Planejamento empresarial: 6 dicas para aplicar na sua rede de franquias
8 min de leitura Andrei Arndt
Planejamento empresarial é um conceito fundamental para qualquer empreendedor. Para franqueadores, no entanto, ele é ainda mais importante, dada a dinamicidade do mercado de franquias. Que tal aprender mais sobre?
Você verá neste conteúdo:
- O que é o planejamento empresarial?
- Qual a importância do planejamento empresarial para franquias?
- Quais os tipos de planejamento empresarial no franchising?
- Como fazer um planejamento empresarial para franquias?
O que é o planejamento empresarial?
Você sabe o que é planejar? Planejar é tomar decisões com antecedência. O que, como, quando e quem são perguntas que contribuem para a montagem de um planejamento. Sem planejar, dificilmente você vai alcançar seus objetivos.
No mercado de franquias, ele funciona como um direcionamento para a expansão e a padronização da rede de franquias. Planejar permite ao franqueador decidir as melhores alternativas para atender as necessidades não só dos colaboradores e dos franqueados.
Porém, nem todos os franqueadores entendem a importância de elaborar um planejamento empresarial. Dúvidas sobre o seu desenvolvimento são comuns. Por isso, preparamos para você este artigo com tudo o que você precisa saber para criar um plano para a sua rede de franquias.
Qual a importância do planejamento empresarial para franquias?
O planejamento empresarial proporciona inúmeras vantagens para a sua rede de franquias. Que tal conferir algumas delas?
Economiza tempo
O tempo é um dos recursos mais valiosos em uma rede de franquias. Planejar significa não desperdiçar horas, dias ou semanas pensando em como agir diante de uma determinada situação.
Afinal, se você planejou corretamente, não há motivo para ficar receoso pensando em alternativas. Desse modo, você também economiza recursos financeiros, evitando o retrabalho e investimentos sem retorno.
Tomada de decisão
A tomada de decisão é transformada por meio de um planejamento empresarial. Para tomar as melhores decisões em uma rede de franquias, é preciso atuar de acordo com o plano.
O cotidiano de uma rede de franquias exige dedicação dos franqueadores. Por isso, um planejamento vai contribuir para que as decisões tomadas sejam coerentes e também diminuir as chances de algo passar despercebido.
Metas e objetivos
Fica fácil perceber que o planejamento empresarial contribui para que você alcance as metas e objetivos da sua rede de franquias, certo? Vamos supor que você esteja construindo uma casa, mas sem saber se ela vai ser de um ou dois andares, se vai ser de tijolos ou de madeira.
Dessa maneira, fica difícil executar o trabalho, não é mesmo? Um franqueador sem planejamento experimenta a mesma sensação. Por isso, o planejamento empresarial é fundamental para alcançar as metas e objetivos da rede.
Saúde financeira da franquia
Quer saber o que o planejamento empresarial tem a ver com a saúde financeira da rede de franquias? É fácil de entender. O planejamento financeiro está incluído neste plano. Por isso, ao pensar estratégias a longo prazo, o que estiver relacionado ao financeiro da franquia, também será contemplado.
O fluxo de caixa, por exemplo, é um dos indicadores fundamentais para você identificar problemas financeiros.
Quais os objetivos do planejamento empresarial?
Franqueadores sabem que o mercado de franquias é competitivo e exige atenção com as tendências e novidades do franchising.
O planejamento empresarial serve principalmente para aumentar a vantagem competitiva e melhorar a sobrevivência das franquias no mercado. Para sobreviver, o mínimo necessário é contar com um planejamento.
Vale lembrar que o planejamento não é algo fixo, você pode alterá-lo conforme as necessidades da franquia, mas é importante ter um estruturado para agir com inteligência.
Tipos de planejamento empresarial no franchising
Para administrar uma rede de franquias, existem diferentes variações de planejamentos para você aplicar no seu empreendimento. Confira a seguir os principais!
- Planejamento estratégico: é o planejamento de longo prazo. Ele define objetivos mais importantes para a franquia, visando alcançar o sucesso dentro de um prazo pré-estipulado pelo franqueador. Geralmente, quem cuida do planejamento estratégico é o franqueador.
- Planejamento financeiro: serve para controlar entradas e saídas do caixa. Também, é o planejamento financeiro que define em quais setores da franquia serão realizados os investimentos.
- Planejamento tático: lembrou de futebol? No campo, o planejamento tático orienta os jogadores para alcançar o objetivo: ganhar o jogo. Em uma franquia, não é diferente, o planejamento tático organiza as estratégias para que elas funcionem em conjunto.
- Planejamento operacional: prazos, atividades e cronogramas são as principais definições do planejamento operacional. Por isso, diferente do planejamento estratégico, ele se enquadra na categoria de curto prazo.
6 dicas para criar um planejamento empresarial para franquias
Agora que você entendeu o que é o planejamento empresarial, sua importância, objetivos e variações, que tal conferir como aplicar na sua rede de franquias?
1. Faça uma análise da franquia
Por onde começar para elaborar um planejamento empresarial? O primeiro passo mais recomendado é executar um diagnóstico para entender como está o desempenho da rede de franquias.
Após visualizar as áreas em que a sua franquia precisa de mais atenção, basta direcionar os esforços a ela. Lembre-se que ao fazer um diagnóstico, você obtém estatísticas, dados e métricas que serão muito importantes para elaborar estratégias no futuro.
Portanto, o diagnóstico serve para interpretar os dados e construir uma base de conhecimento para a sua rede.
2. Use o Ciclo PDCA
Você conhece o Ciclo PDCA? Se você acompanha o a Central do Franqueado, provavelmente leu sobre ele antes. O Ciclo PDCA é uma das técnicas de administração para aprimorar procedimentos dentro de uma empresa, visando alcançar a alta performance.
Confira abaixo o que significa cada um dos conceitos usados para formar a sigla PDCA.
- Planejar (plan): significa definir as metas, objetivos e metodologias que serão usadas para alcançá-los.
- Fazer (do): é executar o que foi estabelecido durante o planejamento.
- Checar (check): é o monitoramento das métricas para garantir que os resultados estão saindo de acordo com o estipulado.
- Agir (act): a tomada de decisão acontece de acordo com o que foi checado anteriormente.
Nesse sentido, cada etapa do Ciclo PDCA se relaciona com a anterior.
3. Aplique a análise SWOT
A análise SWOT é uma técnica para análise do cenário interno e externo à organização. Quer identificar os pontos fortes e fracos da rede de franquias na hora de elaborar um planejamento empresarial? Use a análise SWOT!
Mas do que exatamente se trata esta ferramenta? A sigla SWOT é formada através dos seguintes conceitos: forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidade (opportunities), ameaças (threats).
As forças são os pontos em que a franquia se destaca. Por exemplo, se você presta um atendimento de qualidade aos consumidores, uma das suas forças será o atendimento. As fraquezas são o inverso, os pontos em que a franquia não é tão boa assim.
Por exemplo, a padronização pode ser uma das fraquezas da rede de franquias. Tanto forças como fraquezas estão relacionadas a fatores internos.
Agora, pense que as oportunidades e as ameaças são só fatores externos que podem afetar a sua rede de franquias. Porém, as oportunidades são favoráveis, enquanto as ameaças são desfavoráveis. Portanto, vale dividir esses elementos e analisá-los individualmente para ter uma visão amplificada do seu negócio.
4. Estude os concorrentes
Você não precisa dedicar mais tempo aos concorrentes do que para o seu negócio. Porém, é importante entender que é possível aprender com a concorrência. Muitas vezes, ficar de olho nos concorrentes facilita a percepção de tendências de mercado.
Também, ao analisar outras marcas que atuam no mesmo segmento que a sua franquia, você identifica as estratégias usadas por eles e aprende a se adaptar a elas.
5. Aposte no marketing digital
O marketing digital é fundamental para o planejamento empresarial da sua rede de franquias. Promover a marca, nutrir relacionamento com consumidores e franqueados e se estabelecer como uma autoridade são atribuições do marketing digital. Redes sociais, e-mail marketing e blog são alternativas para você trabalhar essa estratégia.
Vale lembrar também a importância de criar uma persona para a sua rede de franquias. A persona, no franchising, é comumente usada não só para definir o perfil ideal de cliente, como também de franqueado.
6. Use indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são parte importante de um planejamento empresarial. Afinal, como saber se o planejamento está atingindo os resultados esperados sem os indicadores? Mas fique atento ao número de indicadores em uso. Às vezes, usar muitos indicadores acaba confundindo o monitoramento.
Em uma rede de franquias, são diversos os indicadores que você pode aplicar. Se você quer aprender mais sobre eles, confira o artigo no blog da Central sobre os indicadores de desempenho e escolha aquele que mais atende as necessidades da sua rede de franquias.
Viu como o planejamento empresarial é importante? Saiba que a Central do Franqueado está a sua disposição para resolver problemas em sua rede de franquias. São mais de 200 marcas do franchising que usam e aprovam o nosso sistema para franquias.
Se você está com problemas de baixo desempenho nas unidades franqueadas e dificuldade em se comunicar com franqueados, nós podemos te ajudar. A Central desenvolveu o Módulo CAF especialmente para resolver esses problemas.
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Gostou do conteúdo? Acompanhe o site da Central para ficar por dentro das novidades do universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
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