Marketing de relacionamento: 9 dicas para a sua rede de franquias
9 min de leitura Dario Ruschel
O marketing de relacionamento é essencial em redes de franquias. Afinal, nenhuma empresa está imune à concorrência. Por isso, manter o interesse dos clientes é, mais do que nunca, uma questão de sobrevivência para todo e qualquer negócio.
Isso acontece quando as estratégias de marketing consideram mais do que a oferta de produtos e serviços, mas também, as pessoas que deles farão uso. Entenda mais sobre a importância do relacionamento entre a marca e o consumidor e sobre como organizar isso na sua franquia com as 9 dicas imperdíveis que a Central do Franqueado preparou para você.
Neste artigo você vai ver:
- O que é marketing de relacionamento?
- Qual a importância do marketing de relacionamento em franquias?
- 9 dicas de marketing de relacionamento para a sua rede de franquias
O que é marketing de relacionamento?
O nome já diz: o marketing de relacionamento é encarregado de uma relação entre partes distintas. Temos, nesse caso, empresa e consumidor. Se o marketing, como um conceito amplo, engloba a forma como um negócio se coloca no mercado, as ações voltadas para o relacionamento visam organizar, aproximar e facilitar a comunicação entre consumidores e uma marca.
Tal comunicação, entretanto, tem um objetivo específico. Como estamos falando de marketing, lembre-se que seu intuito final continua o mesmo: o consumo dos bens ofertados pela empresa (ou seja, a venda). Porém, há muito tempo a ideia de consumir vem mudando.
A experiência de um cliente não mais começa e termina na loja. Ela se espalha pelas redes sociais, em stories no Instagram ou em avaliações no Google. Na Internet, o consumidor tem voz ativa e poder de interação com outros usuários e com suas próprias marcas favoritas. Cabe então, ao marketing de relacionamento, incentivar essa prática.
Qual a importância do marketing de relacionamento em franquias?
Um negócio que se mostra presente no cotidiano dos clientes e que incentiva essa relação está primando pelo engajamento. Nesse sentido, engajar pessoas é uma tarefa obrigatória para sobreviver no mercado.
Na mesma rede, públicos-alvo que consumidores acessam diariamente estão diversos outros concorrentes, com propostas igualmente boas. A modernidade permite a visibilidade de startups que podem conquistar consumidores e aumentar a taxa de conversão a qualquer momento. Logo, é preciso se manter interessante.
O marketing de relacionamento se preocupa com a manutenção da aproximação dos clientes à empresa. Em meio à quantidade crescente de oferta e, considerando que consumidores têm um poder de escolha cada vez maior, o negócio deve encontrar meios para que continue sendo escolhido. Isso não mais se garante unicamente a partir da qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
É necessário ter atenção a como está sendo a experiência dos consumidores com a marca. Observar suas necessidades, considerar suas ideias e, claro, resolver seus problemas. O negócio que, ao alimentar a relação com o público, supre suas demandas de origem emocional, estará criando vínculos. Então, por consequência, alcançará a fidelização de sua clientela.
Um relacionamento, para existir, deve partir da compreensão de com quem será buscado o vínculo e como ele acontecerá. É muito vago pensar em consumidores sem entender inicialmente quem eles são. Também, é precipitado fazer marketing sem antes escolher o discurso e as ferramentas mais adequadas para a interação entre a empresa e os clientes. Portanto, o marketing de relacionamento parte de questões intrínsecas à proposta do negócio e às características dos seus públicos-alvo.
9 dicas de marketing de relacionamento para a sua rede de franquias
Agora que você entendeu o que é o marketing de relacionamento e qual a importância, confira 9 dicas para a sua rede de franquias!
1. Definindo os públicos-alvo
Como empreendedor, você deve ter em mente quem é a sua persona e como você atingi-la com a sua marca. Independentemente do seu segmento de atuação, a proposta da sua empresa é direcionada a públicos com determinadas características.
Essas, envolvem desde a faixa-etária dos consumidores, ao seu perfil socioeconômico. Também englobam questões mais subjetivas: desejos e demandas específicas desses grupos. Delimitar com precisão quem são os públicos-alvo do empreendimento é o primeiro passo para fazer qualquer ação de marketing.
2. Segmentação e personalização
Uma base de conhecimento relacionada com os seus consumidores é fundamental. Porém, é necessário que seja feito um bom uso destas informações. Uma dica é segmentar clientes do sexo masculino e feminino. A partir dessa segmentação, é possível criar campanhas de divulgação específicas. Por exemplo, no grupo masculino, a campanha de relacionamento no dia dos pais deve ser considerada.
Enquanto para o público feminino, uma campanha de relacionamento voltada para o dia das mães é a mais recomendada. São dois exemplos simples, mas a segmentação pode ficar mais aprofundada se você tiver mais informações dos clientes, como a idade, localização e quais os produtos que eles mais consomem na sua rede de franquias.
3. Invista na sistematização
Sistematizar é uma das exigências se você quer diminuir as possibilidades de erros durante a sua estratégia de marketing de relacionamento. Por isso, se você tem clientes satisfeitos na sua rede, saiba que isto não é necessário.
Pense que você tem um amigo e fala com ele com intervalos de 6 meses e 12 meses, fica difícil manter uma amizade assim, não é mesmo? O mesmo vale para o relacionamento com os clientes. É preciso que o contato com os clientes seja regular. Sem esta regularidade, provavelmente você terá uma baixa fidelização dos clientes.
Para resolver esse problema, crie um cronograma voltado para o relacionamento com os clientes, estipulando datas para cada uma das ações de relacionamento, como o envio de e-mails em datas comemorativas, após a compra de um determinado produto e até mesmo para perguntar sobre o atendimento. A partir do cronograma, você vai conseguir visualizar e monitorar o andamento das ações de relacionamento com o cliente.
4. Comunicando de acordo com o perfil de potenciais interessados
Tendo consciência das características comportamentais de prováveis consumidores, é possível encontrar a forma mais ideal para que a comunicação entre a empresa e os públicos se estabeleça.
Portanto, a abordagem escolhida precisa ser convidativa e compreendida. Toda campanha e ação publicitária deve ser elaborada a partir desses parâmetros, assim como o relacionamento que se dará a partir disso. Para um negócio se colocar no dia-a-dia dos seus clientes, ele se adapta a sua realidade, com naturalidade.
5. Fazendo lead nurturing
Aqui entra um termo técnico, mas que é o cerne do marketing de relacionamento. Atingidos os públicos, é hora de mantê-los por perto. Seja através da interação nas redes sociais, do envio de promoções por e-mail ou por programas de fidelização propriamente ditos, é momento de elaborar um plano de marketing que chame e mantenha a atenção dos consumidores.
Essa prática, no marketing digital, é chamada de lead nurturing. “Nutrir os leads”, que seriam os interessados na marca, é parte essencial para estabelecer vínculos. Isso pode acontecer de diversas maneiras. Mas, é importante que a empresa tenha profissionais responsáveis por monitorar esses leads e, se possível, segmentá-los de acordo com suas características. Assim, o negócio se comunica com cada vez mais precisão.
6. Redes sociais para interação e monitoramento:
O Instagram e o Facebook são ferramentas poderosas não apenas para a divulgação de campanhas, mas para acompanhar o comportamento dos usuários e entendê-los melhor.
As redes sociais proporcionam informações poderosas sobre os públicos-alvo da franquia. É possível diagnosticar, por exemplo, quais regiões engajam mais com a proposta da marca e quais precisam de ações que incentivem o envolvimento dos consumidores. Também, as redes sociais são alternativas para interagir com o público e nutrir o relacionamento com os clientes.
Lembre-se: sempre responda aos comentários nas redes sociais. Esta ação é uma forma de demonstrar que a marca se preocupa com os consumidores e está atenta às demandas daqueles que se interessam em comprar os produtos.
7. Captação e segmentação de leads por listas de e-mail
A utilização do e-mail é extremamente útil para reunir contatos, mantendo-os interessados com o envio de promoções especiais e códigos de desconto de produtos, por exemplo.
Esses usuários podem ser captados através de cadastros em landing pages. Durante estes cadastramentos, é possível otimizar a segmentação do público, ao exigir a seleção de regiões e de unidades da franquia visitadas pelo usuário.
Uma estratégia para captar leads por e-mail é produzir conteúdos e solicitar nome, e-mail e telefone para contato como um dos requisitos para fazer download dos arquivos. Desse modo, você auxilia a lead oferecendo um conteúdo qualificado e recebe informações importantes sobre ela, que vão contribuir para as suas estratégias de mailing.
8. Monitore os resultados
O marketing de relacionamento varia muito pelo perfil do consumidor e da área de atuação da rede de franquias. Você provavelmente não se incomodaria de receber e-mails sobre os seus produtos favoritos, mas e-mails que não atendem aos seus interesses certamente seriam incômodos.
Você deve estar se perguntando, como saber se os consumidores estão apreciando o contato da franquia? Para responder a essa pergunta, você deve monitorar os resultados da estratégia. Ficar atento à frequência de envio de e-mails é um começo.
Mas também é preciso considerar o uso de indicadores de desempenho, taxa de abertura e taxa de cliques. Não se preocupe se o marketing de relacionamento demorar a trazer resultados positivos. O importante é aprender com os seus erros e aprimorar cada vez mais este contato com os consumidores da marca.
9. Aposte na tecnologia
O enfoque no marketing de relacionamento que acontece pelos meios digitais. Claro, é impossível falar do assunto sem considerar o marketing digital como um dos instrumentos mais utilizados atualmente.
Entretanto, não se pode esquecer do que acontece offline. A relação entre a empresa e seus consumidores também acontece a partir do atendimento qualificado, preocupado com o bem-estar dos clientes. Afinal, boas experiências são recomendadas posteriormente – e situações ruins podem causar problemas para a reputação da marca.
Contar com um time próprio de marketing e comunicação é sempre uma alternativa interessante, principalmente quando falamos de redes de franquias. Com isso, os profissionais se aprofundaram na proposta da marca e no comportamento dos clientes.
Mas como investir no marketing da sua franquia? A Central do Franqueado recomenda para você o módulo Marketing, uma solução tecnológica desenvolvida especialmente para o mercado de franquias. O Módulo Marketing conta com um editor de imagens interativo e intuitivo para você criar e disponibilizar templates para a sua rede de franquias. Dessa forma, você mantém a padronização e a qualidade dos conteúdos de divulgação.
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CEO da Central do Franqueado
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