central-logo openMenu

Primeiro trimestre de 2022 registra aumento em franquias home-based

content-category
Notícias

1 min de leitura Leonardo Montoya

Um novo relatório de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou estatísticas importantes sobre os formatos das unidades que representaram o mercado de franquias no primeiro trimestre de 2022. Os dados revelam que as operações home-based totalizaram 14,8% das operações, com um acréscimo considerável em relação aos anos de 2021 e 2020, quando o modelo representava 10,3% e 7,1%, respectivamente. 

Já as lojas de rua, a operação mais comum do franchising, estão perdendo espaço. No primeiro trimestre de 2022, esse formato representou 51,7% das operações, queda substancial quando comparado aos 57,6% de 2021 e aos 63,4% de 2020. O relatório ainda mostra que as lojas em shoppings, outra modalidade muito importante para o mercado de franquias, também estão em retração. Em 2020, o formato representava 22,4% das operações, mas caiu para 20,6% em 2021 e, de novo, para 20% em 2022.

Em compensação, outros tipos de operações — como prédios comerciais, condomínios residenciais, hospitais, clubes esportivos, entre outros — apresentam um crescimento importante e mostram a variedade do franchising no Brasil. Em geral, esse grupo representava em 2020 apenas 3,1% das unidades, mas teve um salto para 8,2% em 2021 e manteve sua relevância em 2022, totalizando 8,7% das operações. 

Se quiser encontrar a franquia home-based certa para você e começar a empreender, confira nosso Portal de Franquias e conheça as melhores redes do país.

Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossa página de dados sobre a busca por franquias.

Author Avatar
Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Notícias de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades