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Tecnologia e Inovação

Sua franquia no mapa: como colocar minha empresa no Google Maps

5 min de leitura Carlos Griebler


Sua franquia está presente no Google Maps? Caso não conheça, o Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito para navegadores, iOS e Android. Como estamos falando do maior site de buscas do mundo -– e que recebe cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais — ficar de fora desse cenário é um sinal de alerta. 

Atualmente, qualquer empresa que queira obter sucesso e ingressar de maneira consistente em um nicho de mercado, deve estar presente nas plataformas de busca da internet, seja com estratégias de SEO, redes sociais e, nesse caso, serviços de geolocalização. Por isso, da mesma forma que você quer saber onde seu cliente está, é importante possibilitar o contrário: que ele encontre você através do Google Maps.

Neste conteúdo, iremos apresentar mais detalhes sobre o que é o Google Maps e como um ponto de localização na plataforma Google Meu Negócio pode ajudar sua franquia a se estabelecer no mercado. 

No artigo você lerá sobre:

O que é o Google Maps?

Você provavelmente já utilizou o Google Maps. Afinal, dentre as diversas funcionalidades do serviço, grande parte delas se tornaram quase que intrínsecas ao nosso cotidiano, como suas funções de GPS ou até mesmo visitar o outro lado do mundo no street view.

Todavia, sua função empresarial acaba passando despercebida muitas vezes — assim como suas possibilidades. Pense só: está muito calor e alguém deseja comer um sorvete. Logo, realiza uma pesquisa no buscador mais famoso da internet, o Google. De cara, se você tem uma empresa com essa finalidade e estiver próximo dessa pessoa, seu negócio vai aparecer nos resultados com destaque. Incrível, não?

Quais as vantagens de colocar minha empresa no Google Maps?

Como vimos, a grande vantagem de colocar sua empresa no Google Maps é facilitar a vida do seu usuário através da geolocalização. Isto é, se tornar um dos destaques nas buscas em determinada região e, consequentemente, atingir mais pessoas que realmente procuram seu produto.

Com o cadastro realizado nesta plataforma do Google, o seu negócio tem muito mais chances de aparecer aos consumidores. Uma vez que você está na plataforma, sua empresa aparecerá em outros apps e páginas do Google além Google Maps. Sendo assim, sua empresa ou franquia estará visível para todos os consumidores em diferentes plataformas.

Além disso, em contexto onde todo negócio é guiado por dados, incluir a sua localização no mapa traz a possibilidade de ter dados para trabalhar de forma estratégica. Nele, você consegue ter acesso ao comportamento dos clientes, quantas pessoas visitaram o site, quantas ligaram ou solicitaram rota para o estabelecimento e mais.

Com isso, se possibilita um negócio observar seus produtos de uma visão 360°, obter o conhecimento, padrões de comportamente e tudo sobre a opinião dos clientes sobre sua loja.

Como exemplo, você pode entender qual é o comportamento do seu cliente após acessar a localização no Google Maps. Cruzando os dados, é possível descobrir se ele foi até sua loja, acessou o seu site ou até mesmo se converteu em cliente. Assim, você terá informações suficientes para trabalhar em sua fidelização.

Sabe qual a melhor parte? O Google Maps — assim como o Google Meu Negócio — é uma ferramenta gratuita! Com eles, a unidade da sua franquia vai estar presente sempre que alguém fizer alguma busca pelo nome da marca, produto ou serviço oferecido. 

O seu negócio ganha mais credibilidade

O Google é uma das empresas de tecnologia mais lembradas no mundo. Ele atua em diferentes ramos e tem autoridade no mundo dos negócios. Portanto, quando o seu negócio está presente em uma rede como o Google Maps, o público reconhece que a sua empresa é confiável. Afinal, você estará dando um endereço físico para encontrá-lo, diminuindo possibilidades de golpes etc.

Segundo a Google, empresas que estão cadastradas no Google My Business têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Não esqueça: você precisa considerar o Google Maps como um site da sua franquia. Em outras palavras, você precisa mantê-lo atualizado e interessante para o público. Considere as personas e estratégias de marketing de conteúdo para manter a relevância da sua empresa no mundo digital.

3 formas de colocar minha empresa no Google Maps

Embora seja possível cadastrar sua empresa no Google Maps através do celular, é recomendado que o processo seja feito pelo computador devido a sua praticidade. Vamos lá? O processo é bastante simples, cabe ao responsável seguir os passos indicados pela plataforma de maneira intuitiva.

No computador, faça login no Google Maps. Após isso, você pode adicionar sua empresa de três maneiras:

  • Digite seu endereço na barra de pesquisa. À esquerda, no Perfil da empresa, clique em Adicione sua empresa.
  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar do mapa. Depois, clique em Adicione sua empresa.
  • No canto superior esquerdo, clique no menu Adicione sua empresa. Siga as instruções exibidas na tela para concluir a inscrição no Perfil da empresa.

Além disso, caso descubra que a marca já está presente no Google Maps e que você não tem controle absoluto sobre a gestão dessas informações, é possível reivindicar a propriedade da sua empresa pelo Google Maps. Assim, você confirma alguns dados e recebe a permissão de fazer a edição na plataforma.

Para isso, também abra o Google Maps. Em seguida, na barra de pesquisa, insira o nome da empresa. Depois é só clicar no nome da empresa e escolher o correto.

  • Clique em Reivindicar esta empresa Gerencie agora. 
  • Para escolher outra empresa, clique em Sou proprietário ou gerente de outra empresa.
  • Selecione uma opção de verificação e siga as etapas na tela.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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