Guia passo a passo: como elaborar um plano de comunicação para sua franquia
9 min de leitura Filipe Pacheco
O plano de comunicação é fundamental para redes de franquia. Afinal, todo negócio que busca obter sucesso em seu mercado precisa também atingir seu público estrategicamente. Para isso, é preciso não apenas comunicar, mas comunicar de forma assertiva e planejada. Nesse sentido, é preciso ter um plano a seguir, diretrizes que direcionam como a marca deve se comunicar com seu público, com o mercado e internamente. É por este motivo que se define um plano de comunicação dentro de uma organização.
Um plano de comunicação de uma franquia define qual deve ser todo o processo de contato com o público, tanto externo, como interno. Nesses direcionamentos estão os objetivos que a rede busca atingir com essa comunicação, sua linguagem e canais de comunicação. Sendo assim, iremos falar neste conteúdo como montar um plano de comunicação para sua franquia por meio de um passo a passo. Se você deseja ter uma comunicação estratégica em sua franquia e obter melhores resultados, preste atenção nas dicas que preparamos e aplique na sua rede de franquias.
Veja o que você vai encontrar neste artigo:
- O que é o plano de comunicação?
- Qual a importância de ter um plano de comunicação em sua franquia?
- Como elaborar um plano de comunicação para franquias: passo a passo
O que é um plano de comunicação?
No mundo dos negócios, existem vários tipos de plano: financeiro, operacional, estratégico, etc. Mas o que é o plano de comunicação? Pequenos empreendimentos costumam negligenciar esta área. Isto acontece tanto pela falta de conhecimento acerca dos benefícios da comunicação quanto da falta de organização para executar as atividades O plano de comunicação vai apresentar as informações mais importantes que devem ser transmitidas a um determinado perfil de consumidor. Nesse sentido, pode estar relacionado aos clientes, fornecedores, ou até mesmo aos funcionários ou franqueados.
Por qual motivo a franquia quer se comunicar? Qual o objetivo? Quem é o público que vai receber a informação? Estas perguntas servem para auxiliar no desenvolvimento do plano de comunicação. Vale lembrar também a importância de construir um plano de comunicação que seja simples de entender e de fácil compartilhamento. Afinal, você precisa enviar o plano de comunicação para os franqueados. Portanto, apostar em formatos digitais e na simplicidade das informações é uma saída.
Qual a importância de ter um plano de comunicação em sua franquia?
Pensar a forma como sua marca se apresenta ao seu público é essencial para garantir que os seus objetivos, valores e identidade estão os atingindo como você espera. É para isso que se define um plano de comunicação, pensando no que sua marca quer passar ao público e como isso deve chegar. É por meio desta estratégia que sua rede consegue identificar todo o processo comunicacional da sua marca e transmitir sua mensagem assertivamente. O fortalecimento da marca perante o mercado, a concorrência e até internamente se dá justamente por uma comunicação efetiva e estratégica.
Planejar sua comunicação faz com que a alocação de recursos para ações neste setor seja mais efetiva. Isso diminui o desperdício com custos em estratégias que não trazem resultado e garante um bom retorno sobre investimento (ROI). Um bom plano de comunicação também permite uma consolidação da identidade da sua marca. As formas como você transmite a essência do seu negócio a partir do plano definido fazem com que sua identidade seja sólida e reconhecível em qualquer lugar.
Sendo assim, ao focar no desenvolvimento de um plano de comunicação de qualidade para sua rede, você garante efetividade, evita desperdício de recursos e consolida sua marca. Além disso, ainda posiciona sua rede diante dos competidores, ganhando uma boa posição no mercado por meio da sua comunicação.
Atualmente, em razão da era digital, a comunicação digital é uma estratégia adotada por todas as empresas. Porém, com tantas redes sociais e diferentes tipos de conteúdos, é comum que o franqueador tenha dúvidas em estabelecer quais as melhores alternativas para se aproximar dos consumidores. Por exemplo, você pode focar em conteúdos audiovisuais curtos ou longos, dependendo do tipo de cliente.
Agora que você entendeu o que é o plano de comunicação e qual a sua importância para o crescimento da sua franquia, continue lendo para conferir o passo a passo para criar um plano para a sua rede!
Como elaborar um plano de comunicação para franquias: passo a passo
A seguir, iremos mostrar um passo a passo de como elaborar um plano de comunicação em sua franquia. Ou seja, quais devem ser as ações que devem ser realizadas para que você estruture o plano de comunicação da sua rede da melhor forma. Boa leitura!
1. Analise a situação atual da sua rede
Para que você possa desenvolver o resto do processo e estabelecer um plano comunicacional é preciso primeiro situar onde está sua rede agora. Para isso, é preciso levantar quais recursos são usados para comunicação, canais, retorno obtido, estratégias utilizadas, etc. É, ainda, necessário analisar como sua rede está em relação ao mercado que está inserida. Como as marcas concorrentes da sua empresa se comunicam com seu público e qual sua efetividade em comparação com os resultados que sua franquia obtém.
Assim, você estará tendo uma visão ampla de como está atualmente a comunicação da sua rede e como o mercado à sua volta se comporta neste quesito. Com isso, você pode partir para desenvolver o restante do plano, adaptando as coisas que estão dando certo atualmente e descartando aquelas que só consomem recursos.
2. Estabeleça os objetivos do seu plano
É preciso ter um alvo de onde se deseja chegar e o que adquirir ao trabalhar a comunicação da sua rede. Por isso, é preciso estabelecer objetivos e metas que ajudem o seu plano a ter um norte de o que se deseja adquirir ao empregar estratégias e recursos nessa área.
Para que essas metas sejam atingíveis e alinhadas com a realidade do seu projeto, é recomendado que sigam o padrão S.M.A.R.T. Essa definição é uma sigla para: Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-Bound. Confira o que significa cada uma abaixo:
- Specific: específica
- Measurable: mensuráveis
- Achievable: encaixe dentro dos recursos disponíveis
- Relevant: relevantes para o objetivo principal da sua comunicação
- Time-Bound: com um tempo limite; estabelecidas dentro de um cronograma
Com este padrão sendo seguido ao estabelecer metas, a probabilidade de se alcançar o objetivo principal do seu plano de comunicação se tornam maiores.
3. Defina o público-alvo da sua rede
Segmentar o seu público é uma das principais ações necessárias ao criar um plano de comunicação. É preciso direcionar a sua mensagem de forma adequada ao público que você definiu e, por isso, devem ser específicas as características. Uma forma de fazer isso é por meio da criação de personas. Essas personas são os clientes ideais da sua rede, com características demográficas, as principais dores, soluções que buscam e que sua franquia oferece.
Com um público-alvo bem definido, as estratégias do seu plano de comunicação se tornam mais assertivas, já que possuem um foco maior. Isso aumenta o retorno gerado pelas frentes comunicacionais da sua franquia.
4. Escolha os canais de transmissão da mensagem
Uma mensagem efetiva só acontece se estiver bem direcionada. Ou seja, ela precisa ter um público definido e estar em um canal que este público estará. Portanto, é preciso alinhar a escolha dos canais com a definição do público-alvo, transmitindo sua mensagem no meio que eles estarão presentes e as características se sincronizam.
No caso de você buscar expandir sua rede e querer atingir empreendedores, é preciso colocar no plano de comunicação os canais que este público está, que pode ser no LinkedIn, blogs, portais de franquia, etc. Também pode ser utilizado por meio de sites especializados em empreendedorismo, revistas e jornais e até redes sociais mais profissionais.
5. Estruture um orçamento
Para colocar seu plano de comunicação em prática é preciso ter um orçamento definido. Junto de uma estratégia em um setor, como de comunicação, precisa estar previsto no planejamento financeiro.
Ao estabelecer um orçamento, você desenvolve o plano de comunicação baseado nos recursos disponíveis. Isso impede que haja desperdício de recursos em estratégias falíveis, aliando a alocação de recursos com o planejamento estratégico comunicacional. Além disso, tendo um orçamento em seu plano de comunicação, é mais fácil obter um bom ROI, já que as estratégias serão mais eficientes.
6. Siga um cronograma
Para ter efetividade prática e sair apenas do planejamento, seu plano de comunicação precisa seguir um cronograma. Estabelecer a concretização do plano por etapas é uma boa forma de ir tomando iniciativas graduais para alocar bem os recursos e garantir a efetividade de cada uma. Sendo assim, elaborar seu plano em cima de um cronograma, aumenta sua capacidade de organização e monitoramento do desempenho das estratégias. Isso gera otimização de recursos e um plano de comunicação estrategicamente pensado.
7. Avalie os resultados
Com um cronograma definido e todas as especificações definidas, basta avaliar o desempenho do plano durante sua execução. É preciso avaliar os pontos-chave que indicam que você está atingindo os resultados esperados.
Com isso, é necessário analisar se sua mensagem está atingindo o público certo, a mensagem está tendo tom certo, os canais estão chegando ao público definido, está havendo um bom retorno e não desperdício de recursos. Isso tudo deve entrar na análise do seu plano.
Essa análise precisa ser feita periodicamente, de forma que sua rede mantenha um controle sobre a efetividade do plano e o atualize conforme necessário. Isso mantém um plano de comunicação constantemente atualizado e atendendo às necessidades reais da franquia, de forma que traga resultados.
Sendo assim, podemos afirmar a importância de se desenvolver um plano de comunicação para sua franquia. Manter a relação da sua marca com o público de forma estratégica e garantir que sua mensagem está sendo efetiva é essencial para ter uma boa comunicação para as franquias.
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Redator em Central do Franqueado
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