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Marketing

Marketing de relacionamento: 9 dicas para a sua rede de franquias

9 min de leitura Dario Ruschel


O marketing de relacionamento é essencial em redes de franquias. Afinal, nenhuma empresa está imune à concorrência. Por isso, manter o interesse dos clientes é, mais do que nunca, uma questão de sobrevivência para todo e qualquer negócio. 

Isso acontece quando as estratégias de marketing consideram mais do que a oferta de produtos e serviços, mas também, as pessoas que deles farão uso. Entenda mais sobre a importância do relacionamento entre a marca e o consumidor e sobre como organizar isso na sua franquia com as 9 dicas imperdíveis que a Central do Franqueado preparou para você.

Neste artigo você vai ver:

O que é marketing de relacionamento?

O nome já diz: o marketing de relacionamento é encarregado de uma relação entre partes distintas. Temos, nesse caso, empresa e consumidor. Se o marketing, como um conceito amplo, engloba a forma como um negócio se coloca no mercado, as ações voltadas para o relacionamento visam organizar, aproximar e facilitar a comunicação entre consumidores e uma marca. 

Isto é, o marketing de relacionamento consiste em várias ações que são implementadas pelas franquias para sustentar um relacionamento harmônico com os consumidores da marca. Faz parte do marketing de relacionamento, portanto, considerar benefícios exclusivos para consumidores e manter um contato regular.

Tal comunicação, entretanto, tem um objetivo específico. Como estamos falando de marketing, lembre-se que seu intuito final continua o mesmo: o consumo dos bens ofertados pela empresa (ou seja, a venda). Porém, há muito tempo a ideia de consumir vem mudando. 

A experiência de um cliente não mais começa e termina na loja. Ela se espalha pelas redes sociais, em stories no Instagram ou em avaliações no Google. Na Internet, o consumidor tem voz ativa e poder de interação com outros usuários e com suas próprias marcas favoritas. Cabe então, ao marketing de relacionamento, incentivar essa prática. 

Qual a importância do marketing de relacionamento em franquias?

Um negócio que se mostra presente no cotidiano dos clientes e que incentiva essa relação está primando pelo engajamento. Nesse sentido, engajar pessoas é uma tarefa obrigatória para sobreviver no mercado. 

Na mesma rede, públicos-alvo que consumidores acessam diariamente estão diversos outros concorrentes, com propostas igualmente boas. A modernidade permite a visibilidade de startups que podem conquistar consumidores e aumentar a taxa de conversão a qualquer momento. Logo, é preciso se manter interessante.

O marketing de relacionamento se preocupa com a manutenção da aproximação dos clientes à empresa. Em meio à quantidade crescente de oferta e, considerando que consumidores têm um poder de escolha cada vez maior, o negócio deve encontrar meios para que continue sendo escolhido. Isso não mais se garante unicamente a partir da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

É necessário ter atenção a como está sendo a experiência dos consumidores com a marca. Observar suas necessidades, considerar suas ideias e, claro, resolver seus problemas. O negócio que, ao alimentar a relação com o público, supre suas demandas de origem emocional, estará criando vínculos. Então, por consequência, alcançará a fidelização de sua clientela.

Um relacionamento, para existir, deve partir da compreensão de com quem será buscado o vínculo e como ele acontecerá. É muito vago pensar em consumidores sem entender inicialmente quem eles são. Também, é precipitado fazer marketing sem antes escolher o discurso e as ferramentas mais adequadas para a interação entre a empresa e os clientes. Portanto, o marketing de relacionamento parte de questões intrínsecas à proposta do negócio e às características dos seus públicos-alvo.

9 dicas de marketing de relacionamento para a sua rede de franquias

Agora que você entendeu o que é o marketing de relacionamento e qual a importância, confira 9 dicas para a sua rede de franquias!

1. Definindo os públicos-alvo

Como empreendedor, você deve ter em mente quem é a sua persona e como você atingi-la com a sua marca. Independentemente do seu segmento de atuação, a proposta da sua empresa é direcionada a públicos com determinadas características. 

Essas, envolvem desde a faixa-etária dos consumidores, ao seu perfil socioeconômico. Também englobam questões mais subjetivas: desejos e demandas específicas desses grupos. Delimitar com precisão quem são os públicos-alvo do empreendimento é o primeiro passo para fazer qualquer ação de marketing. 

2. Segmentação e personalização 

Uma base de conhecimento relacionada com os seus consumidores é fundamental. Porém, é necessário que seja feito um bom uso destas informações. Uma dica é segmentar clientes do sexo masculino e feminino. A partir dessa segmentação, é possível criar campanhas de divulgação específicas. Por exemplo, no grupo masculino, a campanha de relacionamento no dia dos pais deve ser considerada. 

Enquanto para o público feminino, uma campanha de relacionamento voltada para o dia das mães é a mais recomendada. São dois exemplos simples, mas a segmentação pode ficar mais aprofundada se você tiver mais informações dos clientes, como a idade, localização e quais os produtos que eles mais consomem na sua rede de franquias.

3. Invista na sistematização 

Sistematizar é uma das exigências se você quer diminuir as possibilidades de erros durante a sua estratégia de marketing de relacionamento. Por isso, se você tem clientes satisfeitos na sua rede, saiba que isto não é necessário. 

Pense que você tem um amigo e fala com ele com intervalos de 6 meses e 12 meses, fica difícil manter uma amizade assim, não é mesmo? O mesmo vale para o relacionamento com os clientes. É preciso que o contato com os clientes seja regular. Sem esta regularidade, provavelmente você terá uma baixa fidelização dos clientes.

Para resolver esse problema, crie um cronograma voltado para o relacionamento com os clientes, estipulando datas para cada uma das ações de relacionamento, como o envio de e-mails em datas comemorativas, após a compra de um determinado produto e até mesmo para perguntar sobre o atendimento. A partir do cronograma, você vai conseguir visualizar e monitorar o andamento das ações de relacionamento com o cliente.

4. Comunicando de acordo com o perfil de potenciais interessados

Tendo consciência das características comportamentais de prováveis consumidores, é possível encontrar a forma mais ideal para que a comunicação entre a empresa e os públicos se estabeleça.

Portanto, a abordagem escolhida precisa ser convidativa e compreendida. Toda campanha e ação publicitária deve ser elaborada a partir desses parâmetros, assim como o relacionamento que se dará a partir disso. Para um negócio se colocar no dia-a-dia dos seus clientes, ele se adapta a sua realidade, com naturalidade. 

5. Fazendo lead nurturing

Aqui entra um termo técnico, mas que é o cerne do marketing de relacionamento. Atingidos os públicos, é hora de mantê-los por perto. Seja através da interação nas redes sociais, do envio de promoções por e-mail ou por programas de fidelização propriamente ditos, é momento de elaborar um plano de marketing que chame e mantenha a atenção dos consumidores. 

Essa prática, no marketing digital, é chamada de lead nurturing. Nutrir os leads”, que seriam os interessados na marca, é parte essencial para estabelecer vínculos. Isso pode acontecer de diversas maneiras. Mas, é importante que a empresa tenha profissionais responsáveis por monitorar esses leads e, se possível, segmentá-los de acordo com suas características. Assim, o negócio se comunica com cada vez mais precisão. 

6. Redes sociais para interação e monitoramento:

O Instagram e o Facebook são ferramentas poderosas não apenas para a divulgação de campanhas, mas para acompanhar o comportamento dos usuários e entendê-los melhor. 

As redes sociais proporcionam informações poderosas sobre os públicos-alvo da franquia. É possível diagnosticar, por exemplo, quais regiões engajam mais com a proposta da marca e quais precisam de ações que incentivem o envolvimento dos consumidores. Também, as redes sociais são alternativas para interagir com o público e nutrir o relacionamento com os clientes.

Lembre-se: sempre responda aos comentários nas redes sociais. Esta ação é uma forma de demonstrar que a marca se preocupa com os consumidores e está atenta às demandas daqueles que se interessam em comprar os produtos.

7. Captação e segmentação de leads por listas de e-mail

A utilização do e-mail é extremamente útil para reunir contatos, mantendo-os interessados com o envio de promoções especiais e códigos de desconto de produtos, por exemplo. 

Esses usuários podem ser captados através de cadastros em landing pages. Durante estes cadastramentos, é possível otimizar a segmentação do público, ao exigir a seleção de regiões e de unidades da franquia visitadas pelo usuário.

Uma estratégia para captar leads por e-mail é produzir conteúdos e solicitar nome, e-mail e telefone para contato como um dos requisitos para fazer download dos arquivos. Desse modo, você auxilia a lead oferecendo um conteúdo qualificado e recebe informações importantes sobre ela, que vão contribuir para as suas estratégias de mailing

8. Monitore os resultados

O marketing de relacionamento varia muito pelo perfil do consumidor e da área de atuação da rede de franquias. Você provavelmente não se incomodaria de receber e-mails sobre os seus produtos favoritos, mas e-mails que não atendem aos seus interesses certamente seriam incômodos. 

Você deve estar se perguntando, como saber se os consumidores estão apreciando o contato da franquia? Para responder a essa pergunta, você deve monitorar os resultados da estratégia. Ficar atento à frequência de envio de e-mails é um começo. 

Mas também é preciso considerar o uso de indicadores de desempenho, taxa de abertura e taxa de cliques. Não se preocupe se o marketing de relacionamento demorar a trazer resultados positivos. O importante é aprender com os seus erros e aprimorar cada vez mais este contato com os consumidores da marca.

9. Aposte na tecnologia

O enfoque no marketing de relacionamento que acontece pelos meios digitais. Claro, é impossível falar do assunto sem considerar o marketing digital como um dos instrumentos mais utilizados atualmente.  

Entretanto, não se pode esquecer do que acontece offline. A relação entre a empresa e seus consumidores também acontece a partir do atendimento qualificado, preocupado com o bem-estar dos clientes. Afinal, boas experiências são recomendadas posteriormente – e situações ruins podem causar problemas para a reputação da marca.

Contar com um time próprio de marketing e comunicação é sempre uma alternativa interessante, principalmente quando falamos de redes de franquias. Com isso, os profissionais se aprofundaram na proposta da marca e no comportamento dos clientes.  

Mas como investir no marketing da sua franquia? A Central do Franqueado recomenda para você o módulo Marketing, uma solução tecnológica desenvolvida especialmente para o mercado de franquias. O Módulo Marketing conta com um editor de imagens interativo e intuitivo para você criar e disponibilizar templates para a sua rede de franquias. Dessa forma, você mantém a padronização e a qualidade dos conteúdos de divulgação.

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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