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Marketing

Tráfego orgânico: o que é e como utilizá-lo para benefício da sua rede de franquias

6 min de leitura Leonardo Montoya


Você sabe o que é tráfego orgânico? Todos os dias, responsáveis pelo marketing digital de uma empresa elaboram novas estratégias para aumentar o número de pessoas que chegam de forma espontânea até sua marca, sem a necessidade de grandes investimentos em publicidade. 

Vamos conhecer algumas estratégias para aumentar o tráfego orgânico da sua rede de franquias e, à vista disso, as chances de sucesso da sua marca? Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é tráfego orgânico? 

Como adiantamos, tráfego orgânico é a aquisição de visitantes para seu site de forma gratuita e — como implica o nome — orgânica. Isto é, usuários que encontrarão a sua marca de maneira espontânea, muitas vezes por meio de pesquisas em ferramentas de busca, como o Google. Esse processo, quando bem executado, configura um ótimo início para a jornada de compra

Além de alinhado ao planejamento de marketing, seu conteúdo deve estar de acordo com os chamados critérios de ranqueamento. Há uma série de regras e boas práticas a serem desenvolvidas para que o seu site, ou conteúdo específico, apareça no topo da página de resultados do Google e demais plataformas. 

Os usuários que chegam até sua empresa dessa forma constituem, então, o chamado tráfego orgânico. Entretanto, para ranquear bem nos buscadores, não basta seguir fórmulas, é necessário oferecer um conteúdo útil e informativo. Quer saber como? Continue lendo! 

A importância de bons conteúdos para atrair tráfego orgânico

Algumas empresas ainda recusam a ideia da criação de um blog, seja porque requer muito tempo e esforço – além de investimento –, ou porque não acreditam na eficácia do método. Entretanto, como mostraremos, a criação de um blog é essencial para o aumento do tráfego orgânico e se mostra uma estratégia muito adaptável, podendo ser implementada em todos os tipos de negócio. 

Uma rede de confeitarias, por exemplo, pode ter um blog onde são publicadas — entre outras coisas, claro — algumas receitas. Nesse cenário, os usuários podem ser redirecionados a um espaço destinado à compra de produtos, como ingredientes, o próprio prato descrito na receita ou então algo mais específico, como um curso de culinária. Para manter contato direto com possíveis novos clientes, o blog pode disponibilizar uma newsletter para aqueles usuários interessados em não perder novas publicações.

Por meio do blog, seu público passa a conhecer a marca indiretamente, e aquela curiosidade que o levou a acessar o site pode se transformar em um interesse contínuo. Assim, esse tipo de plataforma fornece um serviço essencial: atrai novos clientes que, antes de acessar o blog, sequer sabiam que necessitavam do seu produto. 

Um dos principais objetivos de um blog é mostrar credibilidade. Então, para que o usuário entenda que o seu negócio é referência no mercado, é essencial fornecer um conteúdo que leve em conta estudos de caso, estatísticas relevantes e a própria experiência da empresa e seus profissionais. 

Se bem desenvolvida, a estratégia pode garantir um crescimento considerável para a marca. Dessa maneira, fica evidente a importância de aproveitar as possibilidades do mundo virtual e investir em formas de aumentar o tráfego orgânico

Tráfego orgânico e SEO

Como dissemos, os buscadores e seus algoritmos contam com alguns critérios na hora de posicionar seu site nos resultados de pesquisa. Com isso, se você quiser um bom ranqueamento para o seu conteúdo, é necessário conhecer o SEO, sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização para mecanismos de busca

Trata-se de técnicas para posicionar suas páginas entre os melhores resultados das plataformas de busca. A partir das técnicas de SEO, então, é possível otimizar o site para que ele se mostre mais relevante que os demais e esteja na primeira página de resultados do Google, chamando a atenção dos usuários, que — sejamos sinceros — costumam clicar nos primeiros links.

Obviamente, a otimização do seu site deve levar em conta os diversos buscadores disponíveis para o usuário. Porém, um bom marketing digital deve sempre priorizar o Google, a maior plataforma do ramo.

Sendo assim, separamos para você alguns dos diversos fatores utilizados pelo Google para definir a relevância de um domínio ou página. Veja:

  • Conteúdo original e de qualidade: os buscadores querem apresentar resultados de sites que têm conteúdos bem completos e inovadores;
  • Relevância de links: receber links de sites da mesma área demonstra a sua autoridade no assunto;
  • Tamanho do conteúdo: conteúdos maiores têm preferência por serem considerados menos superficiais; 
  • Palavra-chave no título: a palavra-chave precisa aparecer no título porque possui uma grande influência na avaliação on-page;
  • Palavra-chave no conteúdo: a palavra-chave precisa necessariamente aparecer nas primeiras sem palavras do texto e em alguns subtítulos;
  • Tempo de permanência na página: o tempo que as pessoas passam na sua página é importante para atestar sua relevância.

Assim, dominando o SEO e aplicando as técnicas na criação de conteúdo, você conseguirá colocar sua página em evidência e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico no seu site. 

Dicas para aumentar seu tráfego orgânico

Agora que você sabe o que é tráfego orgânico e como algumas ferramentas — como um blog e o SEO — são essenciais para desenvolver um marketing digital efetivo, vamos dar uma olhada em dicas mais específicas de como extrair o máximo desse processo.

1. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma forma de atrair o cliente por meio de diversos recursos, como material didático, ebooks, vídeos do YouTube e os já mencionados blog posts. Esses conteúdos devem ser complementares a fim de fidelizar o usuário, que idealmente consumirá tudo. 

2. Estude o tema do seu conteúdo

Como vimos, o Google recompensa qualidade e originalidade. O ideal, assim, é que se estude o tema a fundo para que seja possível a criação de um conteúdo inovador e que, mais importante, ensine algo para seus leitores

3. Crie um conteúdo com personalidade

O visitante que se depara com um texto pouco cativante dificilmente continuará na sua página ou retornará para ler outros conteúdos. Visando evitar isso, é essencial que os conteúdos desenvolvidos por uma marca tenham a sua identidade, particularidades que façam da comunicação com o leitor algo original e chamativo.

4. Utilize as redes sociais

Como mencionamos no primeiro item, é necessário que o conteúdo esteja conectado e se complemente. Dessa maneira, nada melhor do que incluir as redes sociais no processo. Além de um material específico para essas plataformas, as mídias sociais podem ser uma ótima forma de divulgar os outros conteúdos produzidos pela marca.

Considerações finais

Investir no aumento de tráfego orgânico é indispensável hoje em dia, quando as maiores oportunidades de negócio se concentram todas em ambiente virtual. Esperamos com esse texto ter te dado um panorama geral do conceito, além de mostrar algumas formas de como usá-lo para o crescimento de sua empresa.

Utilize do blog e das técnicas de SEO para atrair um público maior até sua marca, divulgue os conteúdos nas redes sociais e, por fim, expanda sua estratégia para um material multimídia, com o auxílio de vídeos, por exemplo. Tudo isso, claro, lembrando de manter os conteúdos acessíveis, úteis e conectados entre si. 

Agora que você sabe como atraí-lo, que tal conhecer melhor o perfil do consumidor? Boa leitura!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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