Geração de leads: descubra 6 dicas para aumentar as vendas da sua franquia
9 min de leitura Carlos Griebler
Você já pensou em como qualificar a geração de leads da sua marca? Saiba que buscar estratégias que aumentem e qualifiquem a geração de leads é uma das principais responsabilidades de um bom franqueador, afinal estamos falando de potenciais franqueados para sua rede de franquias e de um dos momentos mais cruciais do processo de expansão.
Para te ajudar nessa missão, a Central do Franqueado preparou este guia completo com tudo que você precisa saber sobre a geração de leads no franchising. Continue lendo até o final para não perder 6 dicas incríveis que vão aumentar a quantidade de interessados em sua franquia! Confira!
Aqui você aprenderá sobre:
O que é geração de leads?
Apesar de você provavelmente já ter ouvido falar de leads ou até mesmo estar por dentro do assunto, muitas pessoas ainda não sabem o que são leads e, por isso, estão perdendo a grande chance de expandir suas redes de franquias. Por isso, antes de começar a falar sobre gerar leads, é importante entender o conceito por trás desse potencial cliente.
De forma simplificada, leads são oportunidades de negócio com interessados em seus serviços. No caso do franchising, são todos aqueles que consideram investir em sua marca como franqueados.
Agora que você já sabe o que significa ser um lead, é hora de entender o processo para gerá-las. O processo de geração de leads foca em fazer o público disponibilizar informações sobre si em troca de alguma coisa, seja um conteúdo ou convite. Pois, caso um lead disponibilize seu e-mail, por exemplo, a equipe de marketing pode fazer uso do e-mail marketing, a fim de encantá-lo e potencializar uma venda.
Essa prática ganhou destaque por aumentar as oportunidades de negócios, pois clientes que demonstram interesse podem acabar comprando caso sejam incentivados. Dessa forma, a geração de leads surge como uma das principais alternativas para encontrar novos franqueados. Afinal, quem não gostaria de gerar cada vez mais interessados em um modelo de negócio que tem a expansão como objetivo?
Sendo assim, a geração de leads afeta diretamente o lucro e produtividade de uma franquia. Porém, para garantir esses benefícios, é necessário planejamento, conhecimento e alguns cuidados para criar ações que promovam a geração de leads de forma saudável e com qualidade.
Como funciona a geração de leads?
Como vimos, o processo para atrair um lead é basicamente chamar sua atenção a ponto de ele disponibilizar suas informações para você. Para isso, é preciso compreender quais tipos de informações são importantes para o seu negócio, baseando-se em critérios próprios da empresa.
No caso do mercado de franquias, existem algumas especificidades a mais que podem fazer parte desse momento, como capital de investimento, região de interesse e qualificação prévia como empreendedor. Porém, de uma forma geral, as informações mais comuns a serem coletadas são:
- Nome: essencial para saber como se dirigir ao lead na hora de nutri-lo.
- E-mail: normalmente é solicitado o e-mail corporativo, mas dependendo do segmento da sua empresa, pode ser o pessoal.
- Empresa e cargo: saber onde o lead trabalha e o que ele faz ajuda a ter uma maior compreensão sobre ele.
- Telefone: informação que é mais utilizada pelo time de vendas, que pode utilizar para entrar em contato via ligação.
Vale ressaltar que existem canais para se disponibilizar os conteúdos que podem auxiliar nesse processo de garantir novos leads, e não é preciso se limitar a apenas a um deles. Entre eles, podemos destacar: as redes sociais, por conta da popularidade e acessibilidade; blog e site, mesmo que tradicionais, ainda são muito eficazes. Tanto no blog quanto no site, você pode colocar conteúdos e formulários capazes de gerar leads.
Por fim, temos que citar as Landing Pages. Landing Pages — também conhecidas como página de captura de leads — são páginas web utilizadas durante campanhas de captação de leads, visando a apresentação de ideias e conteúdos específicos ao assunto em questão. Para receber mais informações, o usuário normalmente é convidado a deixar seus dados de contato através de um formulário ou a continuar navegando por páginas relacionadas à campanha.
Indiferente do canal escolhido, é importante aplicar CTA’s (Call to Action). Não adianta ter algo visualmente bonito, bem pensado e com qualidade, se o cliente não se sentir atraído. Por isso, foque em criar CTA’s e faça com que eles tomem a decisão de acessar seu material. Nesse sentido, utilize também estratégias de CRO para qualificar essa conversão.
Importância de gerar leads qualificados
Outro ponto que precisamos destacar está no foco dessa geração de leads. Apesar de parecer tentador, a geração está muito mais ligada à qualidade do que a quantidade. As consequências desses problemas se dão principalmente em dois âmbitos: durante e depois da negociação com o lead.
Durante, é uma questão de esforços e disposição de recursos. Se ocorre uma geração exagerada de leads não qualificados, muito tempo e dinheiro podem ser perdidos em vão. Depois, problemas de relacionamento com alguém que não está em sintonia com os propósitos da sua rede e não tem o alinhamento cultural podem afetar a produtividade da franquia, ou pior, acarretar no fechamento da unidade.
7 dicas para geração de leads
Gerar leads não é uma tarefa tão simples. É preciso pensar em estratégias que funcionem para fazer com que possíveis clientes confiem suas informações como e-mail, telefone e contatos para você. Para auxiliar franqueadores nessa tarefa, separamos uma lista com 7 maneiras de coletar dados e garantir leads.
1. Trabalhe seu público-alvo
Entender para quem você quer vender é o primeiro passo para a geração de leads. Um dos principais processos de potencializar esse recolhimento de dados está na personalização que possibilita direcionar esforços que realmente tragam resultados e também contribui para a qualificação desse lead. Ou seja, para começar a buscar mais candidatos para um crescimento saudável da sua rede, é necessário definir o perfil ideal de franqueado que você deseja.
Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados. O perfil de um franqueado do segmento automotivos pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Você precisa estar anunciando sua marca para quem realmente pode ter interesse em virar seu franqueado.
2. Tenha auxílio profissional
O franqueador é um profissional muito ocupado. São dezenas de unidades para fiscalizar, processos administrativos diários e muitas dores de cabeça para garantir a padronização e o controle de qualidade da rede. Por isso, ter o auxílio de um profissional como um gerente de expansão é essencial.
Especializado em fazer sua rede crescer, o gerente de expansão vai auxiliar na expansão da rede por meio de pesquisa, estudo de mercado e muita preparação para encontrar oportunidades de vendas e gerar muitos leads qualificados.
3. Fortaleça sua marca
O processo de gestão de marca de uma franquia é essencial para o seu futuro. É através desse processo que as pessoas passarão a respeitar, conhecer e desejar fazer parte da rede, seja como franqueados ou os próprios consumidores. Já parou para pensar em como redes como o McDonalds e o Subway se inseriram no imaginário de toda a população? Foi com um fortalecimento de marca impecável!
Uma forma de potencializar essa gestão é desenvolvendo materiais que destacam a marca e os benefícios de investir na rede utilizando técnicas de storytelling. Essa arte de contar histórias cria uma conexão com o público-alvo, tornando a marca mais próxima da pessoa e mostrando valores que potencializam o processo de interesse. E-books para download em seu site podem ser um bom exemplo para fixar a sua marca para o público empreendedor.
Como case de sucesso, temos a franquia Maria Açaí. Destaque no setor de alimentação, a rede disponibiliza gratuitamente uma Minipédia de Investimento em seu site. No material, interessados em investir na franquia encontram orientações detalhadas sobre o processo de implantação da rede. Uma ótima maneira de gerar leads, não?
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4. Otimize seu alcance com SEO
Vimos que seu conteúdo precisa atingir o público certo, mas para isso, é preciso se fazer presente nos principais mecanismos de busca. Nesse caso, buscadores como o Google. Dentre as principais formas de otimizar o alcance dos canais e, consequentemente da marca, está o SEO. Search Engine Optimization é uma estratégia utilizada para qualificar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa de forma geral.
Com essa estratégia, você consegue aumentar o seu alcance por meio de tráfego orgânico, ou seja, sem precisar pagar por alcance. Assim, o seu público consulta pelas palavras-chave que são valiosas para o seu negócio e chega até seus canais para se tornarem leads.
5. Tráfego pago
O tráfego pago também é uma realidade para muitas empresas. Porém, não basta injetar dinheiro para receber leads de forma instantânea, é necessário muito planejamento e escolhas que potencializam a visualização e clique do público.
As ferramentas do Google AdWords surge como aliada para facilitar a inclusão da marca como destaque na página de pesquisa. Mas, para isso, é necessário trabalhar com algum profissional da área de gestão de tráfego pago para saber quais palavras-chave investir. Assim, os resultados da pesquisa serão mais precisos e a marca será realmente colocada em primeiro plano.
6. Feiras de Franquias
As feiras de franquias são um ótimo lugar para gerar muitos leads. A Feira da ABF, por exemplo, costuma ocorrer anualmente, mas em razão da pandemia da Covid-19 e do respeito às medidas de distanciamento social, teve que ser adiada. Porém, com o avanço da vacinação, os eventos presenciais devem voltar a acontecer a todo vapor, possibilitando a franqueadores a exporem a sua marca para o público dessas feiras.
São milhares de empreendedores e empresários buscando saber mais sobre o mercado de franquias. Prepare sua equipe de marketing, melhores vendedores e parta já para feiras de franquias em busca da expansão!
Continue navegando pelo nosso site para conhecer mais sobre o franchising e todas as novidades do mundo das franquias!
Redator em Central do Franqueado
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