Planejamento de marketing: aprenda sua importância em franquias
5 min de leitura Andrei Arndt
O planejamento de marketing é fundamental em qualquer empreendimento. Em redes de franquias, no entanto, ele contribui até mesmo para encontrar novos franqueados para a rede. Quer saber como? Leia o artigo e aprenda a importância do planejamento de marketing para a sua rede!
Neste artigo você vai ver:
- O que é o planejamento de marketing?
- Qual a importância do planejamento de marketing?
- Quais os benefícios do planejamento de marketing?
- Como realizar um planejamento de marketing para a sua franquia?
O que é o planejamento de marketing?
Para criar uma estratégia de marketing, você precisa pensar nos objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar os seus colaboradores. Sabia que existe uma forma de organizar todos esses aspectos? É o planejamento de marketing!
Planejar o marketing da sua franquia é decidir em quais frentes você vai destinar maior parte dos seus recursos. Para isso, o plano de marketing é o principal documento que será usado para desenvolver o planejamento.
Nesse sentido, o plano de marketing pode ser aplicado na marca, em um produto ou em uma campanha de divulgação. Cada um com características, objetivos e necessidades diferentes.
Qual a importância do planejamento de marketing?
A importância do planejamento das ações de marketing está diretamente relacionada ao sucesso da divulgação da franquia. Por isso, antes de criar uma estratégia de marketing, é importante ter em mente o público-alvo que você quer alcançar.
No mercado de franquias, a abertura de novas unidades franqueadas, isto é, a expansão da rede, é um desejo de todos os franqueadores. No entanto, nem sempre é fácil encontrar franqueados qualificados para a rede.
Por isso, você pode direcionar parte do planejamento especificamente para divulgar a franquia como uma ótima oportunidade de investimento. Assim, investidores interessados vão enxergar a sua rede
Quais os benefícios do planejamento de marketing?
Facilita definição de metas e objetivos
O planejamento de marketing proporciona uma visualização das atividades que serão executadas durante toda a campanha de marketing. Dessa maneira, é fácil visualizar e definir as metas e objetivos mais adequadas com o propósito do planejamento.
Se a sua marca pretende divulgar um produto ou serviço para um público jovem, por exemplo, o planejamento de marketing vai determinar quais os procedimentos estão sendo úteis para atingir a meta ou objetivo final e quais precisam ser retrabalhados ou excluídos.
Melhora a organização do trabalho
A organização do trabalho é tema de um dos artigos da Central do Franqueado. No planejamento de marketing, todas as fases e prazos do projeto são contempladas, o que auxilia na organização das atividades de marketing especificamente.
Além disso, a ideia do planejamento de marketing é que seja acessível a todos os colaboradores envolvidos no projeto. Dessa maneira, todos consultam e se organizam tendo como base o plano de marketing.
Aumenta a vantagem competitiva
O mercado de franquias está em constante transformação. Por isso, aumentar a vantagem competitiva é uma forma de se manter na frente dos concorrentes. O planejamento de marketing contribui para uma estratégia de divulgação sólida que contribui para estabelecer a franquia como uma autoridade no mercado.
Por isso, o plano de marketing está diretamente relacionado com a percepção que os clientes, colaboradores, franqueados e concorrentes terão da sua marca.
Acelera a expansão da rede
O planejamento de marketing, além de agregar valor aos clientes, pode funcionar como uma forma de atrair franqueados para a sua rede. Ações de marketing voltadas especialmente para franqueadas são alternativas para acelerar a expansão da rede.
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para construir e cultivar um relacionamento de longo prazo com os potenciais franqueados da sua rede de franquias.
Como realizar um planejamento de marketing para a sua franquia?
Estude o mercado e saiba onde quer chegar
Qual o seu nicho de mercado? Qual os consumidores você quer atingir? Para planejar o marketing, é preciso conhecer as pessoas para quem você quer comunicar.
Nesse sentido, é importante usar Metas SMART para desenvolver objetivos que estejam de acordo com o público que você quer atingir. Em tempos de redes sociais, a personalização do conteúdo é cada vez mais uma exigência do público. Por isso, você deve entender o cliente para criar a melhor experiência de compra possível.
Defina o público-alvo
Você entendeu que conhecer o público-alvo é fundamental, certo? No entanto, são inúmeras as estratégias para auxiliar você a elaborar o melhor perfil de cliente possível.
Uma alternativa é criar personas, elas representam o cliente ideal e apresentam características semelhantes a um cliente de verdade. Dessa maneira, o planejamento de marketing se torna mais otimizado e efetivo, pois considera a verdadeira reação das pessoas.
Defina as melhores estratégias
No planejamento de marketing você vai colocar as melhores estratégias para a franquia. Durante uma campanha de marketing, você pode investir na produção de conteúdo para redes sociais. Porém, esse é o básico. Se você quiser estratégias mais avançadas, pode recorrer a Social Media Optimization, Search Engine Optimization, etc.
Para atrair franqueados, vale lembrar o marketing de conteúdo mencionado anteriormente. A criação de e-books, por exemplo, é uma forma de criar conteúdo relevante para conquistar franqueados. Mas não só isso: newsletters, vídeo-aulas e qualquer produção de conteúdo que estabeleça um vínculo entre franqueador e franqueado são recomendadas para melhorar a estratégia de expansão da franquia.
Planeje, execute e monitore as atividades
Após definir o cronograma e dispor de todas as atividades organizadas com suas respectivas categorias e prazos, é o momento de colocar em prática. Determine os melhores colaboradores para agir em cada uma das tarefas, levando em conta suas melhores habilidades.
Depois do início das atividades, é importante monitorar para ver se tudo está saindo como o planejado. Os indicadores de desempenho são essenciais durante essa etapa.
Conclusão
Você aprendeu o que é o planejamento de marketing, a importância de usá-lo em franquias e de que maneira ele contribui para atrair novos franqueados para a rede.
As estratégias de marketing estão sempre evoluindo, por isso, planejar o marketing da franquia é fundamental para entender as transformações e direcionar o seu negócio para o sucesso.
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Redator em Central do Franqueado
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