9 gatilhos mentais poderosos para aumentar as conversões da sua franquia
9 min de leitura Cristiano Ritzel
Gatilhos mentais existem porque o nosso cérebro está o tempo todo tomando decisões, para algumas é necessário grande esforço, enquanto outras não. E os gatilhos mentais são estes estímulos que nos auxiliam nas tomadas de decisões simples. Para empresas, saber utilizá-los para influenciar clientes a fazer uma compra, é um grande benefício.
O que você verá neste artigo:
- O que são gatilhos mentais?
- 9 dicas de gatilhos mentais eficazes para a sua rede de franquias
- Como aplicar os gatilhos mentais na sua rede de franquias?
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são itens, ações e palavras que despertam sentimentos ou emoções em pessoas. Com eles é possível fazer alguém lembrar de uma memória, resgatar um sentimento e até mesmo, tomar uma decisão ou ação simples.
De forma resumida, os gatilhos mentais acontecem por um motivo: eles geram estímulos em nossos cérebros, ocasionando em uma tomada de decisões com mais agilidade. Isso acontece para poupar esforço cerebral com coisas pequenas. Deixando esforço disponível para utilização em situações realmente necessárias.
Por isso, os gatilhos mentais não influenciam sobre decisões de grande escala, como comprar um imóvel, abrir uma franquia ou adquirir um automóvel. Se mostrando presentes em momentos como, compra de um alimento ou fazer um download.
Graças a eles, você também não perde muito tempo sobre decisões como: assinar ou não uma newsletter? ou até mesmo: acessar ou não este Portal de Franquias? Seu cérebro logo entenderá que é uma tarefa simples e não vai gastar sua energia, assim tomando tal decisão de modo automático.
Esse conceito de tomar decisões com facilidade, utilizando de gatilhos mentais é bastante utilizado em estratégias de marketing. Quase todas as empresas de sucesso costumam aplicar diversos gatilhos mentais para garantir interesse do público. Com eles, se torna mais ágil para seus leads adquirem seus produtos, assistirem um conteúdo, entre outras ações.
Você sabia que pesquisadores da Cornell University descobriram em um estudo que as pessoas tomam mais de duzentas decisões em um dia quando o assunto é apenas comida? Agora, imagine quantas decisões são tomadas em todos os aspectos da vida. Não seria difícil de imaginar que o excesso de decisões levasse ao cansaço, não é mesmo? O que ocorre é a fadiga de decisão. Afinal, todo ser humano tem um estoque finito de energia. Então é comum que o cérebro tome decisões automaticamente, sem precisar levá-las ao nível consciente.
Os gatilhos mentais, portanto, são as decisões que tomamos sem perceber. São decisões automáticas tomadas pelo inconsciente. Isto é, estão relacionadas aos pensamentos, sentimentos e impulsos relacionados com as experiências de cada ser humano.
Você deve estar pensando, gatilhos mentais funcionam diferentemente para cada pessoa. Afinal, cada indivíduo tem experiências únicas baseadas na sua existência, certo?
No entanto, parte dessas experiências é compartilhada por outras pessoas, pois estão relacionadas à cultura, relações sociais e necessidades básicas, por exemplo. Então, os mesmos gatilhos mentais podem estar presentes em uma sociedade de milhares de pessoas.
9 dicas de gatilhos mentais eficazes para a sua rede de franquias
Existem inúmeros gatilhos que podem auxiliar o cérebro a tomar uma decisão, assim como também alguns podem influenciar alguém a para fazer algo. Abaixo listamos 9 dicas imperdíveis de gatilhos mentais que são bastante propícios para se utilizar no mundo das franquias.
1. Urgência
Se existe algo que pode influenciar na decisão de uma pessoa, é a urgência. Este gatilho consiste em deixar explícito a necessidade de algo quanto antes. Ocasionando o famoso pensamento de “é agora ou nunca”.
Por exemplo, uma franquia de pastéis disponibiliza um sabor por apenas uma semana. Logo você irá querer efetuar a compra do pastel o mais rápido possível, principalmente por ter medo de perder a oportunidade. A sensação de perder uma ótima oportunidade é o que geralmente vai orientar as ações de marketing baseadas neste gatilho.
2. Amor e conexão
Os gatilhos mentais de amor e conexão estão relacionados ao sentimento de pertencimento e preenchimento. Isto é, o amor e a conexão estão entre as necessidades básicas de um ser humano. Para atingir o bem-estar, é preciso amar e ser amado. Mas isso não necessariamente está relacionado a outra pessoa, por exemplo, há o amor por animais, por esportes, cidades, filmes, músicas, fotografia, carros e claro, há também o amor por marcas.
Você já imaginou alguém usando uma camiseta da sua marca ou até mesmo tatuando o nome da sua franquia na pele? Tudo é possível quando se trata de gatilhos mentais. Porém, o amor entre marca e consumidor é uma relação que demora para se estabelecer. É necessário nutrir um relacionamento de amor e conexão por muitos anos para que essa relação seja bem sucedida.
3. Escassez
O gatilho da escassez é utilizado para demonstrar a baixa disponibilidade de um produto ou serviço. Ele é um dos mais poderosos para se utilizar para vendas, e normalmente é aplicado em conjunto com o da urgência. Sua forma de aplicação é simples, basta apenas disponibilizar algo para seu público e deixar nítido as poucas unidades restantes.
Aqui também ocorre a sensação de estar perdendo uma boa oportunidade. Por isso, este gatilho é um dos mais eficientes na hora de chamar a atenção para um produto.
4. Exclusividade
Gatilhos mentais de exclusividade despertam um lado peculiar do ser humano: o esnobismo, conhecido também como o sentimento de superioridade. O marketing de luxo costuma usar gatilhos baseados nesta sensação de superioridade e exclusividade. A sensação de ter acesso a algo que não está disponível para todas as pessoas vai orientar ações de marketing que usam este gatilho.
Mas não pense que ele funciona apenas no mercado de luxo. Estratégias de marketing e vendas que proporcionam a sensação de privilégio e exclusividade podem ser usadas em qualquer empreendimento.
Por exemplo, existem empresas que entregam com exclusividade para os seus clientes livros ou discos de vinil com obras literárias e musicais exclusivas, que às vezes nem foram lançadas ainda no Brasil. As pessoas aceitam pagar mais caro pelo serviço porque serão as primeiras a receber as novidades.
5. Autoridade
Utilizar da imagem de alguém com grande relevância para o público é um ótimo gatilho, principalmente quando são celebridades ou pessoas influentes. Essa é uma boa aposta por dois fatores, primeiro porque existe a admiração por tais indivíduos. Pois são vistos como superiores, então, transmitem credibilidade ao falarem sobre algo.
Outras formas de aplicar o gatilho da autoridade, pode ser através de propagandas com especialistas ou tornando sua empresa em uma referência no seu ramo de atuação.
6. Reciprocidade
O gatilho da reciprocidade consiste em disponibilizar algo de modo gratuito. Podendo ser um conteúdo, produto ou apenas, amostra ou um material didático. Desta forma, o indivíduo sentirá que está em dívida com seu negócio e tentará lhe ajudar, seja tornando-se cliente ou comprando seu produto.
Para isso, podem ser oferecidos, por exemplo, ebooks ou outros materiais didáticos que contribuam para agregar algo de interessante na vida dos clientes.
7. Novidade
Se existe algo que atrai atenção do público é a novidade, por isso, esse gatilho é uma boa arma para ser usada. As pessoas são curiosas e são capazes de inúmeras coisas apenas por tal motivo. Por isso, possibilitar novidades é um gatilho de grande poder para aplicar nas vendas de seu negócio.
Porém, o lançamento de produtos, se exageradamente usados, podem cansar o cliente e dar a impressão que nenhuma das novidades é realmente interessante. Por isso, é importante ficar atento ao uso deste gatilho.
8. Segurança
Se existe algo importante para vender um produto é a transmissão de segurança por parte da empresa. Por isso, esse gatilho é bastante importante, já que é preciso utilizá-lo para garantir a confiança dos clientes. Para utilizar desde gatilho é simples, basta possuir uma boa comunicação com clientes e apresentar informações de qualidade.
9. Prova social
Explicitar que seu produto já foi testado e aceito pelas pessoas é um gatilho e tanto para gerar interesse sobre ele. Como as pessoas sentem necessidade de pertencer a grupos, ao perceberem a aprovação do seu produto, vão querer fazer parte do grupo que adquiriu seu produto. Mas cuidado, é preciso apresentar dados reais, não é nada recomendado apresentar uma falsa aprovação social.
Como aplicar os gatilhos mentais na sua rede de franquias
Os gatilhos mentais podem ser uma boa arma para influenciar seus consumidores. Quando utilizados, a meta deles não é enganar, e sim, auxiliar eles a aderirem ao que você está oferecendo. Desta forma, é importante saber quando e como utilizá-los.
Se você possui uma franquia, existem diversos locais onde se pode incluir gatilhos mentais. Podendo ser incorporado em catálogos, sites, marketing digital, ações publicitárias, entre outras opções. Uma alternativa relevante, é incluir gatilhos no site de seu negócio. Nele você pode oferecer conteúdos gratuitos sobre a instituição, mostrar a aprovação da sociedade, e a credibilidade da sua instituição.
No caso seja um site de vendas de produtos, é possível utilizar todos os gatilhos mostrados. Crie promoções e aplique a urgência e escassez, apresente autoridade, ofereça produtos grátis e novidades. Outra dica, é dividir os gatilhos nas etapas do funil de vendas. Por fim, você pode inserir os gatilhos nas redes sociais do seu negócio, criando marketing de conteúdo e chamadas com gatilhos. Então, marque uma reunião com sua equipe de marketing ou assessoria de imprensa, e garanta sucesso com essa poderosa arma que são os gatilhos mentais.
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Redator em Central do Franqueado
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