Ativos Digitais de Marca: descubra sua importância
7 min de leitura Andrei Arndt
Você conhece o termo ativos digitais de marca? Aprenda neste artigo o que são e qual a melhor forma de aplicá-los na sua rede de franquias.
Você vai ver:
- O que são ativos digitais de marca?
- Qual a importância dos ativos digitais de marca?
- Quais as categorias de ativos digitais de marca?
- Como fazer o gerenciamento de ativos digitais de marca na sua rede?
O que são ativos digitais de marca?
Quando o assunto se fala em ativos digitais, é inevitável lembrar que estamos vivendo na era digital. Hoje, é impossível uma organização atuar e se destacar no mercado sem o uso da tecnologia. No entanto, as facilidades tecnológicas não estão restritas somente ao mundo corporativo.
Segundo um levantamento feito pelo App Annie, o Brasil é o país com o maior tempo gasto em aplicativos no smartphone. Em outras palavras, a maioria das pessoas está conectada ao smartphone na maior parte do tempo. Basta um passeio pela cidade para observar o uso dos celulares em filas no banco, restaurantes, no ônibus e até mesmo durante uma caminhada.
Você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com ativos digitais de marca? A resposta é simples: todo o conteúdo na internet relativo a uma determinada empresa é um ativo digital de marca. Por exemplo: imagens, vídeos, blog e site de uma organização, perfis no Instagram, Facebook, etc.
A página do Instagram do McDonalds é um exemplo de ativo digital no mercado de franquias. São aproximadamente 3 milhões de seguidores, o que está diretamente relacionado ao valor do ativo. Afinal, imagine ter 3 milhões de usuários para receber o seu conteúdo.
Porém, não pense que o valor de ativo digital das páginas nas redes sociais são relativas somente ao número de seguidores. Afinal, depende muito do nicho de atuação da empresa.
Qual a importância dos ativos digitais de marca?
Os ativos digitais de marca apresentam ampla aplicabilidade no mercado de franquias. Eles são importantes principalmente para o departamento de marketing. Vamos supor que a sua rede de franquias esteja planejando uma campanha de marketing para atrair franqueados para a rede.
Para isso, você pode consultar a base de conhecimento da sua franquia — um ativo digital de marca. Através de formulários dispostos no site da sua franquia, você registrou informações valiosas sobre os interessados em investir na sua rede. A partir desses dados, é possível desenvolver estratégias de marketing, criar uma persona e direcionar a campanha de divulgação da melhor maneira possível.
Nesse sentido, os ativos digitais são responsáveis por causar a primeira impressão para o consumidor que pesquisa e encontra a sua marca através da internet. Por isso, eles são fundamentais para sua rede. Afinal, atualmente não basta apenas investir recursos na loja física e torná-la agradável ao público, o ambiente online é responsável por receber grande parte dos clientes.
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Quais as categorias de ativos digitais?
Antes de entrarmos no gerenciamento de ativos digitais de marca, que tal conferir alguns exemplos para você compreender a função de cada ativo digital? Veja a seguir!
Website
O site é a sede da sua marca na web. É importante que o site seja acessível a todos os públicos e que apresente os produtos e serviços oferecidos pela sua franquia. Vale lembrar também a importância de contar a história da sua marca no site.
Afinal, criar uma narrativa baseada na origem da sua marca é uma forma de transmitir os valores, metas e objetivos da sua marca, o que é fundamental para a expansão da sua rede, principalmente porque um investidor interessado poderá se identificar com a trajetória da sua marca e apostar nela.
Dependendo do seu público-alvo, é interessante disponibilizar uma versão do site em inglês para que investidores e consumidores estrangeiros tenham a chance de conhecê-la.
Perfil nas redes sociais
Como você viu anteriormente no exemplo do Instagram do McDonalds, perfis nas redes sociais são ativos digitais de marcas muito importantes. É o canal de comunicação mais próximo dos seus clientes. É comum que as marcas lidem até mesmo com alguns problemas dos consumidores através de comentários nas publicações.
Por isso, é fundamental estar atento aos comentários de todos os seguidores para respondê-los quando for necessário.
Base de leads
Em uma rede de franquias, a base de leads é fundamental. Mas o que é a base de leads? A base de leads contém todas as informações sobre oportunidades de interessados em investir na sua marca.
Por exemplo: listas de e-mail. Listas de e-mail são muito valiosas e há empresas que compram essas informações de outras para divulgar os seus produtos. No entanto, essa prática apresenta baixa efetividade.
Afinal, enviar ofertas para quem não está interessado no seu produto ou solução é garantir que a taxa de conversão será baixa. Não há atalhos para criar uma base de leads, é preciso construí-la através de esforço e paciência. Por isso, pode demorar anos para você construir uma boa base de leads.
Blog
É o principal instrumento para a estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa. É no blog que o público conhece a solução da sua marca e aprendem a resolver os problemas que enfrentam. Além disso, apesar do blog ser um ativo digital, ele é fundamental para a consolidação de outros ativos, por exemplo, a base de leads.
Além disso, aliado a estratégias de Search Engine Optimization, o blog é essencial para estabelecer a sua marca como uma autoridade no segmento. Imagine uma franquia de alimentação que trabalhe com a comercialização de alimentos saudáveis. Ao pesquisar sobre as melhores refeições para emagrecer, o cliente encontra um artigo do seu blog nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Dessa maneira, você conquista a confiança do consumidor e ainda estabelece uma relação de autoridade com ele, o que aumenta as chances da sua marca ser recomendada como solução.
Manuais
Em uma rede de franquias, o manual é o principal documento para orientação de franqueados. Ele apresenta todas as informações que o franqueado necessita para administrar a unidade sem a tutoria constante da franqueadora e dentro dos padrões estabelecidos pela marca.
Em razão da transformação digital, os manuais para franqueados passaram a ser disponibilizados digitalmente. Em outras palavras, os manuais são parte importante do seu patrimônio e ainda garantem o sucesso dos seus franqueados.
Treinamentos em vídeo
Os treinamentos em vídeo foram popularizados em razão da pandemia de coronavírus. Baratos e de fácil aplicação, os treinamentos EAD são uma tendência mesmo após a normalização do comércio.
Além disso, eles facilitam a expansão da sua rede. Imagine treinar franqueados que residem no outro lado do país. Os custos para locomover um profissional, a estadia e o tempo gasto são problemas recorrentes. No entanto, através de treinamentos em vídeo, é possível otimizar esse processo.
A flexibilidade dos treinamentos EAD também é um ponto positivo. O franqueador pode assistir ao vídeo quantas vezes achar necessário e aprender no próprio ritmo.
Como fazer o gerenciamento de ativos digitais de marca na sua rede?
Agora que você entendeu o que são os ativos digitais de marca e como eles são importantes, que tal conferir como fazer o gerenciamento na sua rede? O gerenciamento de arquivos digitais também é conhecido como Digital Asset Management (DAM).
Lembre-se: todas as informações digitais da sua rede de franquias são ativos. Se a sua franquia atua no mercado há alguns anos, certamente o acervo de ativos digitais é extenso. Nesse caso, usar o cloud computing é uma alternativa para proteger o seu patrimônio.
O mercado de softwares disponibiliza diversas alternativas para auxiliar você a gerenciar os ativos digitais da sua rede de franquias. Porém, são poucas as soluções desenvolvidas especialmente para o mercado de franquias.
A Central do Franqueado é especialista em franchising e desenvolveu o Engajamento. A solução direcionada para aprimorar a comunicação da sua rede e simplificar a sua administração.
Além disso, na solução Engajamento, disponibilizamos a você o Módulo Arquivos, o gerenciador de ativos digitais da Central do Franqueado: o melhor local para armazenar os ativos digitais de marca e proteger o patrimônio da sua rede de franquias. Tenha seus arquivos a disposição a qualquer hora e qualquer lugar.
O Arquivos ainda possibilita a notificação de franqueados a cada documento novo enviado. Fica em dúvida se os seus franqueados visualizaram os documentos? O módulo vai notificar toda vez que os seus franqueados acessarem a documentação enviada!
As suas informações serão armazenadas no Amazon AWS, o mesmo servidor usado pela Netflix, Facebook e LinkedIn! Quer fazer parte desse time? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e transforme a sua rede!
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Redator em Central do Franqueado
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