Como as vendas online podem ser lucrativas no franchising
6 min de leitura Filipe Pacheco
Até pouco tempo, trabalhar com vendas online sem sair de casa não parecia ser algo que pudesse, de fato, proporcionar bons resultados. Porém, com os avanços da internet e a consolidação do comércio eletrônico, as pessoas já provaram que sim: é possível ganhar dinheiro vendendo todo tipo de coisa online!
O que você verá nesse conteúdo:
- O que são vendas online?
- Como funciona uma franquia com vendas online?
- Quais os benefícios de realizar vendas online?
- Melhores estratégias para melhorar suas vendas online
O que são vendas online?
Tendo a Amazon como pioneira, as vendas online começaram ainda no início da internet. Porém, foi na segunda metade do século XXI que começaram a crescer e ganhar força no mercado.
As vendas online são realizadas por meio de uma estrutura de loja virtual montada pelo negócio, seja em integração com a loja física ou apenas atuando no e-commerce. Dessa forma, as vendas online acontecem através de um sistema estruturado digitalmente e que leva os produtos até o cliente por meio de um sistema de entregas.
Como funciona uma franquia com vendas online?
Uma franquia que opera com vendas online pode ter diferentes formatos:
- Loja virtual apenas;
- Loja virtual integrada com loja física.
No primeiro caso, a marca realiza todo o processo de vendas por meio de um site de vendas e sua entrega acontece por meio do serviço postal e transportadoras. Neste caso, é preciso ter uma boa gestão de estoque e controle logístico para que os produtos sejam armazenados em um local seguro e sejam entregues da melhor forma.
No segundo caso, as vendas podem acontecer parcialmente online, ou seja, com o processo de compra do cliente ocorrendo virtualmente e tendo a opção de retirar nas lojas da rede. Esta integração oferece maior autonomia para o consumidor decidir de acordo com sua localização, disponibilidade e etc. Nesta ocasião, além de um bom estoque, também é necessário comunicação bem integrada entre o ambiente virtual e o físico.
Em ambos os formatos, a estrutura online precisa ser bem desenvolvida, pois é o principal canal e por onde ocorre a maior parte do processo de venda. Franquias que realizam vendas online precisam estruturar seu sistema de pagamentos, seja ele desenvolvido pela própria rede ou de serviços de terceiros. Este sistema precisa ser o mais versátil possível, oferecendo diversos meios de pagamento para o cliente, visto que cada vez mais surgem novos formatos.
Sendo assim, resumindo o processo de vender pela internet podemos definir como:
- Criar um site de vendas que sustente a loja online;
- Escolher um formato de atuação;
- Definir o segmento de mercado que irá atender;
- Estruturar um sistema de pagamentos;
- Organizar o esquema de logística;
- Disponibilizar os produtos para venda.
Quais os benefícios de realizar vendas online?
No contexto de transformação digital que temos vivido, em que o mercado digital cresce cada vez mais, as vendas online se tornam cada vez mais vantajosas. Disponibilizar produtos na internet é quase uma obrigação para franquias que querem ganhar dinheiro na era digital.
Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, o comércio online só cresceu. Segundo uma pesquisa da consultoria Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, no período entre janeiro e junho de 2020 foram realizados 90,8 milhões de pedidos online. O faturamento dos negócios com as vendas pela internet obteve um crescimento de 47% no primeiro semestre do ano passado, atingindo um total de R$ 38,8 bilhões.
Neste cenário, é inegável que as vendas online trazem diversos benefícios para as franquias. Podemos destacar alguns deles que impactam nos ganhos financeiros e também operacionais das redes que investem em e-commerce:
- Custos reduzidos: O investimento para vender online é relativamente baixo. Apesar de necessitar de uma boa estrutura online, investimento em marketing digital para aumentar o alcance da marca, economiza-se no aluguel de pontos de venda físicos, manutenção de loja, funcionários, entre outros gastos.
- Aumento no alcance: Em lojas físicas, normalmente as vendas ficam restritas a um público da região que o ponto comercial está instalado. No caso das lojas online, não há fronteiras. É possível alcançar o país todo e até mesmo exportar produtos, já que a marca atinge público de diferentes localidades.
- Disponibilidade sob demanda: Com um site de vendas, os clientes podem consumir sob demanda em qualquer horário e lugar. Nos espaços físicos, as vendas se limitam ao horário de funcionamento do local que estão inseridas. Não é o caso com vendas online, que acontecem a todo tempo.
Maior volume de vendas: Com menos limitações e um alcance gerado pelo marketing, a tendência é haver maior volume de vendas. Além de atrair mais consumidores, também a natureza do formato incentiva a haver pedidos maiores, para aproveitar as taxas de entrega que normalmente são cobradas. Isto aumenta o ticket médio da rede e, também, seu faturamento.
Melhores estratégias para melhorar suas vendas online
1. Ofereça uma ótima experiência aos consumidores em seu site de vendas
Seu site é a sua loja, fazendo uma analogia com lojas físicas, qual a sua reação ao entrar em um estabelecimento e notar que ele é confuso e desorganizado?
Você se sente desconfiado, tem dificuldade em encontrar o que quer e certamente não vai querer concretizar a compra, certo? A mesma lógica vale para a internet.
Comprar online ainda deixa muita gente insegura, portanto, invista em driblar essas dificuldades, assim, você aumenta suas chances de vendas.
- Tenha um site responsivo, funcional e com boa navegabilidade;
- Monte um visual atrativo e que fortaleça a identidade da sua marca;
- Invista na segurança do seu site ;
- Faça com que seu site crie uma relação com os consumidores.
Para fazermos isso é preciso implementar o que se chama de marketing de interface e marketing de interação.
Basicamente a ideia aqui é estabelecermos um funil de vendas de uma maneira simples para que possamos lucrar mais.
O que devemos fazer é estabelecer uma relação de amizade e confiança com nossos clientes antes de irmos pro fechamento e realmente oferecermos o que temos em troca.
Se você pedir muito logo de início, a venda talvez não seja realizada, pois você ainda não desenvolveu uma relação de confiança com seu cliente.
2. Faça uma degustação do seu produto para o cliente
Talvez você já ouviu falar que devemos dar antes de receber, sabendo disso, é muito importante você oferecer uma degustação do seu produto para aquele novo cliente.
Com isso, ele terá a oportunidade de experimentar seu produto sem compromisso, isso fará com que seu cliente confie em você e se sinta importante para a loja.
O problema é que as pessoas não sabem o quanto exatamente distribuir de graça. Para isso eu tenho uma resposta BEM simples:
‘‘ DISTRIBUA O SEU MELHOR PRODUTO’’
3. Funil de Vendas para vendas online
Agora que seu cliente já tem uma ideia formada do seu produto e confia que você irá entregar aquilo que realmente promete, deverá fazer o funil de vendas.
O que você precisa fazer basicamente é planejar, imaginar e desenhar exatamente como você quer que sua relação com seu cliente desenvolva.
Como ele vai lhe conhecer, que imagem você vai passar pra ele, o que ele vai receber de você, o que você espera dele e o que ele pode esperar de você.
4. Esteja conectado com o cliente de diversas formas online
Nas vendas online, você não deve estar próximo do cliente apenas na hora da compra, você deve criar uma relação de amizade e confiança.
As pessoas gostam de saber que existe alguém real ali por trás daquele sistema online, por isso é muito importante o atendimento e acompanhamento para seus visitantes.
- Implementando chats e formulários de contato e respondendo as mensagens de forma rápida e solícita;
- Trabalhando com interação em suas redes sociais;
- Envie e-mails utilizando o nome de alguma pessoa, ao invés do nome da marca;
- Seja amigável e próximo em toda a sua comunicação.
Redator em Central do Franqueado
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