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Automação de marketing: o que é e como realizá-la na sua franquia

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Marketing

11 min de leitura Dario Ruschel

Uma das maiores vantagens das ferramentas de marketing digital é a possibilidade de programar o envio de publicidade aos públicos interessados. Para redes de franquias, isso é um grande facilitador. Saiba mais sobre como pensar na automação de marketing online com as cinco dicas que a Central do Franqueado preparou para você.

Nesse artigo você vai ler sobre:

O que é automação de marketing? 

A intensa competição entre marcas de hoje é regida pelo timing. O comportamento dos consumidores muda a todo instante de acordo com o surgimento das novas tendências tecnológicas e culturais. Startups inovadoras tiram empresas tradicionais da liderança, principalmente graças ao bom uso de estratégias certeiras de marketing digital.

Sendo a Internet a grande responsável pela velocidade e instantaneidade do mundo  moderno, é imprescindível que negócios, ao estarem online, utilizem ferramentas com direcionamento a estes atributos. É preciso pensar na automação de marketing.

A automação de marketing digital é a garantia de que o fluxo de informação esteja sendo transmitido na hora certa, para o público-alvo certo. Criar uma estrutura para que a comunicação da empresa seja automática é essencial para manter os consumidores interessados no negócio. Para franquias, isso adquire uma importância ainda maior.

Contar com mecanismos de envio de mensagens e campanhas para determinados clientes é indispensável para tornar mais prático o marketing de redes. Afinal de contas, elas têm um alcance maior de consumidores, de diferentes localidades. Logo, uma automação de marketing bem estruturada também possibilita o contato segmentado com clientes. Isso é fundamental no franchising.

Atualmente, não há como manter públicos consumidores próximos ao negócio sem fazer uso da automação de marketing. Ela é muito necessária para a nutrição de leads. Afinal de contas, ela permite que os usuários acompanhem as ações da empresa durante o dia a dia.

Por isso, trouxemos cinco dicas para que você saiba por onde estruturar a automação de marketing e melhorar a comunicação online da sua rede de franquias. Analise a realidade da sua empresa e não tenha medo de repensar a forma como é feito contato com seu público consumidor. Confira!

As vantagens da automação de marketing

Na pesquisa Marketing Tools Latam 2019, desenvolvida pela Rock Content, concluiu-se que 68,9% das empresas da América Latina usam alguma ferramenta de Automação de Marketing. Esse número é substancial para percebermos que a adoção da automação é de extrema importância no mercado atual.

Esse mercado, como sabemos, exige muita competitividade, agilidade e resultados daqueles empreendedores que querem reconhecimento para sua marca. O contexto acaba por explicar por que as empresas estão preocupadas em automatizar tarefas. Elas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.

Conheça os principais benefícios que elas ganham ao adotar a automação de marketing:

  • Crescimento orgânico do negócio;
  • Maior eficiência de funil;
  • Início da jornada de compra facilitada;
  • Integração interna;
  • Maiores níveis de satisfação do público;
  • Retenção de clientes.

Melhores ferramentas de automação de marketing

Agora que você conhece o conceito, vamos ver as melhores ferramentas para começar o processo de automação de marketing na sua rede:

Hubspot Marketing Hub

A já citada pesquisa Marketing Tools Latam 2019 mostrou que, excluindo o Brasil, o Hubspot é a ferramenta de automação de marketing mais utilizada na América Latina. Entre as ferramentas do software, temos:

  • Integração com o CRM próprio da HubSpot;
  • Acompanhamento em tempo real dos resultados de email e conversão de landing pages;
  • Listas de segmentação de alta especificidade;
  • Dashboards e relatórios personalizados;
  • Chat para atendimento dos clientes;
  • Lead scoring preditivo baseado em machine learning;
  • Tokens de personalização com fallback;
  • Opções inteligentes de teste A/B de email marketing.

RD Station Marketing

O RD Station Marketing é líder em softwares de Automação de Marketing no Brasil. É isso que mostra a pesquisa Marketing Tools Latam 2019.

O software foi desenvolvido por uma empresa nacional: a Resultados Digitais. Uma das suas vantagens da plataforma é que ela foi toda desenvolvida em português, visando especialmente o público brasileiro. Mas, claro, os pontos positivos da plataforma não param por aí.

O RD Station Marketing permite: 

  • Realizar e-mail marketing;
  • Otimizar conteúdos para motores de busca com SEO; 
  • Criar ações de automação e landing pages;
  • Gerir suas mídias sociais e sua base de contatos; 
  • Configurar o lead scoring;
  • Acompanhar as ações dos usuários com lead tracking.

ActiveCampaign

A empresa ActiveCampaign oferece uma plataforma para a Automação de Marketing e vendas com CRM integrado e inúmeros outros recursos muito importantes no mundo dos negócios. Entre eles, destacamos:

  • Qualificação de leads com lead tracking e lead scoring;
  • Testes A/B para todo o funil;
  • Monitoramento de metas;
  • Relatórios avançados;
  • Distribuição de leads para vendedores;
  • Formulários personalizados;
  • Integração com mais de 300 ferramentas.

Mautic

O Mautic é uma uma grande ferramenta de automação gratuita e de código aberto. A plataforma é uma excelente opção para quem tem conhecimento em programação e demais áreas do conhecimento relacionados à tecnologia. 

Dependendo das habilidades dos programadores que optarem por utilizar a ferramenta, é possível, ainda, adicionar novas funcionalidades a partir de plugins e integrações com outras plataformas. Quem não é tão talentoso com os códigos pode utilizar a configuração padrão, com funcionalidades como:

  • Geração e nutrição de leads;
  • Criação de landing pages;
  • Campanhas de automação;
  • Monitoramento das mídias sociais.

Marketo Engage

Marketo é a ferramenta de Automação de Marketing da Adobe, que fornece uma plataforma completa para gerenciar e automatizar o marketing da sua rede de franquias.

O Marketo Engage inclui as funcionalidades padrões de Automação de Marketing, email marketing e gestão de leads, mas tem como diferencial a integração com os serviços da Adobe, como o Experience Cloud, Analytics e Audience Manager.

5 dicas para facilitar a automação de marketing

1) Conte com o trabalho de profissionais de marketing

Antes de começarmos, tenha consciência de algo importante: elaborar e manter a comunicação digital com clientes, por mais que seja automatizada, é uma grande demanda. É improvável que gestores em franquias tenham disponibilidade para suprir a demanda que é criar mensagens, analisar o comportamento dos clientes e montar campanhas. 

Além disso, por mais que pareça simples, o marketing digital é um trabalho de expertise. Ele é muito mais do que efetuar a definição de conteúdos a serem enviados. As métricas precisam ser avaliadas para direcionar as melhores estratégias e definir quais táticas e ferramentas serão utilizadas para fazer a comunicação.

Por isso, conte com um time de marketing na sua franquia, mesmo que você esteja recém começando a franquear — ou principalmente agora, pois os profissionais terão a visão para estruturar a automação de sua rede desde o início. O time terá a função de estar sempre avaliando o comportamento dos clientes online. 

Eles devem conferir quais estratégias e táticas estão funcionando e o que precisa ser feito para melhorar a automação. Seu trabalho é essencial para manter leads próximos à comunicação da empresa. Dúvidas, reclamações e sugestões devem ser recolhidas pelo time e, a partir disso, o marketing pode ser revisto.

Dica: para franquias, é mais certeira a contratação direta de profissionais de marketing do que a de uma agência terceirizada de comunicação. Afinal, a demanda da rede envolve diversas localidades e públicos que podem ser distintos entre si.

2) Monitore e segmente os leads da sua franquia

Por mais que os profissionais de marketing sejam encarregados de colocar a comunicação em prática, a participação do gestor no processo é essencial para que as estratégias e táticas estejam direcionadas com a proposta da empresa e com seu público consumidor. Gestores, afinal, possuem conhecimento e experiência sobre a atividade do negócio. Isso faz toda a diferença para entender e qualificar leads.

Os leads são as pessoas interessadas na empresa — leia-se, consumidores em potencial —, cujo primeiro contato com a empresa pode ter sido proveniente tanto de campanhas interativas em redes sociais, quanto de listas de e-mail e landing pages. É imprescindível observar o perfil desses usuários, para que a partir de um levantamento sobre seu comportamento, eles possam ser caracterizados e segmentados em grupos.

Separar leads em grupos semelhantes, como localidade, faixa-etária e hábitos de compra é a forma de automatizar o envio de mensagens relevantes para esses grupos. Diferentes conteúdos são interessantes para diferentes tipos de leads. Em franquias, enviar mensagens para grupos segmentados é algo prático e eficiente, tanto para o fluxo de comunicação, quanto para a garantia de que as campanhas estão sendo enviadas para os públicos certos.  

Monitorar os leads por sua atividade e segmentá-los posteriormente é o caminho para fazer uma comunicação bem direcionada e certeira. A linguagem e a proposta devem ser adequadas para os determinados perfis.

Dica: preste atenção na conversão dos leads em links enviados por e-mail para avaliar as campanhas, bem como nos perfis dos usuários que interagem com o negócio nas redes sociais.

3) Produza conteúdos que serão direcionados para os leads

Esse item especifica o porquê de monitorar e segmentar leads. Traçando os públicos-alvo em grupos, é possível produzir conteúdos diferentes, os quais serão enviados para listas distintas. Isso possibilita a automação de campanhas com opções de mensagens, as quais serão transmitidas de acordo com os perfis dos usuários. Preste atenção nos três aspectos a seguir:

a) Linguagem

O primeiro desafio é determinar como as mensagens e conteúdos enviados para os públicos terão um tom natural. Eles devem tratar os consumidores de maneira convidativa e individual. Definir como a linguagem dos e-mails ou outros canais será utilizada para cada público-alvo é o primeiro passo para a elaboração dos conteúdos. 

Mensagens para públicos jovens podem ter uma linguagem mais coloquial do que aquelas para consumidores tradicionais. Mas, independentemente dos perfis, uma coisa é certa: o contato deve parecer pessoal.

Dica: e-mails escritos em segunda pessoa do singular — o “tu/teu/tua” — soam como uma conversa da empresa para o cliente. Assim, as mensagens automatizadas adquirem caráter de exclusividade.

b) Oportunidades

Produtos e serviços distintos agradam diferentes públicos-alvo — e isso vale para qualquer negócio. Ao monitorar leads, é possível observar quais ofertas têm mais sucesso com quais perfis de clientes. A partir disso, o envio automatizado de mensagens pode trazer aqueles produtos e serviços que são mais interessantes para o usuário. 

Para franquias que possuem e-commerce, isso é um grande facilitador. Observando os hábitos de compra dos clientes, é possível enviar campanhas de oportunidades interessantes.

Dica: transmitir e-mails de promoções de determinados produtos, à grupos específicos de leads, é uma maneira de aproveitar o interesse dos consumidores e garantir mais vendas.

c) Regiões

Por último, mas não menos importante (principalmente para franquias): as regiões dos usuários. Segmentar as listas de leads por localidades é um requisito básico para as redes. É assim que campanhas exclusivas de territórios escolhidos são enviadas. A automação da transmissão de mensagens por regiões insere os públicos consumidores no contexto do seu próprio mercado.

4) Utilize as redes sociais para avaliação e engajamento

Já comentamos sobre isso, mas é importante reiterar. O comportamento dos usuários que interagem com a marca nas redes sociais diz muito sobre seu perfil de compra. Isso, posteriormente, pode ser utilizado para a automação de mensagens direcionadas a esses usuários nas próprias redes. 

Tanto o Facebook, quanto o Instagram, possuem ferramentas de anúncios que funcionam de forma segmentada e direcionada, as quais podem considerar dados bastante específicos sobre os consumidores, principalmente em relação aos seus interesses online.

Apostar nos anúncios das redes sociais é, então, uma maneira automatizada de proporcionar conteúdos relevantes a determinados usuários em meio à grande quantidade de informação da Internet. Além disso, é uma forma de incentivar o engajamento, através da interação com curtidas, comentários e links redirecionados.

O engajamento, aliás, é uma forma de divulgação espontânea da marca. A opinião do público sempre importa quando o assunto é comprar. A interação nas redes e fora dela também facilita a qualificação dos leads. Ela possibilita a coleta de novas informações a todo o momento.

5) Crie campanhas integradas

Finalizando as dicas e continuando o assunto do engajamento, saiba que para que ele de fato ocorra de forma automatizada, é preciso prestar atenção na integração das campanhas online. Para isso, faça questão de que:

  • A comunicação da franquia esteja alinhada em todos os seus canais (site, redes sociais, e-mails); 
  • Os links de redirecionamento funcionem corretamente; 
  • As informações das campanhas estejam de acordo em todas as mensagens;
  • O acesso às campanhas seja o mais prático possível, sem que o usuário precise acessar um lugar específico para encontrar o que precisa. 

Isso traz fluidez para o marketing digital da empresa, que deve prezar pela instantaneidade e facilidade de acesso.

Saiba que, como gestor, seu papel é estar próximo do time de marketing da sua franquia. Desta forma, o trabalho dos profissionais pode ser muito mais otimizado. Sempre que possível, qualifique as estratégias e táticas de marketing digital, para que a empresa acompanhe dinamicamente seus consumidores. 

Então, por mais que seja automática, lembre-se: a automação precisa ser constantemente revisada.

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado

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