central-logo openMenu

SSMA: o que é e como aplicá-lo na sua rede

content-category
Gestão de Franquias

8 min de leitura Cristiano Ritzel

Você sabe o que é SSMA? A sigla para Segurança, Saúde e Meio Ambiente surgiu para possibilitar melhores condições de trabalho e reduzir danos causados ao meio ambiente nas mais variadas operações de uma empresa.

Visando te ensinar a importância do SSMA no franchising e te auxiliar na missão de estabelece-lo na sua rede, a Central do Franqueado preparou um conteúdo completo sobre o tema. Não perca!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é SSMA?

Em inglês, a sigla é HSE e significa Health, Safety and Environment. Já em português, como dito, temos Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Esses itens são responsáveis por representar as políticas existentes dentro de empresas e instituições. Ou seja, o SSMA tem como finalidade organizar e garantir que as normas prescritas pela lei sejam cumpridas, facilitando o funcionamento pleno do empreendimento e o atingimento de suas metas e objetivos.

Geralmente em grandes empresas, o SSMA é caracterizado por ser um departamento, onde os colaboradores pertencentes à equipe possuem como missão:

  • Garantir uma rápida adequação de novas normas;
  • Checar equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs;
  • Digitalizar processos;
  • Atuar para evitar acidentes trabalhistas;
  • Entre demais ações.

Mas, indiferente do tamanho de uma empresa ou franquia, tais pontos ligados a SSMA são sempre necessários e importantes. Pois, apenas prestando atenção nas questões relacionadas à segurança, à saúde e ao meio ambiente, é possível operar um negócio de modo correto e seguro.

Por que investir em SSMA?

Não importa o momento, é sempre importante prestar atenção no SSMA de uma empresa. Caso um negócio não estabeleça o SSMA e invista no cumprimento das normas e ações recomendadas, as chances de se deparar com problemas aumentam significativamente.

Primeiramente, o dever de uma empresa é garantir a segurança no trabalho para seu time. Ninguém quer trabalhar em um local que não proporciona segurança. Do mesmo modo, clientes não irão frequentar um estabelecimento em que o descaso com equipes e meio ambiente é de conhecimento público.

É grande a necessidade de focar no SSMA de uma franquia, uma vez que, além de melhorar sua equipe e imagem da marca, vai possibilitar a padronização de processos de sua rede de franquias.

Caso você ainda não tenha investido na aplicação do SSMA na sua rede, é necessário fazer isso o quanto antes. Assim, sua rede pode garantir que as ações em torno do SSMA gerem resultados qualitativos, como processos mais pontuais, menos riscos, aumento de produtividade etc.

Segurança no SSMA

Um dos itens que fazem parte do SSMA é a segurança. Este recurso é responsável por garantir a prevenção contra acidentes e demais falhas nos processos práticos da empresa. Por isso, a meta é sempre aplicar ações que atuem diretamente na redução de riscos, seja ele referente a acidentes ou problemas de saúde.

Leia a seguir alguns pontos que merecem uma atenção especial da equipe de SSMA.

Controle de riscos

Saiba que dentro de uma empresa existem alguns itens que devem ser considerados de risco, a fim de manter um alto nível de precaução quanto ao seu manejo e utilização e, consequentemente, evitar problemas sérios. Rede elétrica e maquinário industrial são exemplos.

Por isso, é importante investir no gerenciamento de riscos e sempre fazer checagem do estado desse tipo de item. Além disso, auditorias detalhadas devem acontecer periodicamente, com análises criteriosas de todos os processos relacionados a esse material de risco.

Uso de EPIs

Vistoriar como está a situação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) também é uma ação de extrema necessidade para a segurança das equipes. Para essa checagem é necessário analisar os seguintes pontos:

  • Disponibilidade de itens específicos exigidos para efetivação de tarefas;
  • Reposição de equipamentos;
  • Instruções para uso e manuseio de forma correta;
  • Higienização e descarte;
  • Tempo de vida estimado.

Prevenção de acidentes

Já falamos sobre como o SSMA auxilia na prevenção de acidentes dentro de empresas. Apesar das outras ações auxiliarem nisso, é preciso entender a necessidade de reforçar e analisar os seguintes pontos:

  • Como está sendo feita a manutenção do maquinário;
  • Utilização de produtos e equipamentos;
  • Treinamentos sobre colaboradores;
  • Situação dos planos de emergência;
  • Averiguação das normas exigidas.

Saúde no SSMA

No SSMA, a segurança anda em conjunto com a saúde. Ambas as áreas são de certa forma complementares para garantir que um colaborador esteja apto e seguro para trabalhar sem preocupações.

Dentre alguns cuidados que precisam ser garantidos pelo SSMA está a saúde mental e a ergonomia. Para o último, é preciso ficar atento em como está a situação dos colaboradores, se estão devidamente instalados no ambiente de trabalho e se conseguem exercer suas funções com conforto e tranquilidade.

Já em relação à saúde mental, é preciso cuidar de alguns pontos básicos. Uma boa forma de lidar com isso é manter a equipe engajada e motivada, dando propósito para as funções exercidas por cada profissional. Algumas boas ações que podem auxiliar para isso são:

  • Feedbacks: oferecer feedbacks apontando pontos positivos e críticas construtivas ao seu colaborador pode ser uma ótima forma de incentivá-lo a melhorar;
  • Recompensa: garantir recompensas para quem alcançar seus objetivos é uma ótima forma de manter seus times incentivados;
  • Preocupação: demonstrar se importar com problemas de um colaborador contribui para fazê-lo se sentir acolhido e valorizado.

Meio Ambiente no SSMA

Questões ambientais ligadas ao SSMA podem apresentar variações dentro de empresas. Entretanto, ainda existem alguns pontos comuns que merecem ser levados em conta indiferente do negócio, sendo eles:

  • Utilizar água conscientemente;
  • Fazer o descarte adequado dos lixos;
  • Digitalização de processos;
  • Tratar resíduos químicos;
  • Evitar e reduzir impactos ambientais.

Todos esses cuidados precisam ser analisados e desenvolvidos com a maior cautela possível. Garantir a sustentabilidade é extremamente importante e, para isso, o SSMA precisa estar alinhado às ideias da marca. Caso sua franquia não cumpra com as normas exigidas em relação ao SSMA, as chances de sofrer penalizações são altas.

Os benefícios do SSMA

Como você pôde ver, vale a pena investir no SSMA de sua franquia, mas as coisas não param por aí. Focando no SSMA e na otimização de processos, todos os setores de uma empresa acabam recebendo ganhos significativos.

Isso acontece porque através da padronização você consegue estruturar os processos da sua rede de forma adequada e segura, garantindo que tudo irá ser executado de forma protocolar, seguindo um passo a passo que minimize falhas.

Vale ressaltar que dentre outros benefícios gerados pelo investimento em SSMA estão a transparência no registro de auditorias de uma franquia. Dessa forma, também é possível ter conhecimento detalhado dos processos e atividades.

Como aprimorar o SSMA no franchising

Para melhorar a segurança dos processos de uma franquia é necessário — antes de tudo — estabelecer um SSMA eficiente, seja através de um setor dedicado ou outras soluções. Entretanto, para o aprimoramento de processos específicos, como a vistoria de determinado material, é possível utilizar checklists.

Fazer um checklist para checagem de itens vistoriados para o SSMA pode ser uma grande forma de desenvolver a tarefa. Através do uso do checklist, item muito utilizado por franquias padronizadas, é possível listar os itens e marcar os já analisados, o que afeta positivamente dois pontos.

Primeiro que será mais fácil se organizar para a checagem. Como todas as necessidades estão listadas, você vai saber o que é necessário e o que não, gerando mais agilidade para saber especificamente o que fazer.

Assim como também, você vai ficar propenso a menos falhas e esquecimentos. As chances de esquecer itens para serem vistoriados diminuem bastante. Isso porque, com todos listados em um checklist, as chances de você não os ver e esquecê-los são mínimas.

A solução da Central do Franqueado

Como gestor, é fundamental que você organize ao máximo a administração da sua rede e a Central do Franqueado sabe muito bem que essa não é uma tarefa fácil.

Por isso, em nosso sistema para franquias, mais especificamente dentro da solução de padronização, desenvolvemos um módulo voltado especialmente para o controle interno das unidades. Isso mesmo: um recurso perfeito para você que quer estabelecer boas medidas de SSMA na sua rede!

Nele, é possível realizar checklists online e analisá-los de forma fácil e prática. Também oferecemos a possibilidade de criação de formulários personalizados, os quais podem abranger as questões mais específicas da sua empresa.

O módulo Checklist auxilia você a manter o padrão de qualidade de sua rede de franquias em todo lugar. Desta forma, você poderá oferecer o melhor do seu produto ou serviço em todas as unidades de atuação.

Afinal, a ferramenta pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar. Caso você ainda não tenha adotado a prática dos checklists, não perca mais tempo!

Ficou interessado? Bata um papo conosco e teremos o prazer de apresentar nossa plataforma intuitiva e inovadora, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

Se quiser saber mais sobre o mundo do franchising, continue explorando nosso site e descubra tudo sobre avaliação de desempenho para franquias! Boa leitura!

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Gestão de Franquias de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades