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Persuasão em vendas: 8 dicas imperdíveis para a sua rede de franquias

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Marketing

9 min de leitura Cristiano Ritzel

A persuasão de clientes e franqueados a aderir ao que sua franquia está oferecendo não é fácil. Então, para ajudar você nessa tarefa existe a persuasão, que são técnicas que auxiliam as pessoas a tomarem uma decisão. 

Você vai encontrar neste conteúdo:

O que é persuasão em vendas?

Não é difícil explicar o que é persuasão, basicamente significa a habilidade de convencer uma pessoa. Tentar persuadir alguém é algo corriqueiro na sociedade, pois desde cedo tentamos convencer pessoas a fazerem nossas vontades. Sendo então, um comportamento é comum.

Para quem atua com vendas e marketing, utilizar a persuasão é algo super comum, principalmente para fazer alguém comprar um produto. No entanto, ela pode ser usada em muitas coisas além de vendas e produtos.

Entretanto, para utilizar da persuasão em qualquer negócio, é preciso grande compreensão sobre seu poder e boas estratégias para obter resultados. Isso porque, a maioria das empresas busca aplicar ela em divulgações e ações de marketing. Então, é preciso fazer algo com uma alta qualidade para se destacar em um mercado tão concorrido.

Por que utilizar a persuasão em vendas?

Se existe um casal que funciona em conjunto, é a persuasão aplicada em táticas para vender. Desde o primeiro ao último contato com o lead é possível persuadir. Veja algumas vantagens que a aplicação da persuasão em vendas pode proporcionar para a sua rede de franquias.

Explicitar as vantagens de um produto ou oferta

A persuasão vai ser uma grande aliada para demonstrar os benefícios em torno de uma oferta ou produto, deixando evidente seu valor para os clientes. Isso vai aumentar bastante o interesse dele sobre a oferta. De nada adianta oferecer algo extremamente vantajoso, sendo que não desperta o desejo de consumo no cliente

Sobressair sobre outras marcas

Quando se consegue utilizar a persuasão em uma rede de franquias, se torna fácil destacar sua marca sobre outras empresas. Principalmente pelo fato de você ter em suas mãos a receita para atrair clientes.

Tanto que, nem todos os negócios populares possuem uma taxa alta de vendas por apresentarem valores baixos ou boa qualidade. Muitos negócios apenas sabem utilizar os gatilhos da persuasão e garantir vendas.

Auxiliar na eliminação de problemas

É comum qualquer empresa passar por problemas e situações inesperadas, que podem resultar até mesmo em crises. Nesses momentos você também vai poder aplicar a persuasão para fugir destas situações.

Imagine um cliente insatisfeito a ponto de dar um feedback negativo sobre a sua franquia. Você utilizando de táticas para convencer ele, vai conseguir mudar a situação e evitar todos os problemas. A persuasão, nesse caso, também serve para a empresa mostrar o seu lado. Uma reclamação de atraso na entrega, por exemplo, pode ser justificada e mudar a ideia do cliente: a demora maior em datas comerciais como Natal e Black Friday, épocas de chuva, etc.

Garantir o melhor para os clientes

Nem tudo sobre a persuasão e vendas se resume em concluir um processo. Você precisa compreender que tem um papel e que é possibilitar algo de qualidade para seus clientes. Se você usar a persuasão para vender produtos de baixa qualidade, por exemplo, feedbacks negativos com certeza vão diminuir a reputação da sua marca.

Então, a persuasão passa a ser uma forma de ofertar algo benéfico para seu público. Tal ponto vai ajudar muito na fidelização de clientes, fazendo eles voltarem a negociar com sua franquia. Afinal, se o produto ou serviço prestado é de qualidade, os clientes vão lembrar da sua marca como uma referência na área de atuação.

Quando aplicar a persuasão em sua franquia?

Talvez você deva estar pensando que a persuasão serve apenas para a reta final de uma venda, não é mesmo? Mas para sua surpresa, a persuasão deve ser utilizada em outros momentos, sendo essencial para todo o marketing de uma franquia, venda de produto ou serviço. Veja alguns momentos que essenciais para se utilizar:

Negociações

Qualquer contato, seja com cliente ou potencial franqueado, você pode aplicar a persuasão. Aliás, principalmente no início de uma negociação, garantindo que a pessoa não desista das suas propostas. Mas também deve se estender até o momento final.

Landing pages

Se existe algo perfeito para utilizar persuasão é em landing pages. Elas buscam ocasionar na troca entre empresa e potencial cliente, seja oferecendo um orçamento, avaliação gratuita, ou outro item. Então, colocar alguns gatilhos de persuasão para convencer alguém pode ajudar.

8 dicas para utilizar a persuasão na sua franquia para vender mais

Como você pode ver, contar com técnicas de persuasão pode ocasionar em muitos pontos positivos em uma franquia. Por isso, a Central do Franqueado elaborou algumas dicas de técnicas infalíveis de persuasão para você aplicar na sua rede.  

1. Prova Social

Todo mundo gosta de se sentir parte de algo, por isso, apostar na persuasão utilizando da prova social pode ser um ponto positivo. Quando uma franquia apresenta um produto e informa que diversas pessoas já utilizaram e aprovaram, ela desperta o interesse de outras pessoas por querer participar daquele seleto grupo. 

A prova social também ajuda na validação da qualidade do produto, pois um produto ser popular, significa que ele é eficaz.

2. Linguagem corporal 

A verdade é que não são só as palavras que comunicam, o corpo também! Por isso, a linguagem corporal é indispensável para aumentar a persuasão e, consequentemente, as vendas em uma rede de franquias. Por exemplo, vendedores introvertidos, que não olham os clientes nos olhos e demonstram ansiedade durante a negociação, certamente terão mais dificuldades em concretizar uma venda.

Isto acontece porque o interessado em comprar sente desinteresse e insegurança em fechar a compra. Por isso, se você quer aumentar as vendas na sua franquia e também a persuasão dos vendedores, é importante ficar atento ao comportamento durante as negociações.

3. Reciprocidade

De modo simples, utilizar a persuasão na reciprocidade significa: dar para receber. Aposte em ser persuasivo oferecendo algo para seus clientes, pois tal ação vai despertar neles o desejo de retribuir em sua franquia.

Produtos e oferecidos com condições especiais, facilidade para financiar e concluir a compra, por exemplo, costumam ser alternativas para aumentar o sentimento de reciprocidade.

4. Autoridade

Deixar explícito que possui autoridade sobre seu ramo de atuação gera confiança. Então, por meio da persuasão demonstre que sua franquia é referência sobre o ramo que atua. Para isso, conte com suporte de pessoas que sejam bem vistas e com credibilidade para o 

público. Uma boa aposta é procurar celebridades para fazer propaganda da sua marca, isso é algo extremamente benéfico para atrair atenção para sua franquia. 

5. Escassez

Persuadir seu cliente apresentando escassez do produto é um tiro certeiro. Tal ação vai fazer o interessado acreditar que o produto está com poucas unidades por conta da alta demanda de interessados. 

Ou até mesmo, quando você oferecer uma promoção por tempo ilimitado, vai gerar necessidade de adquirir o produto para não perder a oportunidade.

6. Storytelling 

Você já pensou em usar o storytelling para aumentar suas vendas? É possível! Um bom contador de história tem maior facilidade para vender. Ao despertar o sentimento através de uma narrativa, os consumidores se sentem mais tentados a finalizarem a compra. 

A narrativa precisa estar relacionada com a solução de problemas que a persona enfrenta no seu dia a dia. Por exemplo, se você administra uma rede de franquias de alimentação saudável, como a Balanceado, uma possibilidade é atender aqueles clientes que desejam ter uma vida mais equilibrada, mas que tem pouco tempo para planejar e preparar refeições adequadas. 

7. Afeição

Normalmente temos tendência a tomar decisões quando solicitadas por pessoas que temos afeto, não é mesmo? Por isso, persuadir seu público utilizando da afeição é uma boa recomendação.

Aposte em demonstrar preocupação, simpatia e apreço. A principal forma de garantir empatia é mostrando seus pontos em comum e buscando proximidade com o cliente.

8. Otimismo 

Vendedores otimistas têm chances maiores de concretizar vendas. Isto acontece porque a postura otimista costuma facilitar a resolução de problemas e dificuldades que os consumidores costumam apresentar quando não querem comprar um produto. 

Por isso, vendedores de sucesso são otimistas e dedicados a resolver problemas da clientela. Se o cliente diz que está com pouco dinheiro, por exemplo, é fácil pensar em condições especiais para adquirir o produto. Também, se o é um serviço ou produto que ele não conhece, o entusiasmo em apresentar os benefícios da compra podem levá-lo a mudar de ideia.

Conclusão

A persuasão é uma técnica muito utilizada, tanto no mundo dos negócios, como na vida pessoal de todo mundo. Ela é uma arma poderosa e pode garantir o sucesso de qualquer empresa ou franquia se bem utilizada. Aposto que agora você já sabe tudo sobre técnicas de persuasão, não é mesmo? Então, não vai demorar muito para aplicá-las na sua franquia. Com a persuasão você vai obter muitos benefícios, que poderão ajudar diretamente na expansão da sua rede. 

Mas lembre-se, para uma rede colher essas vantagens, ela precisa estar padronizada. Pois, só assim, é possível todas as unidades franqueadas apresentarem um desempenho proveitoso para o crescimento da marca.

A Central do Franqueado é especialista em franchising e oferece para franqueadores o serviço de Padronização. Para padronizar a sua rede, trabalhamos com três módulos: Checklist, Compras e Marketing. Cada um com funcionalidades específicas para resolver um determinado tipo de problema.

 O Checklist facilita o controle de qualidade e a padronização dos processos operacionais na rede. Também agiliza a implantação de novas unidades. O Compras é o módulo para manter sob controle tudo o que os franqueados estão negociando com fornecedores. Em outras palavras, é um facilitador do processo de compra

O Módulo Marketing resolve problemas na identidade da marca e facilita a produção de materiais de divulgação dentro de um modelo pré-estabelecido pelo franqueador.  O que acha de experimentar? Solicite uma demonstração gratuita e teste na prática todas as funcionalidades de um sistema para franquias referência no mercado.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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