Marketing digital: o guia completo para franquias
13 min de leitura Leonardo Montoya
Seja em mecanismos de busca como Google, nas redes sociais ou em algum site específico, você acaba tendo contato com empresas e produtos que podem vir a interessá-lo, certo? Isso ocorre graças ao que chamamos de marketing digital e suas diversas estratégias.
É impossível pensar no mercado sem considerar a importância da Internet na vida dos consumidores. Ser notado online é legitimar o seu negócio na era digital e, consequentemente, ofertar seu produto a novos públicos. Para isso, é fundamental fazer uso de algumas estratégias de marketing digital.
Quer saber como utilizar as ferramentas corretas para elevar a presença virtual da sua rede de franquias? Confira!
Neste conteúdo você lerá sobre:
- O que é marketing digital?
- As vantagens do marketing digital
- As melhores ferramentas de marketing digital
- Considerações finais
O que é marketing digital?
A utilização de ferramentas da web é, hoje, uma das principais maneiras de obter um maior alcance e conquistar novos clientes. Com a popularização dos smartphones e o aumento da interatividade, a presença online se tornou fundamental para a comunicação externa de qualquer negócio.
Mas fazer marketing não é apenas estar presente — é preciso fazer de tudo para ser visto. Assim, o marketing digital se tornou uma série de estratégias que têm demonstrado como as marcas podem se divulgar em meio à grande oferta de informação da Internet.
Logo, para que produtos e serviços sejam eficientemente divulgados e, então, comercializados, é preciso saber otimizar o uso dos canais digitais de comunicação. Isso vale para todos os tipos de empresas: de negócios de pequeno a grande porte, a redes de franquias. No franchising, pode-se extrair resultados ainda mais significativos com um bom trabalho de marketing digital, afinal é possível desenvolver:
- Centralização e padronização da comunicação, facilitando a gestão de relacionamento com usuários e clientes em potencial;
- Lead nurturing, mantendo interessados próximos à marca, com conteúdos e ofertas atraentes.
O marketing digital, portanto, tem uma importância especial para o franchising por permitir o desenvolvimento de recursos específicos desse modelo de negócio. Agora, vejamos de forma mais detalhada os benefícios de investir nesse conceito.
Transforme a gestão da sua franquia com um único sistema
Preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita
As vantagens do marketing digital
Como adiantamos, o marketing digital é fundamental para que a sua rede esteja plenamente inserida na cultura virtual que domina o mercado hoje em dia. Mas para deixar mais claro como esse recurso pode afetar sua marca de forma real, preparamos uma série de vantagens que ele traz. São elas:
Interatividade
Um dos principais pontos de desenvolvimento do marketing digital é a interatividade. Com uma estratégia bem executada, o foco passa a ser a experiência do consumidor durante a jornada de compra e não o produto ou serviço oferecido no processo.
Em suma, a interatividade faz com que o cliente se sinta parte da marca e desenvolva com ela uma conexão profunda, o que dá início a um processo de fidelização muito importante. Assim, uma rede que se preze deve sempre buscar formas de incluir o usuário, pedir sua opinião e de fato entregar o que ele deseja.
Análise de resultados
Com a internet e os recursos do marketing digital, temos uma vantagem muito grande em relação aos meios de publicidade mais tradicionais: podemos saber a efetividade das estratégias utilizadas. Antes da transformação digital, muito dinheiro foi desperdiçado em ações insuficientes devido ao fato de não haver formas de mensurar e analisar os números de forma clara.
Com a implementação de uma boa estratégia de marketing digital, a obtenção e o estudo de dados é uma etapa essencial para a manutenção e melhoria contínua do processo. Existem algumas métricas para essa análise, como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) que podem, graças à tecnologia, ser analisadas em tempo real.
Desse modo, é possível diagnosticar problemas e falhas rapidamente, possibilitando as mudanças necessárias para colocar o marketing da sua rede no caminho certo novamente.
Novas oportunidades
Colocando-se em evidência no mercado digital, proporcionando uma jornada de compra interativa ao público e fazendo a análise de dados da forma correta, sua marca estará em contato com diversas novas oportunidades.
Falando de franchising, essas novas oportunidades podem significar mais de uma coisa. Além dos clientes e possíveis parceiros comerciais, uma boa estratégia de marketing digital pode garantir novos franqueados e unidades. Isto é, até o processo de expansão de uma rede pode ser impactado pelo marketing digital.
Nesse contexto, todos saem ganhando. Os clientes recebem novas oportunidades de conhecer empresas com as quais podem se identificar. Já quanto à própria empresa, ela acaba por desenvolver um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais, como já mencionamos.
Direcionamento
Uma das grandes vantagens de investir em marketing digital, é o fato de que algumas ferramentas permitem direcionar seus anúncios de maneira inteligente. Alguns critérios que podem ser avaliados na hora de direcionar uma ação ou campanha publicitária são: faixa etária, gênero e classe social.
Assim, se você tem uma rede de cosméticos de luxo, por exemplo, pode direcionar seus anúncios para mulheres de meia-idade que compõem a classe alta. Dessa forma, com um marketing mais eficaz, você terá resultados muito positivos.
Agora você entendeu as diversas possibilidades do marketing digital, certo? Mas não para por aí! Separamos quatro ferramentas essenciais de marketing digital para qualquer rede de franquias, independentemente de seu segmento de mercado. Vamos lá?
As melhores ferramentas de marketing digital
Agora que você conhece o conceito e suas peculiaridades, vamos ver como as coisas funcionam na prática. Confira as ferramentas mais utilizadas no processo:
Site e blog
Ter um site é como ter uma casa na Internet, um lugar só seu. Um ambiente desses é o principal ponto de referência de sua marca para usuários, onde constarão informações oficiais sobre os produtos e serviços oferecidos, assim como novidades sobre campanhas e promoções vigentes.
Dependendo de seu segmento de mercado, é possível aproveitar a plataforma para criar um canal de e-commerce para venda online — uma praticidade cada vez mais aderida pelos consumidores.
Desenvolver um blog também pode ser interessante para que essa seja uma plataforma interativa, a qual pode ser um espaço de notícias a respeito da instituição, por exemplo. Essa é uma maneira de apresentar o crescimento da empresa ao público interessado, contextualizando sua atividade no mercado.
Conteúdos relevantes, ao serem publicados, podem acabar sendo compartilhados em outros lugares. Algumas utilidades de sites e blogs para franquias:
- Centralização de informações oficiais sobre a rede;
- Plataforma para captação de leads e de novos franqueados, em seções destinadas a isso;
- Blog como forma de agregar valor à atuação da marca no mercado e estimular o engajamento dos usuários.
Para fazer um site, você pode tanto contratar uma empresa especializada quanto tentar construí-lo a partir de ferramentas gratuitas, como o WIX, o WordPress, o Jimdo ou o Webnode. Dicas importantes:
- Desenvolva uma versão mobile para seu site, afinal, muitos usuários o acessarão pelo smartphone;
- Monitore o funcionamento do site para que todos os links continuem funcionando, principalmente os de redirecionamento de campanhas e os de captação de leads;
- Disponibilize conteúdos de qualidade, com palavras-chave diretas e de acordo com o interesse de seu público consumidor: assim, suas páginas terão um melhor ranqueamento no Google.
Google e suas ferramentas
É impossível falar de marketing digital sem citar ele. Por onde os sites são encontrados, afinal? No mecanismo de busca mais utilizado no mundo, claro.
O Google se tornou ainda mais prático com a acessibilidade de dados móveis de Internet no celular. Estando na rua, ou em qualquer lugar, basta jogar algumas palavras-chave para obter resultados instantâneos e encontrar as informações desejadas.
Mas, a ferramenta é mais do que um grande emaranhado de links. Durante os últimos anos, a empresa desenvolveu algumas utilidades voltadas para o mundo dos negócios, como o Google Meu Negócio e o Google Ads.
a) Google Meu Negócio
Essa funcionalidade é como um perfil em uma rede social, só que no contexto do site de buscas. Gratuita e de fácil uso, demanda apenas um cadastro do negócio — o qual, quando buscado, terá um cantinho especial nos resultados com suas informações.
Dados úteis para o usuário, como endereço, telefone e e-mail podem ser expostos. A empresa também terá uma página no Google Maps, com direito a avaliações de consumidores e tudo. Ou seja: o Meu Negócio é uma vitrine na tela do smartphone.
b) Google Ads
Além de vitrine, a plataforma é um espaço destinado a links de publicidade. Os chamados ads direcionam o usuário para páginas específicas de campanhas, ofertas e promoções.
São expostos nos resultados de busca, de acordo com as palavras-chave escolhidas, acima dos links convencionais. O melhor é que podem ser direcionados de acordo com a região de alcance e com o perfil do usuário, sendo muito úteis para a segmentação da comunicação.
O Google, ao mesmo tempo que centraliza o acesso a páginas de franquias, também direciona resultados por regiões de acesso, trazendo resultados relevantes para os usuários em relação a suas localidades. Por mais que seja de uso bastante intuitivo, o mecanismo pode ser melhor aproveitado com a expertise de profissionais de marketing digital, através da análise de métricas e da elaboração de estratégias otimizadas.
Além disso, é muito bom estudar a apresentação da concorrência no Google e buscar utilizar palavras-chave ainda não aproveitadas na criação de conteúdos e ads. Isso auxilia no ranqueamento da empresa.
Redes sociais
Aqui, entramos num campo amplo. Cada rede social tem suas particularidades e cada uma deve ser utilizada de determinada forma. Independentemente, alguns princípios regem as estratégias de uma marca em qualquer ferramenta que for utilizada. São eles:
- Personas: elas são perfis imaginários de usuários que potencialmente fazem parte do público-alvo do negócio. Assim, as estratégias e táticas de uso das redes são elaboradas com maior direcionamento.
- Posicionamento: é importante definir a linguagem a ser utilizada pela empresa nas redes sociais e como será a postura durante a comunicação direta com os usuários.
- Engajamento: a partir disso, é possível criar conteúdos relevantes e chamativos, a fim de buscar o engajamento online dos potenciais consumidores.
- Integração: as campanhas de uma empresa devem estar integradas em todas as redes sociais utilizadas, de preferência com o redirecionamento de links para que haja ainda mais engajamento.
- Planejamento: um cronograma de postagens é imprescindível para que a comunicação aconteça de forma natural e sem saturar.
- Monitoramento: analisar os resultados e métricas das postagens é diagnosticar o sucesso ou o fracasso de campanhas.
Escolhemos quatro redes sociais bastante utilizadas e que podem fazer a diferença no marketing digital da sua rede de franquias. São elas:
a) Facebook
A possibilidade de criação de páginas, recurso característico da plataforma, permite que uma marca poste conteúdos e interaja com seu público-alvo facilmente. Mas, além disso, o Facebook proporciona outras funcionalidades, como o Facebook Ads e o Gerenciador de Negócios.
b) Instagram
A rede social do momento é ideal para conteúdos de rápida visualização e, também, para o uso de anúncios direcionados ao e-commerce. Os stories, vistos pelo celular, permitem a exposição de vídeos curtos, demandando pouca atenção por parte dos usuários. É uma boa plataforma para a cobertura de eventos e campanhas especiais.
c) WhatsApp
Acredite se quiser, mas sim: o aplicativo de mensagens pode ser utilizado por redes de franquias. As pequenas, de preferência. O WhatsApp Business é um formato para a criação de perfis oficiais de negócios que buscam por mais agilidade no contato direto com clientes — e para o marketing digital isso é extremamente útil. Mas, lembre-se: não use o app para a comunicação interna da empresa!
d) LinkedIn
Por último, mas tão importante quanto as outras redes, o LinkedIn oferece uma função diferenciada para franquias. Como seu foco é o networking, a plataforma é o ambiente propício para a exposição da empresa como possibilidade de investimento de novos franqueados. Nisso, é possível ter contato inicial com candidatos, pois os perfis são projetados baseados nos currículos profissionais dos usuários.
Quanto maior a rede de franquias, maior a necessidade de um time de comunicação responsável por gerenciar e fazer uso estratégico das redes sociais. É imprescindível dar conta das demandas dos usuários. Com a boa utilização das redes, você obterá:
- Exposição a usuários potencialmente interessados pela marca, devido aos algoritmos das redes;
- Contato direto com consumidores, através do engajamento e da interação;
- Postagem multimídia de conteúdos e campanhas;
- Envio de mensagens e fácil formato de SAC.
E-mail marketing
A quarta ferramenta está sendo utilizada cada vez mais em estratégias de marketing. Se antes e-mails de empresas eram considerados lixo eletrônico, normalmente caindo na caixa de spam dos destinatários, hoje eles são uma oportunidade vantajosa para fazer lead nurturing.
O uso de smartphones facilita a leitura das mensagens, mas também, sua interconectividade com outras ferramentas online. O e-mail marketing redireciona o leitor a links com promoções e benefícios aos que optaram por receber os conteúdos da marca.
Para elaborar campanhas de envio de e-mails eficientes, é preciso produzir conteúdos sucintos, diretos e que chamem a atenção dos usuários. Se esse recurso for bem utilizado, a sua rede conseguirá alimentar o interesse de usuários interessados na franquia, mantendo-os próximos à marca e fazer o envio de ofertas especiais e de avisos pontuais sobre os produtos e serviços da empresa.
O importante aqui é trabalhar a segmentação da sua lista de e-mails. Separe seus clientes de acordo com interesses e características específicas e envie conteúdo personalizado. Nada de enviar um e-mail padrão para todos os seus contatos, pois as chances de você não despertar o interesse dessas pessoas são grandes.
Mais algumas dicas importantes sobre a utilização de e-mail marketing na sua rede:
- Nunca compre bases de e-mails de terceiros, pois a qualidade desses contatos é duvidosa e muito inferior a uma lista que você for criar por conta própria;
- Elabore formatos diferenciados de e-mails, com linguagens destinadas a cada tipo de público;
- Monitore os botões de call-to-action para o eficiente redirecionamento dos links.
Considerações finais
Neste conteúdo trouxemos diversas ideias para a elaboração do marketing digital da sua rede de franquias! O importante é que você, juntamente com seu time de comunicação, analise o que precisa ser melhorado na forma como sua empresa se coloca na Internet a partir de um plano de marketing — seja em relação ao alcance de usuários, seja no posicionamento de imagem e contato.
Reflita sobre quais são as necessidades: seria captar novos clientes para a minha franquia? Ou desenvolver engajamento com o público que já possuo? Fazer com que as pessoas conheçam a minha marca e saibam onde me encontrar? Fortalecer minha imagem institucional nas redes?
A partir disso, pense em novas estratégias e táticas para que seu negócio comece a ser cada vez mais notado nos meios digitais, os quais são muito mais baratos do que os tradicionais, como TV e rádio.
E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso blog e entenda tudo sobre os tipos de marketing no franchising! Boa leitura!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Divulgação de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Checklist: Padronização de Franquias
Baixe nosso checklist e siga o passo a passo para preparar o lançamento da sua franquia estrategicamente!
Posts relacionados à