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Marketing

O que é Mailing? Saiba como utilizá-lo no marketing da sua franquia

10 min de leitura Dario Ruschel


Você já ouviu falar em mailing? Mailing é um sistema de captação de contatos e envio de mensagens para ajudar em vendas e propagandas. Ou seja, quando você recebe e-mails promocionais de sites em que se cadastrou, provavelmente o remetente está utilizando técnicas de mailing para atrair e encantar você.

Porém, também existem aqueles e-mails chatos de algum produto de uma empresa que ninguém nunca nem ouviu falar, os famosos spams e um exemplo de mailing mal planejado. Por isso, apesar de o mailing ser uma ótima ferramenta, seu uso precisa ser planejado corretamente. 

Quer saber mais sobre como fazer um mailing que vai garantir a expansão da sua franquia? Aproveite esse conteúdo que a Central do Franqueado preparou para ensinar você a como tirar o melhor proveito dessa ferramenta, como receber respostas e — é claro — evitar passar vergonha e queimar sua marca.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Mailing?

Atualmente, estratégias de Mailing são uma das principais formas de acessar o público, através do contato por e-mail ou até mesmo por correio — embora esteja caindo em desuso. O termo mailing, afinal, tem sua origem fora do mundo digital, onde significava enviar cartas para promover a empresas e seus produtos a residências.

Hoje, na era digital, o termo recebeu um significado atualizado, se estabelecendo principalmente dentro do e-mail marketing. Todavia, se engana quem pensa que o mailing consiste apenas em escrever um e-mail e sair enviando de forma desenfreada. Existe todo um planejamento por trás, que trabalha desde a catalogação de informações que a empresa possui de seus contatos em listas de e-mail até a personalização do conteúdo em busca de garantir o interesse do lead.

Por conta do contato direto que o mailing acaba trazendo, algumas empresas utilizam este sistema para diversas situações, como campanhas de marketing, pesquisas de mercado e satisfação ou até durante pós-venda, seja oferecendo mais produtos ou criando um diálogo pessoal com o consumidor. Dessa forma, o mailing exerce uma função muito interessante, servindo para fidelizar e aprimorar o serviço ao cliente.

As oportunidades realmente são muitas e estão limitadas apenas por imaginação, estas são só exemplos. Mas, para conseguir um bom retorno, é necessário ter uma vasta lista de clientes tanto já fidelizados quanto em potencial, com seus respectivos números de telefone e endereços digitais. O grande problema da má fama está em trabalhar o mailing com clientes fora dessas listas, forçando uma entrada no imaginário do público e desenvolvendo uma imediata rejeição.

Os dados e como consegui-los

Os dados em questão são tudo o que puder imaginar. Eles formam junto com os contatos a chamada “Mailing List”. Infelizmente não bastam só os contatos básicos. É importante ter toda uma variedade de informações ou pode acontecer o que falamos logo no início, com materiais errados sendo enviados para as pessoas erradas. 

Ou seja, desperdiçando conteúdo com pessoas que não tem nenhum interesse no que você está oferecendo. Qualquer coisa que for interessante para acessar o indivíduo da forma mais orgânica possível deverá estar presente nesta lista de informações, sempre com a ideia de oferecer um serviço personalizado.

Dessa forma, primeiramente temos que pensar para quem vamos enviar nosso conteúdo. Então vamos lá. Joy Gendusa, CEO do BiggerPockets e especialista em e-mail marketings, disse o seguinte: “tire a ideia de que marketing é persuasão de sua cabeça. Você não está convencendo ninguém a comprar de você. Você deve mostrar porque sua empresa é a melhor dentro do seu ramo”.

Acreditamos que essa constatação é essencial para entender os negócios na modernidade e o porquê da necessidade de possuir uma lista de mailing personalizada. Para criar a melhor lista possível, temos que pensar em alguns elementos e dados que não podem faltar em sua mailing list.

Eles compõem as informações mais básicas que irão ramificar os destinatários através de simples características, como: nome; idade; email; estado civil; endereço residencial; produtos comprados; produtos de interesse; nacionalidade. Outros elementos são opcionais e agregam na hora de enviar conteúdo. Estes podem abranger formação, profissão, quantidade de filhos e até características de personalidade.

Como são tantos, cabe ao responsável pelo Mailing decidir quais são necessárias. Muita coisa é adquirida normalmente através de contatos e vendas. Guarde todas as informações que for conseguindo e logo você terá uma bela tabela de destinatários.

Qual a importância do Mailing no franchising?

O retorno do Mailing vem de várias formas e a melhor maneira de entender esses benefícios é através de exemplos práticos. Você vende materiais de couro? Já pensou em enviar mensagens para seus clientes ensinando-os a cuidar do material? Aproveite e já ofereça aqueles produtos de tratamento e cuidado que você tem e talvez não venda tão bem. Assim, a probabilidade de fidelizar e trazer esse cliente para perto da sua franquia novamente, é maior!

Lembre-se que esse tipo de abordagem costuma ter um retorno baixo relativo ao número de pessoas que recebe. Então, se você estiver recebendo poucas respostas, não fique nervoso, pois é assim mesmo que funciona. Por ter um custo baixo, a pequena parcela de pessoas que responderam já vai ser o suficiente para justificar o esforço. 

Imagine este negócio:

  • Michel possui uma empresa de papel e resolve fazer Mailing Marketing.
  • Paga uma pessoa para fazer o trabalho e passa a gastar R$1.000,00 por mês para atingir novos clientes.
  • Dos 10.000 que receberam, 5% responderam.
  • Destes 500 apenas 10 compraram.
  • Suas vendas variaram de valores, mas cobriram facilmente o gasto inicial.

Estes números são apenas exemplos. Eles, na verdade, variam de acordo com diversos fatores. Podem mudar dependendo do nicho do seu produto, local de venda, época do ano e diversos outros fatores. Por isso, recomendamos começar pequeno e ir aumentando gradualmente enquanto você pega o jeito. Não pense em desistir ainda que é assim que funciona mesmo, uma pequena parcela irá responder, uma menor ainda irá comprar e isso já será o suficiente.

Mais benefícios

Além disso, vimos que os princípios de um bom mailing estão na personalização e direcionamento de conteúdos para o público adequado. Quando existe essa adequação para a persona ou cliente específico, eles se sentirão únicos e especiais, além de valorizar a atitude da rede em buscá-los e potencializar qualquer sucesso em negociações futuras.

Com isso, você atingirá os clientes da forma certa, sempre os levando para um passo mais perto de realizar a compra. Dessa forma, enviando os conteúdos e momentos adequados e buscando um avanço no funil de vendas, se vende mais. E, por conta de a lead já estar familiarizada com o produto, sua equipe de vendas atuará mais como uma consultora do que como apresentadores do produto e atores de convencimento, facilitando a negociação.

Melhores práticas para o mailing da sua rede de franquias

Boa parte das boas práticas ao falar de mailing reside na obtenção da lista de contatos. Depois que você decide ingressar neste tema aparecem duas escolhas básicas. A primeira é montar as informações sozinho e a outra é comprar uma tabela pronta. Porém, nós não recomendamos comprar. Pode ser aparentemente mais fácil, mas não traz retorno suficiente para compensar o gasto. 

O motivo é que você provavelmente terá a mesma lista de contatos que algum competidor. E esta ainda será provavelmente vaga em informações e composta de um público não personalizado.

Ao invés disso monte a sua própria. Poderá levar algum tempo e esforço, mas assim se monta a melhor lista possível para o seu negócio.

Para isso, é interessante que você tenha em mente onde irão todas as informações que coletar. Ferramentas de texto ou planilhas são úteis, mas podem não ser as mais eficientes.

Existem diversas plataformas que estão à sua disposição. Não se prenda a uma, teste várias e veja qual que você mais se encaixa. Estes aplicativos tem uma função bem definida: organizar, facilitar e enviar e-mails.

Você já tem um site? Se não, crie um! Criar um site pode dar medo, mas é bem mais fácil do que parece. Escolha uma plataforma de criação e aventure-se. Elas são bastante auto explicativas e muitas são gratuitas. Não é necessário um grande site para construir uma lista satisfatória. Todos temos de começar de algum lugar.

O que você precisa ter apenas é uma Landing Page (página de pouso) com um espaço chamativo para o usuário por seus dados e o próprio e-mail. A partir disso, você já tem um site com uma função básica de captação de dados e marketing. Não se esqueça de pedir as informações de maneira chamativa e amigável. 

1. Seja chamativo

Faça uma chamada interessante. Uma boa ideia é montar um guia simples ou algum conteúdo exclusivo e oferecê-lo em troca de um login básico. Você pode usar formulários pop ups e call to actions com propagandas do seu produto, talvez com ofertas instantâneas ou testes grátis. O site americano Digital Marketer efetuou um estudo e introduziu o pop up acima para pessoas que acessaram seu site por mais de 15 segundos.

A propaganda excluía visitantes já cadastrados e as páginas de vendas (para não atrapalhar). No final, com uma chamada interessante e concisa, conseguiram gerar quase 3 mil leads em apenas 14 dias, além de aumentar 54% o tempo médio de tráfego. Ter um site irá lhe abrir um grande leque de opções. Seja criativo e não tenha medo de errar. Logo você estará pegando o jeito e atingindo seus objetivos.

2. Conteúdos curtos e diretos

O consumidor moderno quer agilidade para leitura no menor espaço de tempo possível. Logo, o segredo é fazer uma boa seleção de palavras, começando pelo título da mensagem, que deve ser chamativo já no passar dos olhos. Atenção: não use caixa alta em toda a chamada, pois isso passa uma ideia invasiva.

Em relação ao corpo do texto, o segredo é apostar em frases sucintas e diretas, pois deixam o conteúdo mais limpo e impactante. Quando possível, a utilização de uma lista de itens facilita ainda mais a visualização. Lembre-se: utilize a melhor parte já no início. As primeiras palavras fazem toda a diferença e apontam para a relevância da informação. Aposte em ideias de fácil e rápida interpretação para maior conversão.

Outras dicas importantes são:

  • Use textos impactantes, mas sem exageros. Ex.: ATÉ HOJE: promoção exclusiva para você!
  • Evite anexos e conteúdos pesados;
  • Confira os links de redirecionamento, os quais devem ser otimizados para celular e não podem estar quebrados;

Outras formas de conseguir contatos

Existem diversas maneiras de compor nossa lista e nem todas são através da internet. Se você tem uma loja física, ou está em um evento relacionado ao seu ramo, obter contatos pode ser muito fácil. Imprimir uma simples folha de inscrição pode ser um método antigo, mas continua eficiente. Basta adicionar algum elemento chamativo como um sorteio ou algo do gênero.

Você pode sempre fazer um evento próprio, como coquetéis e promoções e divulgar através de panfletos e internet. Como confirmação, você pede o e-mail do interessado. Atitudes como oferecer promoções em aniversários também são interessantes para fidelizar o cliente. Observe o que seus concorrentes estão fazendo, adote medidas novas e se adapte.

Com certeza é uma ferramenta muito interessante que pode ajudar muito sua empresa com um baixo custo. Como podemos ver neste texto ele não precisa ser utilizado apenas pelo marketing.

Todas as informações que passamos servem para qualquer tipo de mailing que você possa estar planejando. Basta ser criativo e tentar!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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