as pessoas estiverem cientes e você adquirir um público fidelizado, as possibilidades de alcançar um tráfego orgânico satisfatório são maiores.
Fidelizando seus leitores
Como mencionamos no tópico anterior, é importante que você consiga aproximar o seu conteúdo dos seus leitores e consiga convencê-los a deixar um contato. Para isso, você precisa de estratégias. Mas tenha calma! Não adianta pedir por informações antes que o seu leitor esteja pronto para dividir esse tipo de dados. Primeiro, você precisa apresentar o material e deixar que o leitor se sinta à vontade para compartilhar o contato dele.
Além disso, para gerar leads é interessante oferecer alguma coisa em troca dos dados. Por exemplo, você pode oferecer um e-book gratuito sobre sua franquia ou sua área de atuação. Talvez, num primeiro momento, não tenha muitas inscrições no formulário, por isso ele deve ser apenas uma das formas de você divulgar seu blog.
Dessa forma, você constrói uma estratégia de e-mail marketing melhor do que se adquirisse uma lista de e-mails pronta. Afinal, não é aconselhável que você compre base de dados com vários e-mails, pois eles não serão direcionados para o seu público-alvo e provavelmente sua taxa de rejeição será maior, isso também é prejudicial para o posicionamento do seu site no Google.
Monitore os resultados
Monitorar os resultados do seu blog é uma atividade que vai garantir o sucesso da sua estratégia de divulgação. Através do controle do número de visitas, por exemplo, você verifica se os consumidores ou investidores estão encontrando o blog nas pesquisas do Google.
Também, comparar o número de interessados na franquia antes e depois da implementação de um blog vai apresentar informações sobre a efetividade dos conteúdos publicados. Por isso, fique atento aos números que o seu blog está apresentando. Considere pequenas alterações regularmente para executar as melhores comparações.
Por exemplo, o botão de “seja um franqueado” foi mais clicado em qual posição? No topo ou no final da página? É importante considerar essas diferenças para manter os usuários interessados.
Padronize a identidade visual
Sabia que um blog também precisa ter a identidade visual padronizada? Se você usar cores diferentes na composição visual da marca provavelmente os leitores do blog terão dificuldades em associar o nome à marca no primeiro momento.
Mas nem todas as franquias apostam em padronização visual. Afinal, o dia a dia de um empreendedor de franquias é muito corrido e nem sempre sobra tempo para se preocupar com o visual, não é mesmo? Por isso, a Central do Franqueado desenvolveu o módulo Marketing para auxiliar franqueadores a manterem a identidade de marca padronizada.
A solução é parte dos nossos serviços de padronização de franquias e permite a você criar artes de divulgação e disponibilizar modelos para os franqueados. Que tal começar a centralização do seu marketing e reduzir suas preocupações? Solicite uma demonstração do Módulo Marketing e comprove as facilidades de um sistema desenvolvido especialmente para franquias!
Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado e fique por dentro das novidades do universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
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