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Gestão de Franquias

Descubra o que é playbook de vendas e suas super vantagens para uma franquia

6 min de leitura Cristiano Ritzel


Conhecido por ser um documento que auxilia o time comercial no processo de vendas, o playbook ajuda na prestação de informações importantes sobre negociações. Por conta disso, as vantagens de contar com um em sua franquia são grandes! Aprenda conosco a fazer um para o seu negócio!

Você vai encontrar neste artigo

O que é um playbook de vendas

O playbook de vendas tem como propósito manter organizadas informações de vendas com relevância dentro de uma empresa. No material, normalmente irão conter dados desde a captura de leads até informações sobre o pós-vendas.

Uma das principais funções de um playbook é organizar. Todavia, também busca criar uma padronização do processo de vendas e apresentar maneiras de como fazê-lo de modo eficiente para novos colaboradores. Servindo assim como um guia para as ações serem feitas de forma alinhada.

Dentro dele ficam dados e registros de ações feitas ao longo dos anos, podendo ser acessadas, estratégias já tomadas. Desta forma, ele passa a ser um compilado de tudo que foi feito, com dados de tudo que deu certo e errado. Com isso, o vendedor terá um maior conhecimento sobre o que deve ser feito. Além de saber boas formas de fazer com que cada contato com o cliente garanta algo positivo.

Levando-se em conta esses fatores, o playbook de vendas afeta beneficamente a qualificação de um time de vendas. Pois; otimiza todo o processo de vendas, deixando mais fácil e fluido. Inclusive podendo ser aplicado em qualquer etapa de um funil de vendas.

Itens e cuidados necessários

Montar um playbook de vendas para sua franquia não é difícil, mas, ainda sim, é necessário alguns cuidados. Primeiro de tudo, você deve ter bastante compreensão que o playbook de vendas é um material que precisa sempre ser atualizado e revisado.

Ou seja, não é apenas criar seu playbook, colocar registros e passar a utilizar ele. Você deve sempre buscar aplicar novidades a ele, rever alguns pontos que deram certo em algum momento, mas não possuem mais eficácia, entre outros itens.

Esse processo de revisar e atualizar seu playbook também vai ajudar ele a estar de acordo com as tendências do mercado. Por isso, aproveite e coloque bastante dicas e itens que estão em alta para passar para o restante de equipe. Assim como incluir exemplos de casos de sucesso. Problemas que pareciam sem solução, mas no final deram certo, nesses casos, explique o que foi feito detalhadamente.

Outro ponto importante para o sucesso do playbook de vendas na sua franquia, é possuir conteúdos para várias mídias e formatos. Por exemplo, ter informações de como garantir prospect pelo Instagram, Facebook ou outra rede social, como seguir com a abordagem, como colocar no seu funil de vendas, entre outros.

Assim como, auxiliar o vendedor a garantir uma venda seja pessoalmente ou digitalmente, indiferente de onde iniciar o processo.

Como construir um playbook de vendas

Agora chegamos ao momento onde vamos explicar como criar um playbook de vendas para sua franquia. Entretanto, antes, é preciso saber que é necessário possuir uma boa gestão de projetos no seu negócio. Apenas assim, é possível manter tudo organizado e sob controle.

Ainda mais que, o responsável pela gestão vai provavelmente ter a função de nutrir, atualizar e compartilhar o playbook de vendas. Uma dica para ajudar neste aspecto essencial é contar com um bom líder. Pois ele consegue garantir um grande aumento da produtividade da equipe, e passar boas instruções.

Agora que você sabe sobre isso, veja nosso passo a passo para construir um playbook de vendas: 

1 – Escolha um formato

O primeiro passo para a produção de um playbook é pensar em como ele vai ser feito e onde vai ser disponibilizado. Esses dois itens, servem para definir como ele vai chegar até os demais colaboradores. 

Um fator importante nesse momento, é levar em conta que o playbook precisa proporcionar um entendimento fácil e rápido. Então, não tenha receio de usar imagens, gráficos e textos curtos.

Isso ajuda o playbook a chamar a atenção da sua equipe, fazendo assim, que ela utilize ele. Além que, se ele for atraente, maiores as chances de sua equipe usar ele como um guia diariamente.

2. Apresente sua empresa

No segundo passo é recomendo fazer uma apresentação da empresa durante o treinamento. Neste momento, é preciso explicar pontos importantes sobre sua franquia, como missão, visão e valores.

Também deve se falar sobre os interesses, ramo de atuação, mercado, público-alvo, ou qualquer outra informação que ajude para alinhar o interesse da equipe com o da empresa. 

3. Faça um organograma

Caso você não saiba, organograma é um documento que possibilita organizar de modo entendível quem é quem, e qual função uma pessoa possui dentro de uma franquia. 

Ao produzir um organograma para seu playbook, sua equipe de vendas terá maior compreensão sobre o seu papel e função dentro da empresa. Além de deixar mais explícito a hierarquia institucional. 

4. Descreva o processo de vendas e qual seu foco 

Esse é um dos itens mais importantes do seu playbook de vendas. Normalmente ele é o mais utilizado pelo times de vendas para coletar alguma informação. Neste ponto devem constar detalhadamente um mapa de processo de vendas. Também deve ficar prescrito onde a equipe de vendas deve focar.  

Busque deixar dentro dele, os melhoramos métodos para atingir público e formas de agilizar processo de vendas. Além dicas para se aplicar no funil de vendas, e quais os meios para captação de leads. É importante nesta etapa deixa tudo o mais detalhado possível.

5. Expresse a importância da relação do time de vendas e marketing

Esses dois setores da sua franquia precisam caminhar em conjunto para otimizar o processo de vendas. Pois, para um produto vender, ele precisa de um bom marketing em sua volta.

Então, deixe bem explicado no seu playbook de vendas, o quanto um necessita do outro para otimizar o crescimento da sua franquia. Assim como as responsabilidade de cada setor.

6. Explique sobre os resultados

Todo setor precisa ter noção de como está o seu desempenho, por tal razão, busque explicar sobre como serão analisados os resultados obtidos. Deste modo, cada um poderá ter consciência de como fazer sua métrica pessoal e saber como está desempenhando seu papel dentro da franquia.

Isso auxilia no desempenho do colaborador que terá como o objetivo de estar sempre mostrando seu empenho para obter resultados. 

7 – Possibilite que todos tenham acesso

Por fim, mas talvez um dos itens mais importantes, deixe seu playbook disponível para todos da sua franquia. Todos deverão ter a possibilidade de utilizar dele, inclusive quem não é responsável pelas vendas. Pois ele terá informações valiosas para toda a empresa.

Vale ressaltar que, o playbook de vendas pode ser físico ou digital, o que ficar melhor para o acesso de seus colaboradores. O que realmente importa, é que todos tenham acesso a ele quando precisarem.

E aí, gostou deste conteúdo? Eu espero que sim! E para que você continue obtendo conhecimento, separei um conteúdo sobre qualidade de vida no trabalho. Boa leitura.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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