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Psicologia organizacional: como ela pode melhorar a sua franquia

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Gestão de Franquias

7 min de leitura Andrei Arndt

A psicologia organizacional é a ciência responsável por estudar a mente humana no cotidiano das organizações. Descubra como a psicologia organizacional pode te ajudar a reduzir a rotatividade da sua franquia e aumentar a satisfação dos seus colaboradores.

Neste artigo você vai ver:

O que é e para que serve a psicologia organizacional?

No século XIX, em plena revolução industrial, as organizações buscavam alternativas para entender o perfil dos colaboradores. Entender as necessidades e aspirações de cada indivíduo e como elas contribuem para otimizar a produtividade no ambiente de trabalho era a premissa. 

Neste contexto, surge a psicologia industrial, mais tarde renomeada para psicologia organizacional. Através desta ciência, as empresas buscam compreender o comportamento dos diversos tipos de profissionais existentes. Ao procurar por um ideal de colaborador específico, a organização compõe uma equipe mais uniforme, menos propensa a atritos e mais inclinada a produzir resultados.

Além disso, a psicologia organizacional pretende proporcionar o melhor ambiente laboral possível para manter os funcionários motivados e felizes. A ética profissional, o equilíbrio da jornada de trabalho e horários de pausa, o relacionamento saudável com gestores, entre outros, são fatores importantes e estudados pela área.

O recrutamento e seleção de colaboradores também faz parte das atribuições da área de psicologia organizacional. Lembrou de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas? É porque ambas as áreas fazem parte do subcampo da psicologia organizacional.

Em outras palavras, tudo que envolve atitudes, motivação e a subjetividade do indivíduo nas organizações está relacionado com a psicologia organizacional.

Qual a importância da psicologia organizacional?

É comum que ao pensar sobre o funcionamento adequado de uma empresa venha ao debate a aquisição de matérias-primas, máquinas, procedimentos operacionais e manutenções. Tudo isso é indispensável para atingir as metas e produzir bons resultados. 

No entanto, também é fundamental direcionar atenção aos seus colaboradores. Afinal, são eles que tornam o seu negócio funcional. Eles planejam, desenvolvem, organizam e executam tarefas conforme suas funções. 

Por isso, é impossível desassociar a efetividade de uma organização dos funcionários. Nesse sentido, a psicologia organizacional se dedica a gerenciar ações direcionadas aos colaboradores no geral, favorecendo a satisfação e a produtividade.

Através do mapeamento da cultura organizacional, esta vertente da psicologia se encarrega de promover, por exemplo, a ergonomia no ambiente de trabalho, o que contribui para a saúde dos funcionários.

Também vale lembrar que a redução da rotatividade no seu negócio é um dos resultados de uma aplicação de psicologia organizacional efetiva. Ao fazer com que os trabalhadores fiquem mais satisfeitos com os seus empregos, a tendência é reduzir o turnover, economizando com novas admissões.

Quais os benefícios de aplicar a psicologia organizacional na sua franquia?

Otimização dos processos seletivos

A psicologia organizacional dispõe de métodos e táticas para apurar e verificar a compatibilidade dos candidatos com as vagas disponíveis. Avaliações psicológicas, dinâmicas de grupo, entrevistas situacionais e provas objetivas são métodos que acrescentam ao processo de seleção e expandem o entendimento acerca das aspirações e do perfil do candidato.

Vale lembrar que, antes de tudo, o psicólogo organizacional é um profissional credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia. Por isso, a sua metodologia para compreender os indivíduos apresenta efetividade. Sendo assim, a probabilidade de uma contratação certeira é maior tendo a ciência como base. 

No entanto, para uma contratação eficaz, não basta o candidato preencher os requisitos da vaga. Ele precisa se enquadrar à cultura organizacional da franquia. Nesse sentido, o psicólogo organizacional é o profissional mais adaptado para lidar com as questões referentes à Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Aumento da produtividade

Um nível satisfatório de produtividade é desejo de todo negócio. Uma das competências abordadas pela psicologia organizacional é a ergonomia. Através de medidas que proporcionem o conforto para trabalhar e facilidade de movimentação no ambiente, a ergonomia proporciona um ambiente laboral otimizado para a produtividade e bem-estar dos funcionários.

Além disso, a psicologia organizacional trata também de motivar os colaboradores. Afinal, uma equipe motivada produz melhor. Nesse sentido, o psicólogo organizacional é responsável pela aplicação de medidas que promovam a motivação e, consequentemente, a qualidade de vida e a produtividade.

Uma das possibilidades é a adoção de estratégias de gamificação. Ela funciona de maneira a transferir o sistema adotado comumente nos games, considerando regras,  competitividade e recompensas.

Menor rotatividade na equipe

Como comentado anteriormente, contratar o perfil adequado para a vaga aumenta a satisfação dos novos colaboradores. Ou seja, contribui para diminuir as chances de demissão. 

Se uma taxa de turnover for reduzida, os custos de contratação, consequentemente, serão menores.

Orientação profissional aprimorada

Na sociedade moderna, o trabalho é um elemento fundamental para o bem-estar. Não só é um caminho para a sobrevivência, mas também um parâmetro construtor de significado para a existência do indivíduo.

Por isso, quando o profissional fica insatisfeito com a função que exerce, sua produtividade diminui e afeta a equipe em que está inserido. A orientação profissional, nesse caso, é indispensável para proporcionar as melhores condições de realização, crescimento profissional e plano de carreira.

Como aplicar e estimular a psicologia organizacional na sua franquia?

Agora que você conhece os benefícios da psicologia organizacional, que tal conferir algumas dicas para implementá-la na sua franquia? 

Primeiramente, uma equipe de psicólogos organizacionais deve ser contratada, bem como profissionais da área de Recursos Humanos. Vale lembrar que a implementação da psicologia organizacional na sua rede de franquias exigirá alguns custos, a mão de obra, as avaliações, etc. 

Mas, por outro lado, se bem desenvolvida, a psicologia organizacional na franquia é um investimento a longo prazo que valoriza e estimula a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Promova integração de equipe

Ao reunir e integrar equipes de áreas diferentes na sua franquia, você possibilita relações mais harmoniosas e saudáveis entre os colaboradores. A própria área de psicologia organizacional, ao entrar em contato com outras áreas, intensifica a compreensão sobre as motivações dos colaboradores.  

Vale também para sua rede de franqueados. Para estreitar a relação profissional entre eles e aprimorar a comunicação interna, você pode apostar em uma festa ou happy hour, também em comemorações de aniversários. São todos caminhos possíveis para promover a integração.

Comunique os resultados alcançados

Por vezes é comum os colaboradores apresentarem desconfiança acerca do trabalho dos psicólogos em uma organização. Isso se deve ao desconhecimento sobre os resultados das ações dessa área.

Por isso, é importante manter a equipe integrada e informada do andamento das ações realizadas pelo setor de psicologia organizacional. Métricas e indicadores de desempenho são ferramentas para visualização de resultados úteis neste cenário.

Transforme a psicologia organizacional em setor estratégico

Os psicólogos organizacionais são cruciais para conciliar os objetivos da sua franquia e as aspirações dos funcionários. Tornar a psicologia organizacional um setor estratégico significa contar com os profissionais desta área para os processos de tomada de decisão. 

A psicologia organizacional apresenta amplitude para atuar em diversos setores dentro da sua franquia. Todas as variáveis que envolvem o cotidiano dos colaboradores podem ser analisadas de forma mais precisa e adequada com o seu uso.

Implementar a psicologia organizacional na sua franquia, portanto, pode ser a solução para maximizar o bem-estar dos seus colaboradores e a produtividade como um

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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