Produtos sazonais: saiba o que são e como garantir suas vendas durante o ano todo
12 min de leitura Carlos Griebler
Você já ouviu falar em produtos sazonais? Saiba que o conceito está extremamente presente no mercado de franquias — e um bom aproveitamento dele pode trazer um aumento significativo nos seus lucros.
Agora, entender e capitalizar sobre as tendências sazonais é essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente em franquias. Os produtos sazonais, aqueles que estão intimamente ligados a períodos específicos do ano, oferecem oportunidades únicas de lucro, mas também apresentam desafios distintos. Este artigo explora o que são produtos sazonais, sua importância para as franquias e estratégias para garantir vendas consistentes ao longo do ano.
Nesse sentido, produtos sazonais são mercadorias vendidas principalmente — senão exclusivamente — em determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bens materiais. O contexto não importa: pode ser estação, datas comemorativas ou até mesmo um evento específico, o fato é que uma rede de franquias precisa estar ligada para aproveitar os benefícios oriundos do calendário da região instalada.
Para te ajudar a entender mais sobre o que é um produto sazonal e, é claro, como garantir suas vendas durante o ano todo, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre o assunto. Não perca!
Neste artigo você lerá sobre:
- O que são produtos sazonais?
- Qual a importância de pensar estratégias de sazonalidade?
- Como garantir suas vendas durante o ano todo?
O que são produtos sazonais?
Já notou como algumas frutas só aparecem em estações específicas de um ano? Enquanto é possível encontrar bananas durante todo o ano — por exemplo, frutas como amora são frequentes no supermercado apenas no inverno. Com isso, temos um dos exemplos mais simples do que é um produto sazonal. Isto é, um produto cujo sua comercialização apresenta uma flutuação de quantidade, qualidade e preços, principalmente devido ao clima ou datas específicas durante o ano.
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Quer conferir outro exemplo? Segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), um crescimento de 4,5% foi projetado para a Páscoa, no mês de Abril de 2023, para o consumo de produtos comumente utilizados nas cestas de alimentos desta específica celebração: chocolates, bacalhaus e pescados, vinhos, azeite e acompanhamentos. Ou seja, as vendas do produto são potencializadas em razão da sua sazonalidade — neste caso, uma data internacional de festividade religiosa.
Você já deve ter percebido como os produtos sazonais funcionam, certo? Afinal, os exemplos acima deixam claro que produtos sazonais são aqueles consumidos em épocas específicas do ano. E os exemplos não param por aí: embora o ramo alimentício seja o mais afetado pela sazonalidade, outros segmentos como o de moda (Verão e Inverno!) e brinquedos (Dia das Crianças!) também apresentam mudanças em razão de datas.
Agora que você já sabe o que, de fato, são produtos sazonais, é hora de entender um erro muito comum: limitar-se às datas. Isto é, não é porque um produto tem um histórico de vendas superior em determinada época que as vendas no restante do ano devem ser baixas. Sim, é importante se preparar para a demanda destes períodos, mas sem deixar para trás os outros meses que fazem parte do calendário de todos os negócios.
Quer saber como é possível ser lucrativo com estes produtos o ano todo? Continue lendo até o final para garantir uma alta lucratividade independentemente da época do ano!
Qual a importância de pensar estratégias de sazonalidade?
São raros os casos de empresas que conseguem se sustentar apenas com lucros sazonais. Afinal, o capital de giro do negócio depende de uma certa constância no faturamento, pois nem todos podem se permitir ao luxo de compensar um mês fraco com grandes datas comemorativas.
Outro cenário é bastante simples: pense que você tem uma franquia de sorvetes. Logicamente, o consumo de sorvetes é maximizado no verão e em dias de calor excepcionais. Isso já é um fato para quem decide adquirir uma franquia do segmento, mas o que fazer nos outros meses do ano?
Divulgar outros produtos? Criar promoções que estimulem o consumo mesmo em dias de menos calor? As estratégias veremos mais para frente, agora é essencial entender porque é necessário aproveitar qualquer boa oportunidade para não passar por apertos nas épocas menos lucrativas do ano.
Então, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito, conheceremos as principais vantagens de saber planejar boas estratégias para produtos sazonais!
Fideliza o cliente
Você não quer ver seu cliente apenas no Natal ou Ano Novo. Por isso, apostar em estratégias que tragam esse cliente também em outros momentos do ano é apostar na fidelização do mesmo, se tornando uma das principais saídas para épocas de baixa temporada. Nesse caso, os consumidores não deixarão de comparecer às unidades longe de datas especiais.
A partir de ações que se destacam a sua marca acima da concorrência, você precisa atender as necessidades dos clientes independentemente do período do ano e, de acordo com seletas oportunidades, você atrai, fideliza e vende mais em épocas que o negócio não vai bem.
Evita desperdícios
Se você está planejando estratégias para seus produtos fora da sazonalidade é porque sabe que as vendas variam em determinadas épocas do ano. Dessa forma, saber disso vai te ajudar também no processo de gestão de estoque e produção.
Isso, além de economizar dinheiro, contribuirá para essa folga nos meses mais difíceis.
Confiança para novos franqueados
Uma franquia que sabe como vender o ano todo, mesmo que em escalas naturalmente diferentes, com certeza atrai mais a atenção de potenciais investidores. Aliado ao principal objetivo do mercado de franquias — expandir — o planejamento de estratégias de marketing sazonais vai potencializar o processo de licenciamento da sua rede. Só vantagens, não?
Como garantir suas vendas durante o ano todo?
Finalmente chegou a hora que vamos ensiná-lo a como garantir suas vendas durante o ano todo. Todavia, lembre-se: não existe receita mágica no mundo dos negócios, pois as coisas podem variar a depender do segmento, público e o próprio momento do mercado. Mesmo assim, saiba que com certeza elas podem afetar positivamente sua rede de franquias. Confira!
Crie um calendário inteligente
Para saber como agir, você deve saber o que esperar. É preciso definir quais são as datas em que a sazonalidade será um fator relevante. Nesse sentido, é hora de começar a pensar como preencher esses espaços de menor faturamento onde as estratégias serão aplicadas e quais podem trazer maiores resultados a sua rede.
Comece seu planejamento analisando diversos fatores, como o desempenho no último ano. Pense nos períodos que seu negócio mais faturou, quais ele menos faturou e nos principais problemas que resultaram os dias mais fracos trouxeram.
Estratégias de marketing sazonal
O marketing é ponto fundamental em qualquer rede de franquias. Todos querem chamar atenção e vender, tanto para consumidores quanto para novos franqueados interessados em adquirir uma unidade. Por isso, é necessário desenvolver estratégias que permitam essa exposição de produtos e da própria marca durante todo o ano. Cabe ao empreendedor saber lidar com essas circunstâncias para criar planos de marketing que maximizem o alcance da sua marca e consequentemente o lucro.
Peças visuais correspondentes a época celebrada, maximizar o alcance de promoções da marca e encontrar as melhores maneiras de impactar o público-alvo são exemplos para uma empresa que deseja faturar o ano inteiro. Ainda sobre promoções, não é hora de agir sem pensar.
Promoções mal planejadas podem ferir o orçamento da franquia e comprometer sua continuidade. Todavia, pense que é melhor faturar um pouco do que nada durante datas de pouco movimento. Dessa forma, em casos específicos, é possível realizar promoções sem comprometer o lucro da empresa. Se você conhece a margem de lucro com exatidão, o aumento nas receitas pode acontecer mesmo com promoções.
Pensando em uma possível recompra fora de época, focar na experiência do cliente é uma forma de fazer com que clientes se sintam valorizados. Conquistar novos clientes é muito mais custoso do que manter os existentes, então a recompra deve ser buscada com brindes, benefícios e outras maneiras de atingir o emocional do consumidor (sem invadir a sua privacidade).
Incentive o “fora de época”
Um exemplo muito comum para compras fora de época e que, talvez não faça muito sentido no setor de alimentação, é a inversão de datas. Isto é, oferecer promoções ou qualquer tipo de oferta para produtos que não costumam ser vendidos naquela época.
Por exemplo, a venda de roupas de frio durante o verão — e vice-versa. Nestes momentos, é válido ressaltar que fornecedores provavelmente estarão mais dispostos a negociar os valores fora da época. Dessa forma, é possível lucrar em ambos os períodos com os mesmos produtos e dar um suspiro para a gestão de estoque e para o capital de giro.
Ofereça diversas formas de pagamento
Você já parou para pensar que, no início do mês, as vendas tendem a ser maiores? As pessoas receberam seus salários em seus empregos, portanto possuem dinheiro guardado para realizar compras. Todavia, vimos que — como empreendedor — você não deve depender apenas de um período específico de vendas. Felizmente, neste popular caso há uma saída.
Se no fim do mês as coisas podem apertar, você precisa estar pronto para aceitar outros métodos de pagamento. Cartões de crédito, vales e pagamentos eletrônicos podem angariar muitas vendas que antes seriam impossíveis. Afinal, você receberá da mesma forma e o consumidor não precisa estar necessariamente com dinheiro no bolso.
Oriente sua equipe e franqueados
Para que tudo ocorra bem, lembre-se que o contexto do franchising é um pouco diferente. Nele, é essencial que toda equipe, tanto de colaboradores quanto de franqueados, estejam engajados no planejamento e execução da estratégia. Por isso, não guarde tudo para si. Dê voz a todos os principais envolvidos e trabalhe em equipe, pois as melhores sugestões vêm daqueles que convivem diariamente com o público.
Analise os resultados e já pense no próximo ano
Ao fim do ano, após os resultados já estarem em suas mãos, é hora de começar tudo de novo. O ano pode acabar, mas o negócio precisa continuar a funcionar no seguinte. Aprenda com seus erros, acertos e trabalhe com sua equipe para otimizar cada vez mais o trabalho sazonal da sua rede.
Conclusão
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
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