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Feriados 2024: saiba todas as datas comemorativas e como sua franquia pode lucrar com elas

12 min de leitura Carlos Griebler


Você já sabe quando os feriados mais importantes do comércio acontecerão em 2024? Como alguns deles possuem datas flexíveis, é possível que comemorações importantes acabem se perdendo em meio a um calendário cheio como o do franchising. Porém, um bom aproveitamento da expectativa gerada por feriados pode trazer um grande salto no faturamento geral da rede.

Para te ajudar a conhecer todos os detalhes do calendário de feriados de 2024, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre as datas comemorativas do novo ano. Estratégias de marketing, vendas e como preparar sua rede de franquias para potencializar ao máximo os resultados que feriados possibilitam.

Neste artigo você verá:

Calendário 2024 com feriados

Após mais um ano recheado de feriados importantes para o mundo dos negócios, a pergunta que logo vem à mente é sobre as datas comemorativas de 2024. Após dois anos em que o franchising consolidou a recuperação da pandemia do novo coronavírus, o mercado de franquias continua a apontar para um futuro brilhante — e os números mostram isso. 

Se em 2022 não tivemos muitos feriados prolongados, em 2024 as datas comemorativas serão ideais para quem gosta do comércio. No total, serão 12 feriados e 9 prolongados no calendário de 2024. Isto é, temos um ano repleto de dias festivos que serão próximos ou até mesmo nos fins de semana. 

Ou seja, apesar de o ano não proporcionar tantos descansos durante os dias de semana, empresas poderão se beneficiar de um público ainda maior nas ruas durante os finais de semana. Por outro lado, alguns feriados podem causar paralisações que precisam ser planejadas a fim de evitar um impacto negativo. 

Dessa forma, será ainda mais importante preparar sua franquia para aproveitar ao máximo essas datas. Para isso, antes de mais nada é preciso conhecer todas as datas dos feriados do próximo ano. Confira abaixo os feriados anunciados para 2024!

Janeiro e Fevereiro

01/01/24 (Segunda-feira) Confraternização Universal 
13/02/24 (Quarta-feira) Carnaval
14/02/24 (Quinta-feira) Quarta-feira de cinzas

Janeiro é um mês marcado pelas férias escolares, turismo e as altas temperaturas que atingem o Brasil de forma geral. Por isso, redes de franquias que se beneficiam desse momento podem aproveitar mais do que o único feriado do mês para tentar aumentar suas vendas. Afinal, janeiro quase se tornou algo inerente às férias.

Franquias de alimentação, especialmente gelados e fast-foods tendem a apresentar um alto desempenho durante esse mês. Sorvetes, açaí e outras sobremesas, ao lado de refeições rápidas são destaques em um janeiro onde o foco acaba sendo superar o calor ou aproveitar ao máximo o tempo de descanso.

As franquias de Hotelaria e Turismo são outras que devem se beneficiar com as datas do mês de janeiro. O setor, extremamente afetado pela pandemia, já recuperou o faturamento pré-pandemia com as reaberturas de fronteiras e a retomada das viagens. 

fevereiro volta a ser o mês que celebramos o Carnaval brasileiro. Com menos incertezas em razão da pandemia comparado ao ano passado, o mundo dos negócios continua a se preparar com estratégias de marketing impactantes. Um case de sucesso no franchising é a rede de coxinhas Ragazzo, que ano passado desenvolveu a Coxiglitter, uma coxinha com glitter feito de gelatina comestível.

Agora sem grandes preocupações em relação a aglomeração e o distanciamento social, o comércio deve ter um aumento em seu faturamento.

Março

29/03/24 (Sexta-feira) Sexta-feira Santa
31/03/24 (Domingo) Páscoa

Ano passado, março passou em branco. Porém, este ano o mês terá a Páscoa!

Como é de se esperar, franquias de alimentação — especialmente de chocolates — se destacam com novos produtos, preços e divulgações. Além disso, franquias de outros segmentos também entram na onda com promoções temáticas, utilizando a páscoa como forma de renovar o estoque parado nos feriados anteriores.

Redes de mercado ou restaurantes especializados em frutos do mar também podem atrair clientes na Sexta-feira Santa. Afinal, existe uma certa tradição cristã de não comer carne vermelha, aumentando a demanda e consumo de peixes e moluscos.

Outra data do mês que, apesar de não ser feriado, tem movimentado o mercado nos últimos anos, é o Dia Internacional da Mulher em 8 de Março. 

Na data, é comum encontrar por redes de franquias algumas promoções e ações de marketing para comemorar o dia que marca a luta pelas causas femininas. Deu pra ver que cada data comemorativa é aproveitada ao máximo no franchising, certo? Por isso não fique para trás e acompanhe as tendências!

Abril

21/04/24 (Domingo) Tiradentes

Em abril, devido a proximidade tradicional com a páscoa e o fato de não ser um feriado comercial, a data que homenageia Tiradentes acaba passando despercebida. Porém, devido ao aumento no trânsito de pessoas durante o dia, também é possível pensar em promoções que se beneficiem do movimento.

Maio

01/05/24 (Quarta-feira) Dia do Trabalhador
30/05/24 (Quinta-feira) Corpus Christi

Curiosamente, o mês de maio é lembrado no mundo dos negócios não pelo seu feriado — um descanso merecido mesmo que caia no domingo em 2022 —, mas por outra data comemorativa: o Dia das Mães. Celebrado no segundo domingo de maio, o dia é um dos que mais movimentam o varejo brasileiro na busca por presentes. E no franchising não é diferente.

Franquias de Moda e Saúde, Beleza e Bem-estar são destaque na hora de presentear as mamães de todo o Brasil, com roupas, perfumes e outros cosméticos e acessórios femininos. O dia também movimenta o setor de turismo, com filhos presenteando suas mães com viagens a partir de promoções realizadas por agências e hotéis.

Não podemos esquecer dos canais digitais dessas redes, que também costumam ser temáticas durante o Dia das Mães, encantando e potencializando todo o processo de venda. Ainda em dúvida se vale investir em propaganda para a data? Saiba que apesar de não ser considerado um feriado oficial, o Dia das Mães perde apenas para o Natal quando falamos do impacto no mercado.

Por fim, o Corpus Christi é mais um feriado não-comercial que deve-se manter atenção.

Junho e Julho

Em junho temos um caso similar ao mês de maio, onde existe outra data não oficial que rouba os holofotes do feriado oficial. É o Dia dos Namorados do dia 12, que é levado em consideração pelos empreendedores na hora de planejar o marketing e as vendas de um negócio.

Além disso, ao fim do mês e no começo de Julho ocorrem as principais festas juninas/julinas do Brasil. Assim, também é comum encontrar unidades de franquias decoradas com a temática do evento para se aproveitar do buzz gerado.

Agosto

O mês de agosto não possui nenhum feriado oficial, mas é a casa do Dia dos Pais. Da mesma forma como o Dia das Mães recebe o foco durante maio, o mesmo acontece aqui com a comemoração paterna. Descontos, propagandas e lançamentos para vender presentes potencializam o aumento do faturamento mesmo em um mês sem grandes datas.

Setembro

07/09/24 (Sexta-feira) Dia da Independência do Brasil

O feriado que marca a data da independência brasileira em setembro não costuma movimentar o mercado como o Natal ou Páscoa. Porém, continua a ser uma data comercial onde o fluxo de pessoas deve aumentar nos principais centros comerciais. Com isso, a data pode servir para testar o público e a recepção dos seus produtos e marketing para as datas mais importantes que logo virão.

Assim, há tempo para correções que vão resultar em um final de ano muito mais tranquilo e lucrativo

Outubro

12/10/24 (Sábado) Nossa Senhora Aparecida

O nome do feriado pode até dizer respeito a mais uma celebração cristã, mas para o mercado o foco em outubro está em outro lugar. Comemorado no mesmo dia, o Dia das Crianças é uma data que move o mercado como um todo. Desde o ramo alimentício, passando pelo turismo até, principalmente, lojas de entretenimento e lazer e moda.

Em uma pesquisa do grupo Bittencourt, 84% dos entrevistados afirmaram que comprarão presentes para suas crianças neste dia. Ou seja, há uma demanda e quem souber aproveitá-la com seus serviços e produtos pode dar um salto à frente da concorrência.

Novembro

02/11/24 (Sábado) Finados
15/11/24 (Sexta-feira) Proclamação da República

Antes do feriado mais importante do ano, novembro traz ainda outras duas datas que marcam dias importantes para o mercado. Finados, o feriado em memória aos amados que já morreram, e a Proclamação da República, que em 2024 marca 132 anos do dia em que o Brasil deixou de ser império para se tornar uma nação onde o povo é soberano.

Começando por Finados, geralmente o comércio de flores ganha força. Porém, algumas leis municipais limitam o funcionamento de lojas nesse dia, causando receio na hora de investir em qualquer ação para esse dia. Já o feriado do dia 15 não costuma gerar muito movimento, com o mercado já se preparando para a Black Friday e o próprio fim de ano. 

Dezembro

25/12/24 (Quarta-feira) Natal

Por fim, em dezembro chegamos a maior data do varejo brasileiro, o Natal. Cercado de presentes, reuniões familiares e celebrações, o Natal é um dos feriados mais amplos quando falamos de ações de divulgação, pois todos os setores, formatos e segmentos podem se beneficiar da data comemorativa.

Cabe a você desenvolver campanhas para quando esse dia chegar, as pessoas procurarem suas lojas e comprarem. Toda essa antecedência é necessária, pois é preciso garantir que seus clientes sejam atingidos e atingir isso pode levar tempo. Sabe um exemplo dessa preparação? As propagandas natalinas do grupo Zaffari.

Buscando essa “humanização” do negócio, ele utiliza da data comemorativa para gerar um engajamento que pode resultar em uma possível venda. Incrível, não?

Além disso, as vendas online ganharam ainda mais força com a COVID-19, tornando a presença digital essencial para competir em uma data comemorativa tão disputada. Porém, não se esqueça das lojas físicas. Assim como em outras datas, o clima natalino atrai o público, então considere invistir em uma boa decoração natalina para seu ponto de venda.

Qual a importância dos feriados para um negócio?

A importância dos feriados para um negócio está diretamente ligada ao plano de marketing e o cada vez mais popular marketing sazonal é uma prova disso. Sazonal, caso você não saiba, significa temporário e é base de uma estratégia de marketing que visa personalizar a divulgação e produtos de acordo com o que acontece em uma determinada época do ano. Nesse caso, feriados.

Com a ideia de que essas datas comemorativas necessitam de uma atenção especial, cabe ao empreendedor saber lidar com essas variações para criar planos de marketing que maximizem o alcance da sua marca e consequentemente o lucro. Por isso, saber o que esperar do ano é essencial para o planejamento e torna este guia essencial.

Em datas comemorativas como o próprio Natal ou o Dia das Crianças, campanhas direcionadas a esse público e oferecendo produtos condizentes com o evento são a melhor saída para conseguir aumentar o faturamento. Se inspire em cases de sucesso passados, até mesmo da concorrência, e os adapte conforme as suas necessidades e inspirações.

Outro ponto que já citamos ao longo do texto é o uso dessas datas para trabalhar a gestão de estoque. Se você está planejando estratégias de acordo com feriados, é porque sabe que as vendas (e o que é vendido) variam em determinadas épocas do ano. Dessa forma, saber disso vai te ajudar também no processo de gestão de estoque e produção. 

Por fim, é possível usar um bom plano de vendas ao longo do ano em prol da expansão da rede. Já parou para pensar o quão chamativa é uma franquia que sabe como vender o ano todo e aproveitar as principais tendências e datas? Mesmo em meio a um mercado competitivo, com certeza atrai mais a atenção de potenciais investidores. 

Como preparar sua franquia para os feriados 2024  

Com tantos benefícios, fica difícil deixar de lado, certo? Por isso, a Central do Franqueado vai te ajudar a preparar sua rede para se beneficiar ao máximo dos principais feriados e datas comemorativas de 2024. 

O primeiro e principal passo é trabalhar com um calendário de vendas inteligentes. Para isso, analise com atenção as datas acima para saber se e como agir em cada uma delas. É improvável que todas sejam benéficas para sua franquia, então para evitar o desperdício de recursos é preciso definir quais são as datas que podem trazer maiores resultados a sua rede. 

Comece estudando o histórico nas principais datas comemorativas. Ou seja, o desempenho nos últimos anos tanto da sua rede quanto do mercado em geral. Você teve um resultado superior, inferior ou se manteve na linha de desempenho do mercado? Esse é o ponto de partida para saber onde focar para qualificar as próximas estratégias. 

Com esses dados em mãos, é hora de pensar em quais feriados sua franquia deve focar. Como vimos, datas como Natal e Páscoa são os principais dias de vendas para o varejo. Porém, esse pode não ser o caso para uma franquia financeira ou de hotelaria.

Por isso, pense bem em como, quando e onde você vai atingir seus clientes e quais são os feriados certos para você vender mais em 2024. Assim, combinado a uma das principais vantagens do franchising, todos os franqueados que dependem do direcionamento do franqueador quanto ao plano de marketing, o aumento no faturamento terá um efeito cascata por todas as unidades.

Já para os próximos anos, aprenda com seus erros, acertos e trabalhe com sua equipe para otimizar cada vez mais o trabalho de marketing com feriados na sua rede.

Dica da Central

A Central do Franqueado sabe da importância de criar boas campanhas de marketing por toda a sua rede de franquias. Para isso, nosso sistema para franquias é fortalecido pelo módulo ‘Marketing’. Nele, é possível centralizar todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

O módulo te dá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de marketing sazonal da franquia será facilitado e otimizado.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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