Soft Skills: o que são e como aproveitar essas habilidades em sua rede de franquias
8 min de leitura Cristiano Ritzel
Você já ouviu falar em soft skills? O termo, original da língua inglesa, é utilizado por profissionais de recursos humanos ao definir habilidades que não estão diretamente ligadas às capacitações técnicas de um profissional — mas sim questões comportamentais e competências subjetivas difíceis de avaliar.
Isto é, além de garantir que colaboradores possuem uma boa aplicação de técnica, às vezes um cargo ou vaga necessita alguém com um diferencial humano. Com isso, uma pessoa com características específicas pode ser mais adequada para determinada função do que outra mais experiente, mesmo com menos experiências ou uma alta capacitação.
Em outras palavras, softs skills são habilidades que fazem dizem respeito não somente ao conhecimento técnico que uma pessoa possui, mas também ao seu comportamento e à forma como trabalha dentro de um ambiente empresarial. Então, se você quer saber mais sobre o que são Soft Skills e como aproveitar essas habilidades em sua rede de franquias, confira o guia que a Central do Franqueado preparou abaixo!
O que você verá neste artigo:
O que são Soft Skills?
Como vimos, soft skills são atributos comportamentais necessários para ser bem-sucedido em um local de trabalho ou função específica dentro da estrutura organizacional de uma empresa. O termo tem derivação de hard skills, conceito que define competências técnicas que são possíveis de se aprender, enquanto as soft skills avaliam o emocional de cada indivíduo — ou a capacidade de um profissional de se portar dentro de uma empresa.
Dessa forma, é fácil imaginar como as soft skills se tornaram relevantes no mundo dos negócios, se mostrando como um fator decisivo durante um processo seletivo. Em cenários onde existem diversos candidatos com semelhante formação acadêmica, conhecimento em outros idiomas, cursos, etc, são essas habilidades comportamentais que farão a diferença diante das necessidades da vaga.
Porém, caso você não se julgue um profissional com diversas soft skills ou seja um empreendedor que deseja qualificar sua equipe já existente, lembre-se que nem todos os indivíduos nascem com tais habilidades. Com o processo adequado e o empenho necessário, é possível trabalhar para desenvolvê-las a longo prazo, inclusive para pessoas que já apresentam soft skills podem ir ainda mais longe para destacar-se dentro de uma instituição.
Atualmente no mercado, algumas soft skills estão ganhando destaque e sendo valorizadas dentro das empresas. Sendo elas:
- Saber adaptar-se a mudanças;
- Facilidade para trabalhar em grupo;
- Conseguir lidar com o estresse sem desfocar-se;
- Contar com uma boa comunicação e atenção;
- Atingir as metas da maneira mais eficaz;
- Pensamento crítico, ou seja, é preciso saber analisar as situações;
- Possui poder de liderança, para assim conseguir motivar uma equipe.
Como desenvolver Soft Skills?
Sabendo da importância de desenvolver Soft Skills no mercado atual, existem três pontos essenciais para quem pretende seguir esse caminho. Ficando atento a eles, o processo de adquirir essas habilidades torna-se mais fácil e destacar-se como profissional nunca será tão fácil. Vamos conferir?!
Comece a se autorregular
Quando alguma situação estressante acontecer, é preciso ter calma. Em momentos assim é necessário apenas deixar o sentimento negativo passar, sem se afetar. Deixar perceptível que sabe lidar com tais situações o ajuda a passar uma boa imagem para seus superiores.
Saiba otimizar seu tempo
Evite distrações ao máximo possível. Caso desfoque e pense em fazer outra coisa, apenas reflita “Isso é relevante agora?”. Normalmente, a resposta será quase sempre “não”. Entretanto, no caso de um colega ser a distração, é preciso ser gentil com suas respostas e tentar encontrar um equilíbrio entre ajudá-lo e suas próprias tarefas.
Cobre feedbacks
A melhor forma de saber como está se saindo na tentativa de desenvolver Soft Skills é através da visão dos demais colegas. Se sua empresa não costuma incentivar tal feito, peça a opinião de amigos ou familiares. Você pode até mesmo fazer uma avaliação 360º.
10 dicas de Soft Skills
Com o intuito de ajudar você, listamos 10 dicas de Soft Skills para serem desenvolvidas. É importante ressaltar que, esse processo é contínuo e sempre requer um aperfeiçoamento de habilidades.
1. Boa comunicação
Em uma rede de franquias, o relacionamento interno ocorre em duas frentes: entre franqueador e franqueado e também entre os próprios colaboradores das unidades franqueadas. Por conta dessa complexidade, de todas as habilidades necessárias, uma comunicação interna eficaz é a mais precisa.
Em uma instituição, é preciso se portar dela para falar com clareza. Só assim para cativar um público-alvo e garantir respeito. Além disso, grande parte dos problemas de relacionamento no franchising surgem com um mau processo de recrutamento e seleção de franqueados.
Então, é preciso começar a trabalhar essa relação desde cedo. Por exemplo, logo na primeira entrevista, é essencial conhecer quem é esse franqueador ou franqueado com quem você está prestes a firmar uma parceria que deve durar anos. Assim, se evita possíveis crises futuras e você terá ao seu lado um parceiro que compartilha de suas visões para o crescimento saudável da rede.
2. Escreva corretamente
Graças aos avanços da tecnologia e também devido à distância das unidades de uma rede de franquias, a comunicação em uma rede de franquias acontece parcialmente via e-mails e mensagens instantâneas. Para isso, é preciso ter atenção ao escrever. Por mais que uma boa escrita seja fundamentalmente uma hard skill, apenas um alto nível de atenção nesses momentos pode prevenir que sua imagem seja manchada devido ao seu modo de escrever. Fique atento!
3. Tenha empatia
Mesmo que seja atrelado a comunicação, a empatia é uma soft skills que merece destaque. É apenas com ela que é possível pensar no plural de uma equipe. A empatia afetará positivamente em como tratar seus colegas e como colocar-se no lugar do outro.
4. Seja organizado
Uma vida organizada é fundamental em uma rede de franquias. Todavia, um erro muito comum é pensar que ser organizado significa não cometer erros. Por isso, é importante que você saiba: ninguém é 100% organizado. Então, pare de buscar a perfeição, pois ela é a maior inimiga de quem quer se organizar.
Quando tentamos ser perfeitos, tendemos ao desânimo e mal conseguimos fazer o básico. Faça o melhor que puder, mas não se preocupe caso você não esteja totalmente organizado. Ser uma pessoa organizada é essencial para uma melhor qualidade de trabalho, pois auxilia na diminuição de tempo perdido procurando informações. Além disso, uma imagem organizada agrega diretamente na credibilidade.
5. Busque ser colaborativo
Não importa a empresa, formato ou modelo de negócio, o trabalho em equipe sempre será bem-vindo para o sucesso da instituição. Então, não é surpresa ele ser extremamente recomendado dentro de franquias também, onde o trabalho em equipe entre colaboradores e também entre franqueados é essencial.
Participar de uma equipe motivada, onde todos se ajudam faz o trabalho ser mais fácil. Sendo assim, foque em ser parceiro de seus colegas e sempre tente os ajudar. Trabalhar com mais pessoas ajuda no desenvolvimento tanto das suas soft skills quanto na dos outros.
6. Seja versátil
Ser um profissional multitarefas, que consiga se reinventar e moldar diante de diversos segmentos é um ótimo auxílio no crescimento da carreira. Dentro das empresas é preciso estar pronto para desafios, essa soft skill é bastante necessária.
7. Saiba lidar com problemas
No ambiente empresarial atual, marcado pela alta competitividade e resoluções rápidas, pensar em soluções baseadas na criatividade e pensamento coletivo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Isto é, momentos de crise, problemas e estresse são comuns no dia a dia de um profissional.
No entanto, saber lidar com tais dificuldades é necessário, sendo preciso analisar tudo e seguir em frente com calma. Com isso, essa é uma das soft skills mais procuradas por empresas.
8. Busque ser criativo
Na mesma linha, a capacidade de apresentar ideias criativas dentro de uma empresa é sempre bem vista. Com a criatividade será possível encontrar soluções diferenciadas para problemas, por isso pessoas com tal habilidade são bastante valorizadas. Se for preciso, conte com o auxílio de um brainstorming para algumas ideias bacanas e surpreender seus gestores.
9. Liderança
Uma boa liderança no franchising é essencial para o crescimento da marca, seja você franqueador ou franqueado. Isso acontece, pois, tanto franqueados quanto a própria equipe de cada unidade precisam de uma boa referência para espelho e orientação.
Dessa forma, para ser um líder é preciso demonstrar ser um exemplo, possuir responsabilidade e segurança, além de motivar sua equipe. Ao perceber que alguém está deixando a desejar, sempre tente auxiliar e enaltecer suas competências.
10. Saiba fazer negócios
Se existe algo essencial dentro de uma empresa — especialmente no franchising, onde o objetivo final é expandir — é saber negociar. Conquistar objetivos que beneficiem diversos envolvidos é uma soft skill de grande valorização para um profissional.
É relevante ressaltar que, cada pessoa irá desenvolver tais habilidades de uma maneira própria. Cada um irá adicionar ou retirar algo referente a sua identidade e singularidade. Então, não é preciso se moldar a um modelo padrão.
Gostou do nosso conteúdo? Continue navegando pelo nosso site para conhecer diversas novidades sobre o universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à