Balanço da ABF revela queda de 4% no franchising em relação ao 1º trimestre de 2020
1 min de leitura Carlos Griebler
A ABF (Associação Brasileira de Franchising), em sua Pesquisa de Desempenho do setor de franquias, apontou uma queda de 4% no primeiro trimestre de 2021 em relação aos números de 2020. Entre janeiro e março, as franquias brasileiras registraram um faturamento de R$ 39,881 bilhões, contra R$ 41,537 bilhões no mesmo período do ano passado. Setores divergem em resultados ao demonstrarem efeitos da pandemia, enquanto a projeção final para 2021 é otimista.
Os principais segmentos afetados ainda são Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer e outros, como Saúde, Beleza e Bem-Estar e Casa e Construção tiveram resultados bastante positivos, com aumentos respectivos de 12,7% e 36,5%.
Ou seja, estamos comparando um período fortemente afetado com um trimestre ainda boa parte normalizado. Dessa forma, os efeitos da pandemia do novo coronavírus são claros e perduram por mais de um ano, mesmo com ações e estratégias para mitigar a queda de faturamento.
Entre elas, podemos destacar um crescimento ainda maior do delivery nas unidades em conjunto com uma popularização do e-commerce em franquias. Mesmo assim, o cenário desfavorável não limitou a expansão das redes de franquia. No primeiro trimestre de 2021, houve um saldo positivo de 1,9% em relação a novas unidades inauguradas e fechadas.
Para atingir o crescimento projetado de 11%, o presidente da ABF, André Friedheim, clama por agilidade na vacinação em massa da população, evitando novas medidas restritivas que dificultam o funcionamento dos negócios.
Por fim, podemos destacar um crescimento das microfranquias, que recentemente elevaram de 90 para 105 mil reais seu investimento máximo. O setor agora já representa 10,3% do mercado de franquias, oferecendo opções ideais para quem quer se tornar um empreendedor, mas não possui grande capital.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Novidades do franchising
- Franquias Baratas do Brasil em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Franquias de sucesso: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias em 2023
- Franquias mais rentáveis em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Melhores Franquias do Brasil em 2024: as empresas que impulsionaram o mercado de franquias
- Mudanças em 2022: veja quais são as novas 50 maiores franquias do Brasil
- 211 bilhões em 2022: mercado de franquias excede expectativas e já supera pré-pandemia
Posts relacionados à