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Aumenta a busca de jovens por franquias durante a pandemia

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Notícias

2 min de leitura Filipe Pacheco

A busca de jovens entre 18 e 24 anos por franquias cresceu cerca de 109,4% durante a pandemia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a instituição, no período de 14 meses entre março de 2020 e maio de 2021, haviam cerca de 332,3 mil jovens desta faixa etária buscando um negócio em franquias. 

No período pré-pandemia, entre janeiro de 2019 e março de 2020, o número de empreendedores nesta idade era de 212,2 mil, pouco mais de 100 mil interessados a menos entre a juventude. A faixa etária dos 18 aos 24 anos representava 10,2% de todos os interessados em franquia. Já com a pandemia, este grupo passou a ocupar 21,3% dos empreendedores em busca de franquias. 

O aumento pode indicar uma preferência dos jovens por abrir seu próprio negócio ao invés de atuar no mercado tradicional como empregado. A crise gerada pela pandemia pode estar diretamente relacionada com o aumento da busca por negócios entre a juventude. 

No primeiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 14,7%, resultando em 14,8 milhões de desempregados no país. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa foi a segunda maior na história, com 31% dos cidadãos nesta faixa etária sem uma ocupação formal. 

Sendo assim, é visível que o empreendedorismo se aponta como uma alternativa de renda e uma perspectiva de futuro econômico para a juventude brasileira. Antes mesmo da crise gerada pela Covid-19, este grupo já era protagonista no empreendedorismo. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela Global Entrepreneurship Monitor, jovens entre 18 e 34 anos representavam 57% dos empreendedores em fase de pesquisa de mercado ou com um negócio em atuação há menos de 3 anos. Cerca de 15,5 milhões de pessoas nesta idade estavam envolvidas com um negócio próprio naquele ano. 

Sendo assim, o franchising ter este crescimento é resultado de um movimento que já vinha crescendo, mas que foi acelerado com a pandemia, onde o desemprego aumentou e foi exigido inovação e boas ideias da juventude. No caso das franquias, o modelo de negócio já é pré-estabelecido e acaba se tornando mais atrativo para jovens inexperientes, pois recebem suporte da franqueadora e auxílio com a estruturação do negócio. 

Além disso, jovens que iniciam no mercado tendem a possuir um capital menor para investimento, o que torna as franquias uma ótima opção. Afinal, dentro do franchising existem inúmeras opções de franquias baratas com investimentos a partir de R$ 5 mil ou até menos. 

O consultor, franqueador e especialista em franchising, Erlon Labatut, reafirma a busca da juventude pelo empreendedorismo. Segundo ele, a falta de experiência proveniente da idade é um dos principais fatores que torna o franchising um mercado atrativo para esse público. Afinal, as franquias oferecem menos riscos e uma maior segurança aos seus investidores. 

Erlon afirma que a presença dos jovens no mercado impulsiona as franqueadoras a acelerarem a transformação digital da sua rede e agilizar os seus processos. Este impulso é dado pela facilidade dos jovens com ferramentas digitais e flexibilidade com atendimento automatizado. 

“Isso é bom para o franchising. Os jovens exigem maior velocidade das franqueadoras em tudo: desde o processo de venda da franquia, passando pela implantação e chegando aos mecanismos de suporte aos franqueados”, afirmou. 

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

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