Marketing e vendas: descubra a importância dessa relação no franchising
6 min de leitura Carlos Griebler
A relação entre os setores de marketing e vendas é fundamental para aumentar a produtividade da sua rede e favorecer a sua estratégia de expansão. No franchising, o alinhamento entre marketing e vendas é indispensável.
Se você acompanha o site da Central do Franqueado, certamente leu algum artigo sobre marketing ou vendas. Apesar de dois conceitos amplamente usados no mundo corporativo, muitas pessoas ainda têm dificuldade de apontar as diferenças entre o marketing e as vendas. Por isso, preparamos um artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Neste artigo você vai ver:
- A definição de marketing
- A definição de vendas
- Quais as diferenças entre marketing e vendas?
- Qual a importância do marketing e vendas em uma rede de franquias?
- Como aprimorar a relação marketing e vendas na minha rede de franquias?
A definição de marketing
É comum pensar que as vendas estão diretamente relacionadas com a geração de receita para a organização. O marketing, por sua vez, é geralmente associado ao posicionamento e fortalecimento da identidade de marca. No mercado de franquias, no entanto, quando o assunto é clientes e franqueados, o marketing e as vendas se misturam e são essenciais para o sucesso da rede.
Basta uma pesquisa no Google para encontrar as mais variadas definições sobre o marketing. Segundo a American Marketing Association, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem o desenvolvimento, a comunicação e a entrega de valor para os consumidores.
Também, o marketing se preocupa com a administração do relacionamento com clientes, visando a satisfação do cliente através dos produtos e serviços, bem como beneficiar a organização.
A definição de vendas
Você viu que a responsabilidade do marketing é atrair os clientes, certo? Nesse sentido, as vendas são o complemento do marketing. Elas lidam diretamente com o cliente, entram em contato com os leads originados nas ações de marketing. Por isso, cabe aos vendedores manter um relacionamento próximo com o marketing e vice-versa.
O contato com os clientes proporciona o entendimento acerca das verdadeiras expectativas e aspirações dos consumidores. A partir das percepções do departamento de vendas, as ações de marketing são passíveis de alterações e aprimoramentos. Ou seja, um depende do outro.
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Quais as diferenças entre marketing e vendas?
Caso ainda não tenha ficado claro as diferenças entre o marketing e as vendas, vale lembrar que o marketing está relacionado com o planejamento e desenvolvimento de ações para alcançar metas e objetivos estabelecidos.
As vendas, portanto, não apresentam a mesma preocupação com ações futuras como o marketing. As vendas concentram esforços no presente, principalmente em transformar o lead em cliente.
Diferentemente das vendas, o marketing vai trabalhar para contribuir com a brand equity. Em outras palavras, o marketing vai atrair os interessados para a sua rede, inclusive franqueados. Mas não se engane, o marketing não é responsabilidade somente dos colaboradores da área.
No mercado de franquias, principalmente, o marketing é uma responsabilidade de praticamente todos os envolvidos. Afinal, imagine investir milhares de reais em uma campanha de marketing para atrair consumidores para a sua franquia e, ao procurarem a sua marca, eles são mal atendidos? Nesse caso, a probabilidade dos investimentos em marketing serem desperdiçados, é alta.
Por isso, é importante ter cuidado com o funcionamento da franquia como um todo. O engajamento dos franqueados, por exemplo, é fundamental para que a sua rede de franquias não fique para trás da concorrência.
A partir do momento em que o marketing conquistou os leads, as vendas entram em ação para transformá-los em clientes. Por exemplo, o profissional de vendas, diferente do profissional de marketing, vai ter contato direto com o público.
Dessa maneira, informações valiosas surgem da relação cliente e vendedor. Por isso, trabalhar em conjunto com o marketing é fundamental. São essas informações que vão direcionar estratégias e campanhas de marketing na sua rede.
Qual a importância da relação marketing e vendas em uma rede de franquias?
Agora que você entendeu as principais diferenças entre o marketing e vendas, que tal conferir como funciona e quais os benefícios dessa parceria? Apesar de responsabilidades diferentes, o marketing e as vendas compartilham o mesmo alvo: as necessidades e desejos do cliente. Veja a seguir!
O marketing prepara os clientes
O marketing usa pesquisas de mercado para compor a persona e desenvolver estratégias alinhadas com o comportamento do consumidor. As informações pesquisadas, por exemplo, hábitos de consumo e faixa etária dos consumidores, são usadas para definir o direcionamento das ações de marketing.
O próximo passo é a captação de leads. No mercado de franquias, as estratégias mais usadas para atrair os leads são o marketing de conteúdo em conjunto com práticas de Search Engine Optimization, a divulgação em redes sociais, etc.
Após a captação, o marketing vai nutrir e educar o lead. Iniciar e manter o relacionamento com os interessados em abrir uma unidade da sua rede de franquias, por exemplo, é uma atribuição exclusivamente relacionada ao marketing.
Ganhar a confiança do lead é a melhor alternativa para convertê-lo em uma franqueado da rede no futuro. Por isso, o marketing é fundamental.
As vendas convertem o cliente
Como você deve ter percebido, as vendas são a consequência do relacionamento da lead com o marketing. Nesse sentido, os vendedores são os responsáveis por concluir a compra. Para isso, as habilidades de comunicação e persuasão deste profissional são essenciais. O vendedor vai conectar às necessidades e expectativas do lead à solução da empresa.
Durante o contato com um investidor interessado em abrir uma nova unidade de franquia, por exemplo, o vendedor é o responsável por explicar as condições apresentadas na Circular de Oferta de Franquia e solucionar todas as dúvidas.
Ficou fácil de entender a importância de manter a sua equipe de marketing e vendas alinhada, certo? Sem o marketing, seria impossível atrair leads para a sua rede. Sem as vendas, a sua estratégia de expansão seria um fracasso. Veja a seguir como aprimorar a relação do marketing e vendas na sua rede de franquias!
Como aprimorar a relação marketing e vendas na minha rede de franquias?
Agora você deve estar se perguntando: como melhorar a comunicação entre o departamento de marketing e vendas na minha rede? Em razão da transformação digital, são diversas ferramentas disponíveis na web para solucionar os problemas de um administrador.
No entanto, nem todas se encaixam na necessidade de um franqueador. Cuidar de várias unidades franqueadas, manter o engajamento, padrões de qualidade e atender a solicitação dos franqueados é uma atividade complicada que requer muita dedicação. Por isso, a Central do Franqueado, especialista em franchising, desenvolveu um Sistema para Franquias exclusivamente para o mercado de franquias.
A plataforma centraliza todas as informações do departamento de marketing e vendas em um único local. Além disso, a comunicação entre as unidades de franquia e a prestação de suporte é facilitada. Investir em um Sistema para Franquias aumenta as chances de sucesso da sua rede e mantém todas as unidades franqueadas sintonizadas com a franqueadora.
Que tal descomplicar a administração da sua rede? São mais de 200 marcas no mercado de franquias que aprovam a nossa solução. Faça parte desse time! Agende uma demonstração do Sistema para Franquias e revolucione a gestão da sua rede.
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Redator em Central do Franqueado
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