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Inbound Sales: o que é e sua importância para fazer as vendas da sua franquia aumentarem

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Marketing

7 min de leitura Carlos Griebler

O Inbound Sales é uma metodologia que transforma a forma como uma empresa aborda um potencial cliente. Através de diversos tipos de canais e materiais, você tem controle sobre o funil de vendas e cada passo que o cliente dá até o fechamento da compra. Confira detalhes e a sua importância em sua franquia!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Inbound Sales?

O Inbound Sales começa pelo fato de que o consumidor moderno já não busca apenas um produto quando entra em uma loja, ele busca uma experiência. Para o vendedor, é fundamental criar uma abordagem personalizada, entendendo as dores e necessidades do consumidor. 

Dessa forma, você potencializa a efetivação da negociação e garante a satisfação do cliente. Além disso, todo o processo do Inbound Sales é baseado em evitar um contato frio com o cliente, mostrando que você se importa com ele e com a trajetória dele por sua marca até chegar na etapa de compra.

São diversas as formas de tratar essa lead (potencial cliente). Geralmente, a metodologia busca fortalecer uma parceria entre a equipe de marketing e vendas, utilizando os mais diversos canais para criar confiança e reconhecimento, como: blogs, YouTube, e-mail marketing e redes sociais. 

Assim, você mantém as leads engajadas com seus serviços e em troca, elas ganham conhecimento sobre o produto que pode ser a solução para seus problemas. Depois, quando as leads estão no estágio final do funil de vendas, são encaminhadas para o time responsável por finalizar o processo. 

Ou seja, a diferença desse método está na forma em como os clientes são abordados. Aqui, as chances de a negociação dar certo são maiores por causa que o contato mais profundo só é realizado com aqueles que atendem a persona estabelecida pela franquia. 

Com ambos os setores trabalhando junto para um bem maior, atingir os resultados esperados é questão de um bom planejamento e esforços.

Qual a importância do Inbound Sales para sua franquia?

Como citado anteriormente, a importância que o potencial cliente dá para a experiência de compra está cada vez maior. No cenário do Franchising, além dos clientes finais que a rede lida no dia a dia, existe outro tipo de interessado: o potencial franqueador.

A estratégia Inbound Sales pode ser fundamental para fazer o que uma franquia mais preza: expandir. Crescer é o principal motivo para se fazer franchising. É por conta disso, afinal, que empreendedores optam por formatar seus negócios em uma rede de franquia. E para que tudo ocorra bem, são necessárias adaptações. Entre elas, os processos de venda.

Quantas vezes você já perdeu a negociação de uma unidade por problemas durante a jornada de compra? Com o Inbound Sales, você pode nutrir esse potencial franqueado o suficiente para que as chances desse negócio dar certo, aumentem.

Convivemos todos os dias com milhares de marcas todos os dias. Por isso, se você quer se destacar da concorrência, precisa oferecer a melhor experiência possível. Para te ajudar a entender melhor, separamos alguns dos principais benefícios de se utilizar dessa metodologia em sua rede de franquias.

Aumento no número de vendas

Utilizando o Inbound Sales, você vai vender mais. Isso acontece porque, desde o primeiro contato com sua marca, você e sua equipe de marketing irão acompanhar o lead e suas dores e necessidades. Dessa forma, vocês saberão os conteúdos e momentos adequados que você deve enviar buscando um avanço no funil de vendas. 

Com isso, você nota um grande aumento na taxa de conversão. E por conta de a lead já estar familiarizada com o produto, sua equipe de vendas atuará mais como uma consultora do que como apresentadores do produto e atores de convencimento, facilitando a negociação.

Redução de custos e crescimento do lucro

Com o aumento no número de vendas, um maior lucro é natural. Agora, a redução dos custos é outro efeito direto da implementação do Inbound Sales. Acontece que, por conta de você saber exatamente onde cada uma de suas leads se encontra no funil de vendas, fica fácil saber onde investir seus recursos.

Otimização do funil de vendas

Seguindo a linha da vantagem anterior, cada uma das etapas do funil é otimizada ao se adotar o Inbound Sales. Além da jornada pelo funil ocorrer de forma mais ágil, todo o processo desde a primeira vez que o potencial cliente vê o logotipo da marca até a descoberta de produtos e fechamento de negócio é feita de forma mais rápida. 

A partir disso, cabe a você impressioná-lo com materiais de qualidade e um atendimento excepcional.

Você vai atingir mais potenciais franqueados

Com o planejamento correto, você vai atingir mais pessoas através de suas campanhas e consequentemente mais leads. Ainda, como seu método de prospecção e negociação está cada vez mais se comprovando um sucesso, é esperado que essas leads se tornem de fato, franqueados.

Assim, sua rede continuará a se expandir em um ritmo acelerado e o Inbound Sales é um dos grandes responsáveis por essa explosão.

Como usá-lo para aumentar suas vendas?

Estude a jornada do seu cliente

Antes de mais nada, é preciso conhecer a jornada de seus clientes. Como o Inbound Sales significa ter controle e nutrir potenciais clientes, é preciso conhecer o funil de vendas e o que eles significam para seu negócio.

Por exemplo, na etapa mais larga do funil, o primeiro contato com a marca, materiais apresentados devem ter fácil entendimento. Conforme a lead transita pelo funil, esses conteúdos vão se aprofundando a um ponto onde o cliente terá tanto conhecimento sobre a marca que o único trabalho do vendedor será de sanar eventuais dúvidas que possam surgir.

Sabendo recomendar materiais no momento certo vai garantir um processo satisfatório e eficiente para ambas as partes.

Integre os setores de marketing e vendas

Outro passo tão importante quanto para que o Inbound Sales aconteça da forma esperada é a integração entre as equipes de marketing e vendas. Se esse trabalho em equipe não estiver em perfeita sincronia, a metodologia não irá funcionar da maneira correta.

Quando tudo estiver funcionando bem, as leads chegarão naturalmente através da equipe de marketing. Esses potenciais clientes encaminhados para a equipe de vendas já estarão devidamente nutridos e interessados em seu serviço. Assim, é só fechar a venda!

Capacite seus times

Sabemos que a metodologia é incrível e pode trazer resultados sensacionais. Porém, o mais importante é saber como usá-la. Suas equipes, tanto de marketing quanto de venda, precisam conhecer a estratégia para oferecer a melhor experiência possível a seus consumidores e interessados.

Por isso, invista na capacitação de seus profissionais para que sua rede se torne referência no cenário do franchising.

Crie um planejamento

É hora de pensar. Quais materiais devo oferecer? Em que momento? Para quem? Qual o ritmo de nutrição? São exemplos de perguntas essenciais na hora de planejar a manutenção desses clientes em potencial.

Para esse planejamento de marketing, reúna toda a sua equipe e comece a planejar os próximos passos dessa metodologia tão importante em um brainstorm criativo e eficiente!

Use a tecnologia 

No cenário atual do mercado, sabemos que a tecnologia se tornou algo indispensável. No Inbound Sales, ela é essencial para estabelecer essa comunicação em todas as fases do funil de venda. Desde um outdoor eletrônico até uma ligação por telefone.

Com uma base de dados digital, você vai saber exatamente quem é sua lead. Dessa forma, personalizar o atendimento de forma que ela se sinta extremamente satisfeita será muito mais fácil.

Por isso, não deixe de investir em ferramentas que podem auxiliar na sua gestão. Como por exemplo, o software para franquias da Central do Franqueado. Vamos ver como a Central pode te ajudar!

Como a Central do Franqueado pode te ajudar?

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de um bom processo de vendas em uma rede de franquias. Pensando nisso, desenvolvemos o módulo ‘Expansão’, que visa auxiliar a franqueadora durante o contato com investidores interessados na rede. 

O funil de vendas é dividido em sete etapas de negociação. Nelas, você pode registrar de todos os dados relevantes para o início da relação profissional entre a franquia e o novo franqueado. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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