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Gestão de Franquias

Resiliência no franchising: por que gestores devem desenvolver essa qualidade?

5 min de leitura Leonardo Montoya


A palavra ‘resiliência’ normalmente vem à mente quando nos deparamos com situações delicadas. Falamos muito sobre essa característica como uma qualidade a ser incorporada na nossa vida pessoal. Mas, ser um profissional resiliente também tem suas vantagens ainda mais no mundo dos negócios. Entenda porque as lideranças em redes de franquias se beneficiam a partir dessa postura.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é resiliência? 

É comum que algumas palavras motivacionais “entrem na moda” de tempos em tempos. Navegando pelas redes sociais, você já deve ter lido algo sobre ‘resiliência’. O termo, muito propagado por páginas de conteúdo de autoajuda e coaching, tornou-se uma espécie de mantra para resistir a momentos difíceis. Mas, o significado da palavra é muito mais amplo do que parece e está presente em diversas áreas do conhecimento.  

O conceito de resiliência é fundamental na física, por exemplo. A palavra representa a capacidade que corpos têm de voltar a sua forma original, após terem sofrido um choque ou sido deformados. Essa característica está muito relacionada à origem do termo: no latim, resilire significa algo como ‘ricochetear’, ou ‘saltar de novo’. Considerando essas definições, resiliência remete ao ato de retornar à normalidade.

A psicologia vai mais longe na sua concepção do termo. No âmbito das emoções humanas, resiliência é a capacidade de resistir a adversidades, superando-as. É conseguir se adaptar a situações inesperadas. É interessante, então, perceber o valor dessa qualidade para o planejamento tático do seu negócio, uma vez que ser resiliente é tanto reconhecer a origem, quanto preparar-se para as novidades.

Se a física trata a resiliência como um retorno à forma, enquanto a psicologia a vê como uma possibilidade de transformação, a administração mescla as duas visões. A ideia está presente na área principalmente como algo a ser desenvolvido por gestores que visam aumentar a performance da sua marca e desenvolver a habilidade de resolver problemas com liderança, visão e princípios. A resiliência, no mundo dos negócios, é isso: vencer obstáculos e incrementar mudanças, mas mantendo os pés no chão.

O que é ser um empreendedor resiliente? 

É evidente que para agir dessa forma, o empreendedor deve ter firmeza e clareza em suas intenções. Ser um gestor resiliente é exercer liderança para enfrentar crises e guiar profissionais. 

Ser um bom líder, é ter visão para encontrar soluções a serem implementadas na empresa, é ser o grande responsável pelas tomadas de decisões que irão levar a marca ao sucesso. Logo, é acreditar no potencial do negócio e de todos encarregados pelas atividades da empresa.

Essa qualidade não surge do dia para a noite. Trabalhar com empreendedorismo é compreender que o mercado age de forma imprevisível. Fortes concorrentes surgem a qualquer momento, problemas com consumidores acontecem, entre outras coisas. A pressão de gerir uma empresa é, afinal, o grande aprendizado de resiliência no mundo dos negócios. 

Pensando nisso, é fato que a responsabilidade de gestores de franquias é ainda maior. Tanto para franqueadores, que estão ao cargo de administrar uma rede em toda sua extensão, quanto para franqueados, que precisam trabalhar para manter a produtividade, a qualidade e a reputação da marca. Ou seja, ter resiliência é algo crucial para as lideranças no franchising.

Em quais situações a resiliência auxilia líderes no franchising? 

São muitos os motivos pelos quais uma postura resiliente faz toda a diferença na gestão administrativa de uma rede de franquias. Resistir a crises é algo muito vago, pois as mais variadas situações podem aparecer para uma rede que opera em diversas unidades. A resiliência tem papel fundamental na maneira como franqueadores e franqueados exercem sua função de liderança em preocupação com a (re)estruturação da rede e preservação de sua qualidade. Entenda a seguir em quais situações essa característica é um pilar para a solução de problemas em franquias.

Para que franqueadores:

  • Revejam o plano de expansão da rede

Às vezes, o que parece ser um bom caminho para expandir as atividades da rede pode acabar não funcionando da forma prevista. Unidades fecham, essa é a realidade. Mas, assim que diagnosticada uma região de baixa demanda, na qual as lojas realmente não estejam vingando, talvez seja momento de sentar e analisar novos mercados.  

  • Reposicionem a marca no mercado

Uma situação mais complicada é quando a rede, em toda sua extensão, começa a ter quedas nas vendas. Talvez isso seja um indicativo de que o público não está mais se identificando com a proposta da marca, ou esteja tendo preferência por outras. É muito difícil repensar a identidade de uma rede, pondo à prova seus produtos e seu público-alvo. Mas, reposicionar a empresa é uma ação, muitas vezes, necessária. Ser um franqueador resiliente, nesse momento, é primordial.

  • Lidem com crises de imagem perante ao público

Problemas com clientes estão sujeitos a virarem uma grande dor de cabeça. A reputação de toda marca é frágil – ainda mais com a rápida e ampla exposição de casos na Internet. Como superar crises de imagem? Certamente revendo comportamentos e princípios da empresa. É preciso deixar o orgulho de lado e assumir erros. 

Para que franqueados:

  • Motivem funcionários das suas unidades

Gestores que são bons líderes são aqueles que levam seu time para a frente, mesmo em momentos difíceis. Franqueados que encontram força para motivar os funcionários da unidade estão dando um exemplo de profissionalismo por acreditarem no potencial da empresa e dos profissionais. 

  • Desenvolvam autonomia para resolver problemas

Falhas de operação podem acontecer nas lojas a qualquer momento. Mas, o franqueado que tem capacidade para solucionar problemas antes de recorrer ao suporte da franqueadora, estará diminuindo gastos para a rede e economizando tempo. Para que isso aconteça, entretanto, deve ter confiança nas suas qualidades e autonomia para tomar a frente da situação. 

  • Repensem sobre a gestão da loja

A gestão da unidade não está acontecendo de forma ideal? Ela não está sendo o que era esperado? É importante que todo franqueado analise seu próprio trabalho e sua motivação para exercer seu papel, a fim de que a franquia funcione de forma adequada, de acordo com os padrões da rede. 

Este conteúdo foi elaborado especialmente para você, que está envolvido diretamente no mercado de franquias. Para ler mais sobre o mercado e aprender sobre o franchising, confira nosso conteúdo sobre gestão de crises. Entenda como utilizar a resiliência para superar momentos difíceis em sua rede. 

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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