Webinars: o que são e como elaborá-los em sua franquia para gerar engajamento
8 min de leitura Carlos Griebler
Webinars (ou Webinários) são videoconferências online, gravadas ou ao vivo. Geralmente são utilizados tanto para fins comerciais quanto educacionais, além disso, geralmente permitem a interação da audiência via chat. Vamos conhecer as razões para fazê-lo e como elaborar seu próprio Webinar!
Neste artigo você lerá sobre:
O que são webinars?
Em tempos de pandemia, eventos presenciais se tornam cada vez mais escassos. Seminários, palestras e cursos acabaram prejudicados pelas proibições de cada região e tiveram que se adaptar. A solução? Os webinars (ou Webinários, em tradução livre).
Felizmente, hoje são diversas as possibilidades de plataformas para a transmissão do conteúdo. Entre elas, podemos destacar o GoToWebinar e os famosos YouTube e Facebook.
É bom relembrar que é possível realizá-los de duas formas: webinar interno e externo. O primeiro, visa a comunicação com os próprios funcionários de uma empresa, seja para educar sobre algum assunto importante ou apresentar alguma novidade. Já o segundo, busca oportunidades.
Um estudo da GoToWebinar relata que 73% dos profissionais de marketing B2B (empresa para empresa) e líderes de vendas acreditam que a melhor forma de gerar leads de alta qualidade são os webinars.
Por ser de certa forma mais interativo que materiais escritos, ele é a maneira mais prática ao garantir a atenção do seu público por um longo tempo. Seu custo, também, é relativamente mais barato que a produção de um e-book, por exemplo.
Mas quais são os detalhes dos reais benefícios para sua franquia? Vamos conhecer!
O que webinars podem trazer à sua franquia?
Como falamos anteriormente, é muito mais fácil engajar através de webinars. O mercado é competitivo de forma que qualquer ação que você tome para garantir a satisfação do usuário será recompensada de alguma forma.
É muito mais atrativo e autoritário você ouvir alguém falar do que ler um anúncio genérico. O webinar proporciona um acolhimento diferente, pois não se trata de uma ação solitária, como ler um blogpost, mas sim de muitas de pessoas como você compartilhando conhecimento sobre determinado assunto.
Especificamente no cenário de franquias, a expansão da rede pode ser a área mais beneficiada desse novo conceito. Vamos conhecer 5 motivos para o uso contínuo de webinars na hora de conseguir potenciais franqueados.
Webinars facilitam o contato
Descobrir potenciais franqueados é um dos grandes objetivos de todo franqueador. Com Webinars, as possibilidades são imensas. Se você deseja conhecer determinada região ou área específica, um webinar pode te ajudar a reunir essa plateia.
Para isso, você deve estudar os casos de forma individual e verificar as melhores abordagens, sempre respeitando os limites do potencial cliente. Resumindo, com webinars, você ganha a oportunidade de se comunicar e mostrar seu produto a uma grande audiência de forma segura e eficaz.
A digitalização abrange o mundo
Já pensou em internacionalizar sua franquia? Redes de franquia não possuem limites de expansão e quão bacana seria ter sua marca exposta do outro lado do mundo, não?
Pense em uma rede de franquias como o McDonald’s, por exemplo. Eles operam no mundo todo e com certeza é necessário algum tipo de comunicação entre os franqueados.
Eles precisam realizar esse contato de forma efetiva para que seus parceiros de todo canto do mundo entendam as propostas e direcionamento que a marca deve ter. E o webinar pode facilitar esse processo.
Redução de custos e tempo
Outro grande sonho de todos os elementos de uma rede de franquia é cortar custos e tempo se mantendo eficaz. Para comunicações internas, especialmente, o webinar é a solução.
Encontros presenciais podem ser custosos e agora, com a pandemia, perigosos. Com webinars, você pode reduzir esses problemas de forma simples, simplesmente usando uma boa plataforma de videoconferências. Assim, você vai perceber o quanto de recursos uma boa otimização pode economizar.
Permitem uma interação saudável
Todo mundo gosta de ter voz ativa durante uma conversa. Infelizmente, muitas das formas de comunicação utilizadas ainda dão espaço apenas para o apresentador e o público acaba ficando em silêncio.
Durante um webinar, existe a possibilidade de uma interação saudável que pode gerar informações e resolver suas dúvidas. Dessa forma, você não precisa escrever e-mails ou realizar ligações telefônicas após assistir a uma palestra, por exemplo.
Ferramentas indispensáveis
Por fim, as boas plataformas de webinários possuem ferramentas essenciais para se comunicar de forma atrativa. O bom e velho Microsoft PowerPoint ainda é bastante usado, mas outras formas de apresentação podem ser úteis, como o compartilhamento de tela quando, por exemplo, falamos sobre um software.
Além disso, algumas plataformas permitem a gravação da apresentação para exibições futuras. Assim, você não precisará repetir todo o processo e pode manter um suporte ao vivo nesses replays.
Como elaborar um webinar?
Agora que sabemos das oportunidades que o webinar pode trazer a sua franquia, você vai descobrir como elaborar o seu próprio!
Escolha o tema e pense no objetivo
Primeiramente, vamos pensar no tema. Sobre o que você quer falar? Qual seu público-alvo? O que você quer com esse webinar? Esse passo é fundamental para saber o que é e como promover o que será o webinar.
Analise o que sua empresa precisar e/ou quer contar e seus possíveis resultados. Assim, você poderá formular a melhor maneira de atingir a persona desejada.
Convide os palestrantes
Se você não for autoridade no tema ou simplesmente quer dar espaço para a voz de outras pessoas, você pode convidar palestrantes para auxiliar na apresentação do webinar.
Não esqueça, é claro, de alinhar o planejamento com o convidado. Ele precisa estar completamente por dentro da proposta do evento e ter tempo para se planejar.
Defina a data quanto antes
Assim como você precisa dar tempo para seus convidados se planejaram, também é necessário agendar o webinar o quanto antes. Dessa forma, tanto a equipe de elaboração quanto a de divulgação terão tempo mais do que necessário para realizar suas funções.
Também é importante considerar detalhes como a proximidade com alguma data importante como feriados ou se algum outro evento relevante acontecerá no dia.
Para atingir o maior público possível, deve-se evitar qualquer data que possa competir com seu webinar.
Se adapte a plataforma escolhida
Principalmente se for a primeira vez, manusear ferramentas digitais pode ser complicado. Se você não tem uma equipe de TI própria para lidar com esse tipo de ferramenta, é necessário um treinamento para adaptação.
Felizmente, nossa plataforma, especificamente o módulo “CAF”, possui uma funcionalidade de videoconferências extremamente intuitiva que você pode usar em sua rede de franquias.
Com essa ferramenta e devida capacitação, tornar seu webinário real será muito mais simples.
Uma Landing Page é bem-vinda
A criação de uma Landing Page é uma das melhores formas para que as pessoas possam se inscrever no evento. Lá, elas colocarão seu e-mail para receber alertas e informações que confirmam a realização do webinar.
Entre as informações fundamentais que precisam aparecer nessa página estão: o tema, dia, horário e convidados. Não tenha medo de caprichar na chamada, afinal, é ali que as pessoas irão se interessar ou não pelo evento.
Divulgue em todas as mídias
Agora que você tem um planejamento, uma landing page sensacional e uma data definida, é hora de divulgar o webinar! São muitos os lugares que você pode fazer essa divulgação.
Entre as opções, temos e-mails promocionais, se possuir uma base de leads, publicações nas mídias sociais ou até mesmo anúncios em mídias pagas. O importante é ter a certeza que atingiu o maior número de pessoas possível de acordo com a verba disponível.
Prepare a apresentação
Se você ainda é novato no cenário de apresentações, pode julgar ainda mais necessário a elaboração de um roteiro com o que será apresentado. Divida em tópicos de forma que guiem suas falas e tente não esquecer de nenhum ponto importante.
Além disso, caso tenha pensado em preparar materiais de apoio como apresentação em slides, é hora de alinhar as ideias com os convidados. Assim, todos estarão por dentro do planejado.
Confira os últimos detalhes.
Problemas técnicos sempre tendem a surgir nos piores momentos. Confira se está tudo certo com sua câmera, microfone e iluminação com certa folga antes do evento começar.
Ainda, mantenha ao alcance das mãos tudo que você vir a precisar durante o webinar. Dessa forma, você passará uma sensação de preparo e segurança que pode vir a ser útil na impressão da empresa para potenciais franqueados.
Conclusão
Se você achou que acabou por aí, não se engane. Tão importante quanto o andamento do webinar, está o pós-webinar. Para manter seu público engajado, faça o envio por e-mail o link permanente para a apresentação e slides da apresentação.
Para saber se tudo ocorreu certo, você sempre pode realizar uma pesquisa. Crie um formulário de pesquisa em qualquer plataforma e envie aos participantes/leads por e-mail. Dessa forma, será possível realizar quaisquer ajustes que sinalizarem para você.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Marketing no franchising
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à