Google Analytics: conheça os recursos da ferramenta para sua rede de franquias
9 min de leitura Filipe Pacheco
Sua franquia já reúne, filtra e analisa informações a respeito dos visitantes de seu website? Se não, saiba que você está perdendo um imenso auxílio para a tomada de decisões e estratégias quanto ao futuro da sua marca. E o melhor: sabia que é possível obter esses relatórios de forma detalhada e em tempo real com uma ferramenta gratuita? Conheça o Google Analytics!
Através do uso do Google Analytics, sua empresa utiliza dados inteligentes para a tomada de decisões estratégicas. Afinal, os dados coletados permitem que você tenha em mãos informações extremamente importantes sobre o seu negócio, como o rastreio de potenciais clientes, hábitos dos visitantes e, é claro, quantos usuários estão visitando o seu site.
Quer saber mais sobre a ferramenta e os recursos disponíveis para sua rede de franquias? Então fique tranquilo, pois a Central do Franqueado preparou um guia completo sobre o que o Google Analytics pode oferecer. Não perca!
O que você verá nesse conteúdo:
- O que é o Google Analytics?
- Quais os recursos disponíveis no Google Analytics
- Saiba o que acompanhar no Google Analytics
O que é o Google Analytics?
Com a chegada da nova versão do Google Analytics — O “GA4”, a ferramenta voltou aos holofotes daqueles interessados em entender e conhecer mais sobre seu próprio site no ambiente digital. Caso não saiba, o Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que tem como objetivo rastrear o comportamento dos usuários que acessam o seu site.
É através do Google Analytics que você consegue, por exemplo, calcular a taxa de conversão da página “Seja um franqueado” do website da sua franquia. Vamos dizer que a página tenha recebido uma quantidade total de 10.000 visitas nos últimos três meses e gerado 500 conversões. Assim, você já tem os valores necessários para descobrir a taxa de conversão de 5% dos últimos 90 dias. Todavia, os benefícios do “GA” — como também é conhecido — não param por aí.
Os recursos do google analytics parecem ser infinitos. Veja alguma das informações que ele fornece:
- Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site;
- Origens de tráfego: de onde estão vindo os acessos que chegam no site;
- Metas: quais as metas traçadas para o site foram atingidas;
- Resultados de e-commerce: como anda o desempenho de sua loja virtual;
- Marketing: quais as campanhas de marketing que proporcionam resultados;
- Mídias Sociais: quais de suas ações nas redes sociais lhe trazem mais acessos.
Abaixo, você confere a interface básica do Google Analytics 4.
Quais os recursos disponíveis no Google Analytics
Por conta de suas funcionalidades, o uso do Google Analytics em um negócio pode ser flexível. Isto é, a ampla oferta de funções oferecidas pela ferramenta podem torná-la útil em diferentes cenários, empresas e segmentos. Como exemplos, trouxemos dois usos bastante comuns da ferramenta no mercado atual.
Google Analytics no Marketing Digital
Fora o rastreio mais tradicional de acessos por usuários, região e outras informações demográficas, um uso bastante tradicional do Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. As vantagens do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha. Por exemplo, qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento e qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido.
Parceria com o Google ADS
Ainda nessa linha, temos uma parceria de milhões. O Google Ads é um serviço de anúncios pagos desenvolvido pelo Google para exibir seu site, landing pages ou outros materiais de divulgação da sua marca para usuários que procurarem sobre palavras-chave pré-selecionadas pelo anunciante. Ou seja, a empresa do principal mecanismo de busca do mundo desenvolveu a ferramenta como uma oportunidade de fazer dela um canal pago de publicidade.
Agora, ao utilizá-lo em conjunto com o Google Analytics, a integração permite identificar o que os clientes fazem no seu site após clicarem no anúncio. Com isso, o próprio Google indica o uso dessas informações para melhorar a experiência dos clientes no seu site. Isso ajuda a aumentar as conversões (como vendas e inscrições) e o retorno do investimento em publicidade (ROAS) geral.
Google Analytics no e-commerce
Para o comércio eletrônico — o famoso e-commerce —, a utilização do Google Analytics pode funcionar como um termômetro de resultados, pois através das informações é possível analisar até mesmo o desempenho das vendas realizadas pelo site. Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing está proporcionando o melhor resultado.
Ainda, você consegue rastrear todo o caminho que o usuário realizou até o momento da compra. Ou seja, quais categorias, modelos, preços e outros detalhes fizeram parte da jornada que culminou na conversão de mais um cliente. Dessa forma, as informações obtidas podem fundamentar mudanças em suas páginas a fim de garantir uma experiência agradável ao seu cliente e a certeza de uma compra.
Cultura Data Driven
Por fim, o grande “X” da questão da utilização do Google Analytics como um dos recursos da sua rede está na possibilidade de se tornar “data driven”. O significado de data driven é orientar-se por dados. Isto é, quando uma empresa utiliza informações relevantes para a tomada de decisões que guiarão o futuro da marca.
Com isso, você cria uma cultura de data driven dentro da franquia, pois só assim será possível manter todos alinhados com a proposta de gerar dados e levar eles em conta para as decisões. Então, é necessário que seja organizado todos os seus dados, processos, estratégias e métricas. Felizmente, o Google Analytics centraliza tudo isso em uma única ferramenta.
Desse modo, torna-se mais fácil para que qualquer colaborador consiga visualizar os dados e, finalmente, tomar suas decisões, sejam elas grandes ou pequenas ações do cotidiano.
Saiba o que acompanhar no Google Analytics
Para responder essa pergunta, a primeira coisa que sua equipe deve fazer é entender quais são os objetivos de cada canal utilizado. Por exemplo, uma estratégia de produção de conteúdo para SEO, que tem como objetivo gerar tráfego no site, deve acompanhar métricas de aquisição como número de novos visitantes que este material gerou. Caso seu objetivo final seja a conversão de um visitante em lead, acompanhar quais páginas geraram maior conversão é uma métrica valiosa.
De maneira geral, podemos listar algumas informações que podem ser retiradas do Google Analytics:
Conheça os canais que geram maior tráfego
Essa é uma informação valiosa que demonstra bem o que é Google Analytics e o seu papel na estrutura de sua estratégia dentro do marketing digital. Afinal, entender quais ações de marketing estão gerando mais tráfego no seu site pode te ajudar a entender:
- quais os canais são mais valiosos (e que logo merecem mais investimentos);
- quais os canais que não atendem a esse objetivo (ou atendem abaixo do nível esperado).
Dica: as redes sociais, por exemplo, podem gerar menos tráfego, mas são importantes para a relação de sua empresa com seus clientes.
Acompanhe os resultados de suas campanhas de anúncios pagos
Você não quer perder dinheiro com anúncios que não geram conversões, certo?
O significado de conversões varia de acordo com o objetivo da campanha e geralmente está ligado com a geração de leads ou vendas. Estabeleça o significado que ela tem para a sua campanha e faça o acompanhamento pelo Google Analytics.
Dica: a interface de monetização do Google Analytics traz o desempenho das campanhas pagas e como elas se comparam a outras iniciativas de como conseguir tráfego para o seu site.
Entenda como o usuário interage com a sua página
Acompanhar o comportamento do usuário dentro do site da empresa também é importante para medir a qualidade de cada página. Assim, ao utilizar outras ferramentas como o PageSpeed Insights e o Google Search Console, você pode obter respostas para situações como:
- As páginas de pagamento estão com problemas de carregamento?
- A disposição de informações afasta o visitante?
- As informações apresentadas estão deixando dúvidas?
- O tempo de check out é muito longo?
Testes A/B
Testes A/B são uma das principais ferramentas para campanhas de marketing digital presentes no Google Analytics. Através da comparação, o teste consegue avaliar o desempenho de mudanças realizadas em seu site. Abaixo, vamos conferir um exemplo dessa testagem.
Você pode testar duas versões de uma página “Seja um Franqueado” para definir qual gera mais conversões — e por quê. Dessa forma, você conhece mais do seu público-alvo e como abordá-los em suas páginas. Se você descobrir que um tipo de CTA não está funcionando com seu público, não há por que continuar perdendo tempo com comunicações similares.
De modo prático, ao realizar mudanças em seu site, você vai dividir seus eventuais visitantes em duas páginas de forma aleatória. Em uma, irão se deparar com a versão atual, com o problema que você identificou, sem nenhuma alteração e a versão atualizada, com as alterações realizadas.
Depois de um tempo com essas páginas rodando, o Google Analytics terá dados o suficiente para analisar se as mudanças trouxeram o resultado esperado. Simples, não?
Como a Central do Franqueado pode te ajudar
Uma das melhores formas de conseguir utilizar os dados filtrados e qualificados pelo Google Analytics é utilizando de um software de gestão. Com uma plataforma que te garanta acesso a informações sobre aspectos importantes sobre a sua rede de franquias, será fácil criar estratégias inovadoras para o crescimento da sua franquia.
Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de uma boa administração em redes de franquia. Pensando nisso, nosso sistema para franquias possui funcionalidades que podem padronizar, engajar e expandir a operação de seu negócio!
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.
Redator em Central do Franqueado
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